Vasco e Corinthians vão decidir o título da 37ª edição da Copa Betano do Brasil neste domingo (21), a partir das 18h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Após muita superação de ambos os lados, Cruzmaltino e Timão chegam à final com apenas um propósito: levantar a taça da competição mais inclusiva do país.
O Gigante da Colina contará com apoio massivo das arquibancadas, enquanto o Bando de Loucos esgotou os quatro mil ingressos disponíveis para o setor visitante. O público esperado é de cerca de 70 mil torcedores. Somando os 46,6 mil presentes na Neo Química Arena no jogo de ida à expectativa para o duelo deste domingo, a final terá levado mais de 100 mil pessoas aos estádios.
No primeiro encontro entre as equipes, o placar não se movimentou: 0 a 0. O empate sem gols deixa a decisão em aberto. Caso a igualdade no marcador persista, haverá disputa por pênaltis, desfecho que foi necessário para definir o campeão nas edições de 2015, 2017, e 2022.
O confronto terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, Amazon Prime, Premiere e GE TV (YouTube).
Esperança Vascaína
O Vasco irá em busca de seu segundo título do torneio para encerrar um jejum que perdura há 15 anos. Em 2011, sagrou-se campeão da Copa do Brasil sobre o Coritiba, última conquista de grande expressão nacional do clube carioca, e vê esta final como a oportunidade de voltar a dar alegrias à sua torcida e de regressar à Libertadores, da qual não participa desde 2018.
O jogo irá encerrar a longa trajetória do Cruzmaltino nesta edição, em que está desde a primeira fase. Pelo caminho, eliminou União Rondonópolis-MT, Nova Iguaçu-RJ, Operário-PR, CSA-AL e os rivais cariocas Botafogo e Fluminense.
Tem o artilheiro da competição, o atacante Rayan, com cinco gols, e o retrospecto positivo de Fernando Diniz ter conquistado todos os seus títulos como técnico no Maracanã. Pelo Fluminense, o treinador ganhou o Campeonato Carioca e a Libertadores, em 2023, e a Recopa Sul-Americana, em 2024, no que é um dos maiores palcos do futebol mundial.
Sonho corintiano
Em sua oitava final, o Corinthians mira a quarta Copa do Brasil de sua história – conquistou o certame em 1995, 2002 e 2009. Ingressou na terceira fase e avançou sobre Novorizontino-SP, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro.
Apesar da reconhecida força como mandante, tem se mostrado um visitante indigesto. Fora de casa, o time do Parque São Jorge obteve quatro vitórias em quatro jogos na Copa do Brasil 2025: 1 a 0 sobre o Novorizontino; 2 a 0 sobre o Palmeiras; 1 a 0 sobre o Athletico-PR; e 1 a 0 sobre o Cruzeiro.
A seu favor, o Timão conta com a experiência do técnico Dorival Júnior, que vive sua quinta decisão de Copa do Brasil – igualou o recorde de finais de Felipão e Marcelo Oliveira como treinador. Ele foi campeão pelo Santos em 2010, pelo Flamengo em 2022 e pelo São Paulo em 2023, além de ter ficado com o vice-campeonato em 2015 pelo Santos.






