Morre radialista famoso que marcou época no rádio de Ribeirão Preto

 Faleceu neste domingo o repórter Jaércio Barbosa, aos 83 anos, vítima de câncer. Dono de voz marcante e comentarista de grande talento, Jaércio deixou seu nome marcado na imprensa esportiva brasileira.

Entre as décadas de 1960 e 1980, Jaércio Barbosa foi um dos repórteres de destaque do rádio esportivo do interior paulista, especialmente em Campinas. Atuou na Rádio Educadora — atual Rádio Bandeirantes —, onde trabalhou ao lado de grandes nomes da comunicação esportiva, como Pereira Neto, Luciano do Vale, Pereira Esmeriz, Oliveira Andrade, entre outros.

Na década de 1980, Jaércio transferiu-se para o Distrito Federal, onde ganhou projeção nacional ao realizar a locução ao vivo dos sorteios da Loteria Federal, trabalho exibido por diversas emissoras de rádio em todo o Brasil.

Trabalhou muito anos no rádio de Ribeirão Preto

Na década de 90 e começo da década de 2.000 Jaércio trabalhou nas rádio Cultura e Renascença que depois passou a se chamar Rádio CMN. Ele fazia programas com o radialista e também já falecido Rene Andrade, na divulgação dos números do jogo do bicho e loteria federal. E foi trabalhando nestes programas que Jaércio Barbosa ganhou fama no rádio ribeirão-pretano. As vezes atuava também em algumas transmissões de jogos quando o Botafogo e Comercial jogavam no Distrito Federal, onde morava.

O radialista e jornalista Wilson Rocha era amigo de Jaércio, pois ambos trabalharam juntos nas rádio Cultura, Renascença e CMN. ” Trabalheicom ele no meu início de carreira. Jaércio era um cara muito bacana, de um coração gigante, sempre pronto para ajudar os amigos que dele precisavam. Ele era um dos radialistas mais famosos do país, pois ele divulgava os números da loteria federal em rede para centenas de rádios de todo o Brasil. Nos encontrávamos com frequência nos eventos da ACEISP, Ass. Dos Cronistas Esportivos Do Interior de São Paulo e falávamos do rádio de Ribeirão. Em 1998 narrei o jogo Gama-DF x Botafogo no meio da torcida porque não havia cabine para a imprensa de Ribeirão. Era jogo decisivo de acesso para a Série A do Brasileirão. A torcida do Gama era meio violenta e nos ameaçava toda hora quando eu gritava um lance de perigo para o Botafogo. Ele ficava gritando no meio dos torcedores ” Calma gente, calma eles são meus amigos, sem agressão” O Botafogo acabou empatado aquele jogo com gol de Dorival Junior, hoje técnico do Corinthians, e com este empate praticamente subiu para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro” Perdemos um bom amigo, disse Rochinha.

No início dos anos 2000 e ao longo da década de 2010, também participou de transmissões do canal de áudio do portal Futebol Interior, comentando partidas exibidas pelas emissoras parceiras do projeto. No Distrito Federal, Jaércio Barbosa ainda trabalhou em várias emissoras de rádio, atuando nas transmissões do futebol candango.

Jaércio Barbosa foi presidente da Associação Brasiliense dos Cronistas Desportivos (ABCD) entre 2013 e 2017 e diretor da ABRACE (Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos).

“Jaércio Barbosa foi presidente da ABCD de 2013 a 2017 e um comentarista de mão cheia. Desde sexta-feira estávamos monitorando a situação, já cientes da gravidade do caso. Ficam as memórias de um amigo que se vai”, comentou Rener Lopes, atual presidente da Associação dos Cronistas do Distrito Federal.

O jornalista está sendo velado no Cemitério da Saudade, em Campinas, com sepultamento marcado para as 15h. Jaércio Barbosa tinha 83 anos e foi vítima de câncer.

Muita comida nas festas de fim de ano. A Anvisa dá dicas valiosas para você comer e não passar mal no Natal e Reveillon

As festas de fim de ano se aproximam e, com elas, o planejamento das iguarias e quitutes que vão reunir famílias e amigos em torno da mesa. Para garantir segurança sanitária no preparo das ceias e mais saúde no prato, a Anvisa reúne aqui algumas dicas importantes para orientar você desde a compra e a manipulação dos alimentos até o armazenamento das sobras. Confira!

De olho no prazo de validade

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual um alimento permanece seguro e adequado para o consumo, desde que armazenado segundo as condições estabelecidas pelo fabricante. Ele é determinado por meio de estudos e avaliações técnicas que verificam a segurança, a qualidade nutricional e características como sabor, aroma, cor e odor. Mesmo que um alimento fora da validade pareça bom, ele pode estar contaminado por fungos e bactérias. Portanto, consumir alimentos com a data de validade vencida pode adoecer você e seus convidados.

Faça da lupa sua conselheira

A lupa nas embalagens dos alimentos alerta sobre os altos teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo aparece na parte frontal das embalagens, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para o fato de que o respectivo produto deve ser consumido com moderação. A ideia é promover escolhas nutricionais mais saudáveis. Nessa época, é comum deixar as dietas de lado, mas também não precisa chutar o pau da barraca, não é mesmo?

Embalagens com danos? Promoção que não vale a pena!

Na hora das compras, é importante verificar se os produtos estão conservados nas temperaturas e nas condições adequadas. Alimentos resfriados e congelados merecem atenção, pois o comerciante deve manter esses produtos nas temperaturas recomendadas. É fundamental conferir a integridade das embalagens, ou seja, observe se não há sinal de danos, como umidade, rasgos, furos e amassamentos.  

Em casa, guarde os produtos conforme as orientações do fabricante, que estão presentes no rótulo. Alimentos conservados em temperaturas superiores às necessárias podem ser foco de multiplicação de micróbios perigosos.

Crus e cozidos: cada um no seu quadrado

Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos. Isso deve ser feito porque os alimentos crus podem conter micróbios perigosos. A intenção é não transferir os possíveis micróbios dos alimentos crus para os cozidos durante a preparação. Na hora de armazená-los, vale a mesma regra: guarde os alimentos crus e os cozidos em embalagens ou recipientes exclusivos e fechados. 

Higienização de frutas e verduras

Alguns alimentos precisam ser higienizados antes de seu preparo. Frutas e verduras, por exemplo, podem carregar micróbios do seu ambiente natural. Lave esses alimentos em água corrente para retirar as sujeiras visíveis, como terra e insetos. Feito isso, deixe-os de molho em uma solução própria para sanitização e enxágue-os.

Use somente sanitizantes regularizados na Anvisa e que sejam indicados para alimentos. É importante seguir as orientações do fabricante sobre a diluição adequada e o tempo de contato. Assim, você garante a eliminação dos micróbios e evita o risco de contaminação do alimento com substâncias perigosas. 

É FAKE!

O uso de vinagre para higienizar frutas, legumes e verduras não tem nenhuma eficácia! O vinagre não é desinfetante ou sanitizante. É verdade que ele possui um ácido em sua composição, o ácido acético, mas esse ingrediente é tão diluído que não tem efetividade. Portanto, não se deixe levar pelo que dizem as redes sociais…

Lavar carnes? Jamais!

Lavar as carnes com água não remove os microrganismos e a ação pode propagar bactérias para outros alimentos, que é quando ocorre a chamada ‘contaminação cruzada’. Ao lavar o frango, por exemplo, no jato da torneira, a água que escorre e espirra se torna um agente transmissor, carregando as bactérias para os locais com que tiver contato, sejam bancadas, esponjas, louças ou comidas ao redor. Ainda que faça uso de uma tigela de água, você reduz os respingos, mas não a disseminação de germes. Lavar a carne, seja frango, peru, carne vermelha ou pescados, é um erro. O cozimento na temperatura adequada é suficiente para eliminar as bactérias. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Descongelamento correto

Não descongele alimentos em temperatura ambiente. O descongelamento deve ser realizado em condições de refrigeração, em temperatura inferior a 5º C, ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento. Não se deve tirar um alimento do freezer e colocar sobre a bancada da pia para degelar até a hora do preparo porque os micróbios se multiplicam muito rapidamente. Mantendo a temperatura abaixo dos 5º C e acima dos 60º C, sua multiplicação é retardada e até evitada. 

E o que a Anvisa diz dos panos de prato?

Nas cozinhas dos restaurantes, normas da Anvisa proíbem a utilização de panos de prato. Mas, nas casas, o papo é outro…

O papo é outro, mas é preciso tomar as devidas precauções.

O pano de prato acumula umidade e restos de alimentos, combinação perfeita para a proliferação de microrganismos. O que fazer para evitar riscos à saúde?

1) Use panos de prato diferentes para secar utensílios e mãos.

2) Troque o pano de prato diariamente e sempre que ele estiver muito úmido, como num dia de atividade intensa na cozinha.

3) Lave os panos de prato separadamente de outras roupas, com água quente e sabão, deixando-os secar bem.

4) Nunca ponha o pano de prato no ombro. Mantenha-o em um suporte quando não precisar dele.

5) No caso de secagem de superfícies, dê preferência a toalhas de papel.

Restodontê, o resto de ontem

Os alimentos não devem ficar em temperatura ambiente, principalmente em lugares onde faz muito calor, por mais de duas horas após o término da ceia. Transfira as sobras dos pratos para potes com tampas que tenham boa vedação e refrigere-os logo após. Isso impede a entrada de ar e umidade.

Apesar da expressão “enterro dos ossos” ter-se popularizado, o ideal é remover os ossos das carnes grandes, como peru e pernil, por exemplo, para melhorar a refrigeração. Sem contar que você evitará a superlotação na geladeira e garantirá a circulação do ar frio. As sobras, no geral, podem ser consumidas em até três dias, se mantidas em temperaturas abaixo de 4º C e tomados todos os cuidados. Alimentos com maionese e ovos crus exigem atenção redobrada.

Boas festas!

O verão começa hoje(21). Se prepare, a estação será marcada por calor acima da média em todo o Brasil

A estação mais quente do ano terá veranicos, ondas de calor e volumes de chuva abaixo do normal em diversas regiões do país.

O verão tem início oficial neste domingo (21), às 12h03, pelo horário de Brasília, e segue até 21 de março de 2026, às 11h45. De acordo com a Climatempo, a estação será marcada por temperaturas acima da média e distribuição irregular das chuvas em grande parte do Brasil.

A data também marca o solstício de verão, quando ocorre o dia mais longo do ano, com maior período de luz solar. Durante a estação, os dias ficam mais extensos, o calor se intensifica e as mudanças no tempo tendem a ser rápidas, com alternância entre sol forte e pancadas de chuva.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, o verão não sofrerá influência direta de fenômenos como El Niño ou La Niña. O episódio de La Niña, iniciado na primavera, deve se encerrar até o fim de janeiro de 2026. O principal sistema atuante será a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), um grande anticiclone que, ao se aproximar do Brasil, reduz a nebulosidade, deixa o ar mais seco e dificulta a formação de instabilidades, favorecendo períodos de estiagem, veranicos e ondas de calor.

A previsão aponta que janeiro e fevereiro ainda poderão registrar temporais, porém de forma irregular. Já março deve apresentar chuvas um pouco mais distribuídas, embora os volumes fiquem abaixo da média em boa parte do país. As áreas mais afetadas pela seca incluem a faixa norte do litoral, entre o Pará e o Ceará, além de regiões do interior do Maranhão e do Piauí.

Por outro lado, algumas localidades podem registrar volumes de chuva acima da média, como o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, sul do Rio de Janeiro e partes da Região Norte.

Em relação às temperaturas, o calor deve predominar em grande parte do Brasil, com destaque para a Região Sul e a área de fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, onde são esperadas ondas de calor. Apenas algumas regiões devem registrar temperaturas dentro da média climatológica, como partes do leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo, além de áreas do Nordeste e do Norte do país.

O cenário reforça a necessidade de atenção, especialmente em regiões já vulneráveis a longos períodos de calor intenso e escassez de chuvas.

Vasco e Corinthians decidem título da Copa Betano do Brasil neste domingo

Vasco e Corinthians vão decidir o título da 37ª edição da Copa Betano do Brasil neste domingo (21), a partir das 18h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Após muita superação de ambos os lados, Cruzmaltino e Timão chegam à final com apenas um propósito: levantar a taça da competição mais inclusiva do país.

O Gigante da Colina contará com apoio massivo das arquibancadas, enquanto o Bando de Loucos esgotou os quatro mil ingressos disponíveis para o setor visitante. O público esperado é de cerca de 70 mil torcedores. Somando os 46,6 mil presentes na Neo Química Arena no jogo de ida à expectativa para o duelo deste domingo, a final terá levado mais de 100 mil pessoas aos estádios.

No primeiro encontro entre as equipes, o placar não se movimentou: 0 a 0. O empate sem gols deixa a decisão em aberto. Caso a igualdade no marcador persista, haverá disputa por pênaltis, desfecho que foi necessário para definir o campeão nas edições de 2015, 2017, e 2022.

O confronto terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, Amazon Prime, Premiere e GE TV (YouTube).

Esperança Vascaína

O Vasco irá em busca de seu segundo título do torneio para encerrar um jejum que perdura há 15 anos. Em 2011, sagrou-se campeão da Copa do Brasil sobre o Coritiba, última conquista de grande expressão nacional do clube carioca, e vê esta final como a oportunidade de voltar a dar alegrias à sua torcida e de regressar à Libertadores, da qual não participa desde 2018.

O jogo irá encerrar a longa trajetória do Cruzmaltino nesta edição, em que está desde a primeira fase. Pelo caminho, eliminou União Rondonópolis-MT, Nova Iguaçu-RJ, Operário-PR, CSA-AL e os rivais cariocas Botafogo e Fluminense.

Tem o artilheiro da competição, o atacante Rayan, com cinco gols, e o retrospecto positivo de Fernando Diniz ter conquistado todos os seus títulos como técnico no Maracanã. Pelo Fluminense, o treinador ganhou o Campeonato Carioca e a Libertadores, em 2023, e a Recopa Sul-Americana, em 2024, no que é um dos maiores palcos do futebol mundial.

Sonho corintiano

Em sua oitava final, o Corinthians mira a quarta Copa do Brasil de sua história – conquistou o certame em 1995, 2002 e 2009. Ingressou na terceira fase e avançou sobre Novorizontino-SP, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro.

Apesar da reconhecida força como mandante, tem se mostrado um visitante indigesto. Fora de casa, o time do Parque São Jorge obteve quatro vitórias em quatro jogos na Copa do Brasil 2025: 1 a 0 sobre o Novorizontino; 2 a 0 sobre o Palmeiras; 1 a 0 sobre o Athletico-PR; e 1 a 0 sobre o Cruzeiro.

A seu favor, o Timão conta com a experiência do técnico Dorival Júnior, que vive sua quinta decisão de Copa do Brasil – igualou o recorde de finais de Felipão e Marcelo Oliveira como treinador. Ele foi campeão pelo Santos em 2010, pelo Flamengo em 2022 e pelo São Paulo em 2023, além de ter ficado com o vice-campeonato em 2015 pelo Santos.

Natal e Ano Novo devem movimentar mais de 40 milhões de veículos nas rodovias estaduais de São Paulo

Os feriados de Natal (25/12) e Ano Novo (01/01) devem intensificar significativamente o tráfego nas rodovias concedidas do Estado de São Paulo. A previsão das concessionárias indica a circulação de mais de 40,5 milhões de veículos ao longo dos dois períodos — cerca de 20,8 milhões entre 23 e 29 de dezembro e 19,8 milhões entre 30 de dezembro e 5 de janeiro.

Para atender à demanda elevada, as concessionárias colocam em prática o Planejamento Operacional Especial (POE), com operação em capacidade plena ao longo de todo o período. As equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário, Centros de Controle Operacional (CCO) e Praças de Pedágio atuarão reforçadas, com possibilidade de incremento de efetivo conforme a necessidade.

No Sistema Anchieta-Imigrantes, haverá aumento de recursos operacionais, como guinchos e equipes de inspeção de tráfego, além da possibilidade de operações especiais de reversão de pistas na Serra, como os esquemas 7×3 e 2×8, de acordo com a demanda. Já a Rodovia dos Tamoios manterá o esquema padrão com duas faixas para subida e duas para descida. Outras rodovias de acesso ao litoral, como a SP-055 e a SP-098, também poderão contar com operações especiais para melhoria da fluidez.

Principais volumes previstos

Entre os corredores com maior fluxo esperado, destacam-se os sistemas administrados pela AutoBan, que projeta mais de 6 milhões de veículos somados entre Natal e Ano Novo, o Rodoanel Oeste, que deve receber cerca de 2,8 milhões e o Sistema Anchieta-Imigrantes, que pode ultrapassar 2,2 milhões. Também são esperados volumes expressivos em rodovias operadas por Ecopistas, SPMar, Raposo Castello e EixoSP.

Operação e segurança

O monitoramento das rodovias será realizado 24 horas por dia, de forma integrada com a Polícia Militar Rodoviária, por meio de câmeras, sistemas de detecção automática de incidentes, painéis de mensagens variáveis (PMVs), telefones de emergência, aplicativos e redes sociais. Viaturas operacionais serão posicionadas em locais estratégicos, ampliando a agilidade no atendimento e a sensação de segurança do usuário.

As Praças de Pedágio operarão com capacidade total e poderão contar com reforço operacional, abertura de cabines adicionais e uso de papa-filas nos horários de pico. O tráfego de cargas especiais também será restrito conforme o volume de veículos, em alinhamento com o DER-SP e a Polícia Militar Rodoviária.

ACIRP vive boa expectativa para as vendas de Natal

As projeções para as vendas de fim de ano são positivas e indicam um cenário favorável para o comércio. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), 2025 deve registrar um dos melhores desempenhos de faturamento dos últimos anos, confirmando a sazonalidade positiva do período.

A avaliação da entidade tem como base o mais recente levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que aponta que o varejo paulista caminha para o melhor Natal da série histórica.

A expectativa é de um faturamento recorde de R$ 149,7 bilhões em dezembro, o maior volume já registrado em um único mês desde o início da série, em janeiro de 2008. O montante representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O recorde estadual e a forte injeção do 13º salário na economia são sinais positivos para um Natal aquecido. No entanto, o crescimento mais moderado indica um cenário ainda desafiador, que exige atenção dos empresários para 2026”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.

O estudo da FecomercioSP mostra que alguns setores devem apresentar desempenho acima da média do varejo paulista. Os supermercados, impulsionados pelos itens da ceia, devem crescer 6%. O mesmo percentual é esperado para farmácias e perfumarias.

O maior avanço deve ocorrer no segmento de vestuário e calçados, com alta estimada de 9%, favorecida pela procura por presentes e roupas típicas das festas de fim de ano.

Na região de Ribeirão Preto, o Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB-Acirp) projeta que a injeção líquida do 13º salário na economia local será de aproximadamente R$ 915 milhões. Desse total, cerca de R$ 735,3 milhões podem ser direcionados ao consumo direto, impulsionando especialmente os setores de consumo imediato. A expectativa é de um ticket médio entre R$ 200 e R$ 300.

Apesar do desempenho recorde em dezembro, a FecomercioSP alerta para uma desaceleração no ritmo de crescimento. Em 2024, o faturamento do varejo avançou 7,3% em relação ao ano anterior, enquanto para 2025 a projeção é de alta de 6,8%. Além disso, o crescimento esperado para o mês do Natal está próximo ao resultado anual, estimado em 5%.

Em nota, a entidade atribui esse cenário a

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada vez mais buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Diante da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos. Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde e é considerado um crime hediondo no país.

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

“Uma pessoa que ela se submete, que ela é exposta ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, os riscos dela, com certeza, estão exacerbados. Desde a ausência de uma resposta ideal, como as contaminantes.”

A farmacêutica destaca o que observar na embalagem e no produto para conferir sua autenticidade:

“Temos alguns sinais. A própria embalagem já chama a atenção, já que as bulas são de fácil acesso na internet. Então, qual é a apresentação física dessa embalagem? De que forma que ela se apresenta? Como está o rótulo? O rótulo está no idioma do Brasil? Do nosso idioma aqui? Não deve estar em outras línguas, por exemplo. Existe lote e validade de fácil acesso? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento, o princípio ativo, ela precisa estar bem legível. Todas as informações precisam estar bem claras.”

Ela também chama a atenção para valores: preços muito abaixo do praticado no mercado são sinal de alerta grave. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 62 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.953 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (18). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 62 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 05 – 10 – 24 – 25 – 47 – 54

  • 61 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.795,16 cada
  • 4.925 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 689,96 cada