Vacina contra a dengue é suspensa após casos graves e mortes sob investigação; veja quem deve procurar atendimento

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan em todo o país. A medida preventiva foi adotada após o registro de 42 casos de reações adversas graves em pessoas imunizadas. Dentre os pacientes, três precisaram de internação hospitalar e duas mortes estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde para apurar uma possível relação com o imunizante.

Segundo o governo federal, a suspensão tem caráter cautelar e não significa que a vacina seja insegura. O Ministério da Saúde reforçou que os mais de 500 mil brasileiros já vacinados continuam protegidos contra a dengue. Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, destacou que a eficácia do imunizante foi comprovada em estudos e que a investigação busca esclarecer as causas dos eventos registrados.

As autoridades orientam que pessoas vacinadas nos últimos 21 dias fiquem atentas ao surgimento de sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dores no corpo, manchas na pele, sinais de sangramento e episódios de vômito. Esse período é conhecido como viremia vacinal, quando ainda há circulação da versão enfraquecida do vírus utilizada na vacina para estimular a produção de anticorpos. Em caso de qualquer sintoma, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, a vacina do Butantan já foi aplicada em mais de 501 mil pessoas até o fim de maio. O imunizante apresenta eficácia de 65% na prevenção da dengue e superior a 80% contra casos graves e hospitalizações. Antes da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina passou por testes clínicos com mais de 11 mil voluntários monitorados por até cinco anos. O Ministério da Saúde reforça que pessoas vacinadas há mais de 21 dias e sem sintomas não precisam procurar atendimento e permanecem protegidas contra a doença.

Comercial anuncia mais uma contratação para a Copa Paulista

O Comercial Futebol Clube anunciou mais um reforço para a Copa Paulista, trata-se do meio-campo Filipe de Almeida Magalhães, o Filipinho, de 23 anos.

O atleta chega ao Leão do Norte após passagem pelo Paulista-SP, onde integrou o elenco campeão do Paulista Sub-23 Segunda Divisão em 2024.

A contratação teve o aval do técnico Rafael Pereira que conhece o jogador .

Filipinho se junta ao elenco que já tem o goleiro Lee Winston, os zagueiros Lucão e Bruno Miranda, os laterais-direito Luís Fernando e Ricardo França, o lateral-esquerdo Samuel Balbino, os volantes Anderson Balbino, Léo Couto, Matheus Felipe e João Pedro, os meias Felipinho e Thalis e o atacante Coutinho. O time ainda contará com o atacante Paulo Victor e os zagueiros Vytão e Cristopher que tiveram seus contratos renovados

ClaudioTencati não esconde decepção com o comportamento do Botafogo na Série B

Mais uma vez uma rodada do Campeonato Brasileiro Da Serie B ajudou o Botafogo. Três clubes poderiam ter colocado a equipe de Ribeirão na zona do rebaixamento. Ponte Preta com 8 pontos, Avaí com 10 e Londrina também com 8 pontos perderam seus jogos. Com uma posição a cima da zona do rebaixamento o Botafogo permaneceu com 10 pontos.

Nas últimas entrevistas coletivas pós jogos o técnico Claudio Tencati vem criticando abertamente o comportamento do seu time em campo. Na derrota para o Vila Nova-GO na última segunda-feira o discurso não foi diferente. Apesar do descontentamento do treinador a equipe não reage na competição.

“O comportamento da equipe não me agradou, principalmente na competitividade, deixamos muito a desejar nesse critério e deixamos o Vila nos envolver. Criamos algumas alternativas, um volume de jogo até grande, equilibramos na bola parada, chegamos com perigo, tivemos chance de abrir o placar numa bola na trave do Morelli, continuamos pressionando, mas sofremos o gol e aí o primeiro tempo foi muito irregular”. Disse o treinador.

O próximo adversário será o Operário de Ponta Grossa-PR no próximo domingo no estádio Santa Cruz. O time terá a volta de Leandro Maciel ao meio-campo, mas perdeu o lateral Patrik Brey e o zagueiro Wallace que levaram o terceiro cartão amarelo.

Veja a tabela completa dos jogos do Comercial na Copa Paulista

A torcida do Comercial vive grande ansiedade para ver seu time de novo em campo na Copa Paulista 2026. No ano passado o time foi bem na competição ficando em 5º lugar na classificação geral. Em 10 partidas o Leão venceu 5 jogos, empatou 2 vezes e perdeu 3, marcou 13 gols e tomou 9 terminando o torneio com saldo positivo de 4 gols.

Vários atletas foram contratados, entre eles: o goleiro Lee Winston, os zagueiros Lucão e Bruno Miranda, os laterais-direito Luís Fernando e Ricardo França, o lateral-esquerdo Samuel Balbino, os volantes Anderson Balbino, Léo Couto, Matheus Felipe e João Pedro, os meias Felipinho e Thalis e o atacante Coutinho. O time ainda contará com o atacante Paulo Victor e os zagueiros Vytão e Cristopher que tiveram seus contratos renovados

O técnico Rafael Pereira tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, já que no Campeonato Paulista deste ano foi demitido pelo presidente Antonio Campanelli em poucos jogos.

O Leão fará sua estreia no dia 22 de julho às 20h contra o Noroeste no estádio Palma Travassos.

Veja a tabela completa do Leão.

Maratona Oficial de Ribeirão Preto finaliza campanha de doação de sangue e reforça protagonismo social da maior prova do interior

A campanha “dando o sangue por Ribeirão Preto”, promovida pela Maratona Oficial de Ribeirão Preto encerrou sua edição com um resultado expressivo: mais de 200 doações registradas em diferentes cidades do estado.

O número reforça o alcance da Maratona, que vai além do esporte e se consolida como uma plataforma de impacto social. Reconhecida como a maior prova do interior, a iniciativa utiliza sua visibilidade para mobilizar a população em causas que geram benefício direto à sociedade.

Cada doação pode salvar até quatro vidas, ampliando significativamente o impacto da campanha e transformando engajamento em resultado concreto para a rede pública de saúde.

A ação foi realizada em parceria com o Hemocentro, responsável por toda a logística e segurança no processo de coleta.

Para Pedro Henrique Silva, organizador da prova, o posicionamento é claro:
“Usamos do impacto positivo da prova, para o bem, para transformar e impactar a cidade e o Brasil como um todo. Isso nos torna a Maior do Interior. É impacto real.”

O resultado é graças ao apoio dos patrocinadores, fundamentais para ampliar o alcance da campanha e potencializar seus efeitos.

Mais do que números, a Maratona Oficial de Ribeirão Preto reforça seu papel como agente ativo de transformação, conectando esporte, engajamento e responsabilidade social em uma mesma plataforma.

Santa Maria Outlet cria Arena da Torcida com 46 dias de programação durante a Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2026 ganhará um espaço dedicado aos torcedores da região no Santa Maria Outlet. De 11 de junho a 26 de julho, o empreendimento, localizado em Cravinhos (SP), realiza a Arena da Torcida, projeto que reunirá transmissões de jogos, experiências interativas e atividades recreativas voltadas para públicos de diferentes idades. A programação acompanha todo o período do Mundial disputado nos Estados Unidos, México e Canadá e se estende também durante as férias escolares.

Instalada em uma área temática de mais de 300 m², a Arena da Torcida Santa Maria Outlet contará com ampla arquibancada e telão de LED de alta definição para a transmissão das principais partidas da Copa do Mundo e das disputas do Campeonato Gamer, que terá início em julho. O espaço também reunirá atrações e experiências interativas inspiradas no universo do futebol.

“O Mundial tem a capacidade de mobilizar pessoas de todas as idades e criar momentos de convivência que vão muito além do futebol. A proposta da Arena da Torcida é oferecer um espaço onde famílias e amigos possam acompanhar os jogos, participar de atividades interativas e viver toda a atmosfera da Copa em um ambiente seguro, confortável e pensado para o lazer”, comenta Julio Di Madeo, diretor comercial e de marketing do Santa Maria Outlet.

Destaques da programação

Entre as atrações confirmadas estão a cabine de vento temática, na qual os participantes terão 10 segundos para capturar o maior número possível de figurinhas (atividade realizada aos sábados e domingos); o espaço gamer, com jogos eletrônicos de futebol para entretenimento e campeonatos (a partir de julho); mesas de pebolim; área para troca de figurinhas; e da presença do mascote Canarinho e personalidades do futebol em datas especiais.

Realizada em parceria com a M.A Lions Soccer, a programação também contará com um campo de futebol de 160 m² e atividades voltadas para meninos e meninas de diferentes faixas etárias. Entre as atrações estão desafios inspirados nas tradicionais brincadeiras de rua ligadas ao futebol brasileiro, como altinha, controlinho, fut-square e partidas em formatos reduzidos. O espaço receberá ainda minitorneios e campeonatos organizados por idade, incentivando a prática esportiva durante o período de férias escolares.

“A Arena da Torcida foi pensada para transformar a Copa em uma experiência completa. Queremos que o público encontre aqui não apenas um local para assistir aos jogos, mas um ponto de encontro para compartilhar momentos, participar de atividades e celebrar um dos maiores eventos esportivos do mundo”, afirma Julio Di Madeo.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá, na primeira edição da história realizada em três países e com participação de 48 seleções.

Ribeirão Preto será sede do Campeonato Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas em julho

Ribeirão Preto será palco, entre os dias 9 e 12 de julho, de uma das principais competições do calendário paulista do paradesporto. O município receberá o Campeonato Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas 2026, que acontecerá no ginásio de esportes da Universidade de São Paulo (USP), com entrada gratuita para o público.

A competição reunirá equipes de diferentes cidades do Estado de São Paulo em disputas que prometem alto nível técnico e muita emoção. De acordo com a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), entidade responsável pela organização do campeonato, participarão desta edição as equipes ADECAMP, de Campinas; Drakkar e Ronins, da capital paulista; Gigantes Rugby, de Campinas; e MSB Quad Rugby, de Bebedouro.

Além da conquista do título regional, o campeão garantirá vaga direta para a V Copa dos Campeões, competição que reúne as principais equipes da modalidade no país.

O Campeonato Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas é realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, a Prefeitura de Ribeirão Preto, o Centro de Referência Paralímpica de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo.

Mais informações sobre a programação, horários das partidas e demais detalhes do evento serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Comercial tem jogo de estreia na Copa Paulista alterado pela Federação Paulista

Com datas, horários, locais e transmissões definidas, a tabela de jogos da Copa Paulista Rivalo 2026 está desmembrada. A competição que começa em 17 de julho, garanta vaga ao campeão e ao vice na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro. Os canais do YouTube da Ulisses TV, Metrópoles e Paulistão vão transmitir a 27ª edição do torneio.

O Comercial teve a data de sua estreia alterada para o dia 22 de julho às 20h contra o Noroeste no estádio Palma Travassos. O torcedor vive boa expectativa sobre o desempenho do time na competição por causa das contratações até agora realizadas.

O campeão da Copa Paulista Rivalo 2026 poderá escolher uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027, ficando o vice-campeão com a vaga remanescente.

As 16 equipes da Copa Paulista Rivalo 2026 foram divididas em quatro grupos regionalizados, dos quais se classificam diretamente ao mata-mata os primeiros colocados. Segundos e terceiros disputam uma fase de play in, onde o time de melhor campanha enfrenta o 8º e assim por diante.

Nas quartas de final, os líderes de cada chave enfrentam os vencedores destes play in, com o líder de melhor campanha enfrentando o 4º melhor dentre os que avançaram no play in, e assim sucessivamente.

Em todas as fases de mata-mata da competição, os empates serão decididos em cobranças de penalidades.

Ribeirão Preto recebe 10 novas ambulâncias para reforçar atendimento do SAMU

Ribeirão Preto foi contemplada pelo Ministério da Saúde com 10 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos foram entregues nesta quarta-feira, 10 de junho, durante cerimônia realizada com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito Ricardo Silva.

Do total de ambulâncias destinadas ao município, seis serão utilizadas para a renovação da frota já existente e quatro para a ampliação da estrutura de atendimento, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB).

Atualmente, o SAMU de Ribeirão Preto opera com 17 ambulâncias, sendo três USAs e 14 USBs. Com a incorporação dos novos veículos destinados à expansão da frota, o município ampliará sua capacidade de resposta às ocorrências de urgência e emergência, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Ricardo Silva destacou a importância do investimento para o fortalecimento da rede municipal de saúde. “Essas novas ambulâncias representam mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento à população. É um importante reforço para a rede de urgência e emergência, fruto do trabalho conjunto entre o município e o Governo Federal em benefício dos ribeirão-pretanos”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, ressaltou os impactos positivos da renovação e ampliação da frota. “A renovação dos veículos garante mais confiabilidade às equipes e reduz o risco de interrupções por manutenção. Já a ampliação da frota fortalece nossa capacidade de resposta e permite acompanhar o crescimento da demanda pelos serviços do SAMU”, destacou.

Comércio de Ribeirão Preto projeta alta entre 1,5% e 3% nas vendas de junho

O Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 1,5% a 3% nas vendas de junho de 2026 na comparação com o mesmo período do ano passado quando foi registrada alta média de 1,7% em relação a junho de 2024. É o que aponta levantamento de SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo). Os fatores que devem impulsionar o resultado são Dia dos Namorados, clima frio, temporada de festas juninas e, nesse ano, a Copa do Mundo.

Dia dos Namorados
Com base em dados da CNDL/SPC Brasil/Offerwise, o CPV SINCOVARP/CDL RP projeta que 63% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Namorados. O ticket-médio deve variar entre R$ 250 e R$ 300.

Ainda considerando apenas o Dia dos Namorados, os produtos e serviços campeões de vendas serão principalmente roupas, calçados, acessórios, peças íntimas, perfumes/cosméticos, maquiagem, bombons/chocolates, joias, bijuterias, relógios de pulso, celulares, móveis/artigos de decoração, livros, flores naturais, jantares românticos, hospedagem em hotéis/motéis e viagens, tratamentos estéticos, entre outros.

“Por ser uma capital regional de consumo, Ribeirão Preto também costuma receber grande parte dos consumidores da região. O desempenho do Dia dos Namorados, que será o maior pico de vendas de junho, acaba servindo como um ‘termômetro’ para o restante do ano”, observa Diego Galli Alberto, economista, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Copa do Mundo
Com base em outro levantamento CNDL/SPC Brasil/Offerwise, o CPV SINCOVARP/CDL RP estima que 61% dos consumidores ribeirão-pretanos vão comprar algum produto ou serviço alusivo à Copa do Mundo, em junho, movimentando os segmentos de vestuário, calçados, tecidos/enxoval, papelarias, armarinhos/adereços, artigos esportivos, eletroeletrônicos (televisores), bares/restaurantes, açougues, adegas/lojas de conveniência e supermercados/empórios, entre outros.

Churrasco mais caro na Copa
Pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) com base em itens selecionados do IPCA/IBGE, aponta que a alta média acumulada da cesta de produtos de churrasco, nos últimos 12 meses, foi de 3,1% até abril.

As maiores elevações foram nos preços da cebola, tempero misto e carnes. Além disso, as bebidas mais consumidas durante os jogos também registraram alta, como a cerveja (5,1%), o refrigerante e a água mineral (ambos com 5,59%). Por outro lado, alguns produtos importantes para o churrasco tiveram queda de preços, como alho, tomate, aves e os ovos.

Dia dos Namorados x Copa do Mundo
A Copa do Mundo veio incrementar as vendas de junho, no entanto, é preciso lembrar que o consumidor anda cauteloso vendo seu poder compra cada vez mais prejudicado. “A inflação acelerou, a taxa de juros continua muito elevada (encarecendo o crédito), o índice de inadimplência é preocupante e o nível de endividamento das famílias está em patamar recorde. Trata-se de um conjunto de fatores que desestimula o consumo e faz o cidadão priorizar na hora de gastar”, alerta o economista.

“Muitos não conseguem comprar presente de Dia dos Namorados e, ao mesmo tempo, gastar com experiências ligadas à Copa do Mundo da forma como gostariam. Mas a expectativa é de que, no geral, as vendas de junho fechem o primeiro semestre de 2026 com variação positiva. Já no restante do ano, pós-Copa do Mundo, será outra história. Vêm aí as eleições com toda a turbulência provocada pela intensa polarização política que predomina no Brasil. A conferir”, finaliza Diego Galli Alberto.