Ribeirão Preto celebra 170 anos com programação histórica que une cultura, solidariedade e grandes eventos

Mais do que uma comemoração de aniversário, a programação dos 170 anos foi construída para valorizar a identidade de Ribeirão Preto, sua diversidade cultural e o protagonismo de artistas, produtores, coletivos, instituições e parceiros da iniciativa privada. A agenda reúne ações promovidas pela Prefeitura, eventos independentes e iniciativas viabilizadas por parcerias institucionais e empresariais, formando uma grande celebração coletiva que mobiliza diferentes públicos e gerações.

Programação

Entre os destaques da programação oficial está a Mostra de Cinema Ribeirão 170, que acontece em 17 de junho, das 8h às 22h, no Theatro Pedro II. Com atividades ao longo de todo o dia, a mostra reúne curtas-metragens, documentários, longas, sessões especiais, debates e encontros com realizadores. Um dos momentos mais aguardados será a estreia do filme Pra-7, produção que resgata memórias, personagens e histórias ligadas à trajetória da cidade. A programação inclui ainda sessão inclusiva com Libras e a participação de diretores, produtores e artistas ligados ao audiovisual regional.

Na véspera do aniversário, em 18 de junho, a celebração ganha proporções ainda maiores com o Show dos 170 anos, na Arena NicNet, com abertura dos portões às 19h. Realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e a iniciativa privada, o evento demonstra a força da união de esforços para ampliar o acesso da população a grandes atrações culturais e promover ações de impacto social.

Em uma noite marcada pela música e pela celebração da história da cidade, sobem ao palco Clube da Viola, Ana Castela e João Bosco & Vinícius, reunindo diferentes gerações em uma grande homenagem a Ribeirão Preto. O caráter solidário da iniciativa também merece destaque, os ingressos foram disponibilizados exclusivamente por meio de troca antecipada, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A mobilização da população já resultou em milhares de quilos de alimentos arrecadados, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Também no dia 18 de junho, das 20h às 21h30, o Teatro de Arena recebe a cantora Duda Beat, em apresentação especial realizada em parceria com o Sesc Ribeirão Preto. Reconhecida nacionalmente por sua trajetória na música brasileira contemporânea, a artista integra uma programação que amplia o alcance cultural das festividades e fortalece o acesso da população a grandes atrações.

O aniversário oficial da cidade será celebrado em 19 de junho, das 9h às 14h, com o tradicional Corte do Bolo dos 170 anos, na Praça XV. Uma das mais simbólicas tradições do calendário comemorativo de Ribeirão Preto, o evento reúne famílias, moradores e visitantes em um momento de confraternização, pertencimento e celebração da história do município.

Ainda no dia 19 de junho, das 14h às 22h, o Festival Hip-Hop ocupa o Teatro de Arena em uma grande celebração da cultura urbana e das expressões artísticas que nasceram nas ruas e transformaram gerações em todo o mundo. Com uma programação gratuita que reúne shows, DJs, batalhas de break, batalhas de rima, graffiti ao vivo e vivências culturais, o evento valoriza artistas locais e nacionais e reforça o papel do hip-hop como instrumento de inclusão, identidade, resistência e transformação social.

Entre os destaques da programação está o show de BNegão, um dos nomes mais influentes da música e da cultura urbana brasileira, reconhecido por sua trajetória à frente do Planet Hemp e por sua carreira solo marcada pela mistura de rap, reggae, funk, dub e música brasileira. O festival também contará com a participação da artista Ciça, além de DJs, MCs, breakers, grafiteiros e representantes da cena hip-hop de Ribeirão Preto e região, transformando o Teatro de Arena em um grande espaço de encontro, expressão artística e celebração da cultura periférica.

As comemorações prosseguem no dia 20 de junho, das 16h às 22h, com a realização da Marcha para Jesus, com saída da Avenida Maurílio Biagi e grande concentração a partir das 18h. Considerado um dos maiores eventos cristãos do Brasil, o encontro reúne caminhada, momentos de oração, apresentações musicais e atrações como a banda Morada, promovendo uma grande celebração de fé, esperança e união.

As celebrações também chegam ao distrito de Bonfim Paulista com o Bonfim Festeja, nos dias 26 e 27 de junho, sempre a partir das 18h, na Praça Barão do Rio Branco. O evento integra oficialmente as comemorações dos 170 anos e levará ao público apresentações das duplas Lucas e Luan, no dia 26, e Zé Henrique & Gabriel, no dia 27, reforçando a descentralização da programação e a valorização do distrito para o município.

Encerrando os principais destaques da agenda oficial, o festival Orgulho Ocupa acontece em 27 de junho, das 15h às 22h, na Esplanada do Theatro Pedro II, reunindo música, cultura, cidadania, economia criativa e diversidade. A programação conta com shows de Mart’nália e do encontro entre Catto e Assucena, além da participação de artistas e coletivos da cidade.

Para o prefeito Ricardo Silva, mais do que celebrar uma data histórica, os 170 anos de Ribeirão Preto reafirmam a capacidade da cidade de unir diferentes setores em torno de um propósito comum: valorizar sua história, fortalecer sua identidade, cuidar das pessoas e construir, coletivamente, o futuro. “Ao reunir cultura, solidariedade, participação popular e grandes experiências, a programação convida a população a celebrar o passado, viver o presente e sonhar os próximos capítulos de uma cidade que segue crescendo sem perder sua essência”, destacou.

Além da programação oficial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os 170 anos de Ribeirão Preto incorporam uma ampla agenda de eventos independentes e parceiros, evidenciando a força da produção cultural local. Ao longo de junho, espaços públicos e equipamentos culturais recebem atividades organizadas por coletivos, artistas, produtores e organizações da sociedade civil, ampliando o alcance das comemorações e promovendo o acesso à cultura em diferentes territórios.

As atividades começam nos dias 11 e 12 de junho com o projeto Corpo Ambulante, realizado no Parque Maurílio Biagi e na Praça XV, levando intervenções de dança contemporânea para espaços públicos da cidade.

Ainda no dia 11 de junho, o Teatro Municipal recebe os espetáculos Mi Nas e Tocando os Pés pelas Mãos, reunindo dança, música e improvisação em uma homenagem à cultura brasileira.

No dia 12 de junho, o Centro Cultural Campos Elíseos recebe a oficina Ngoma Ijexá, voltada à musicalidade afro-brasileira, além da performance O Rastro do Meu Passo. Na mesma data, o Teatro de Arena recebe o Concerto Dia dos Namorados – Série Música Solidária, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

A programação especial 170 Anos no Arena começa em 13 de junho com o Arena Selfie Brasil. No dia seguinte, o espaço recebe o festival Skylab nas Encruzas. Também em 14 de junho acontecem o Música na Nove, na Avenida Nove de Julho, e a Feira do Coletivo, na Praça Sete de Setembro.

No dia 16 de junho, o Teatro de Arena recebe o Arena Rock. Já em 17 de junho, o mesmo espaço será palco do Jazz ao Ar Livre. Também no dia 17 acontece o Rolê em Movimento – Arraiá Vitativa, no Residencial Vitativa.

Entre os dias 18 e 21 de junho, e novamente entre 25 e 28 de junho, o Parque Carlos Raya recebe o Villa São João, uma grande festa junina com música, gastronomia, brincadeiras e atrações para toda a família.

No dia 20 de junho, o Pico do Mirante recebe o Café Comunitário e Observação Astronômica. A programação continua em 21 de junho com o Festival Pé na Rua, na Avenida Nove de Julho.

Nos dias 26 e 27 de junho, a programação se expande por diferentes regiões da cidade com atividades culturais, comunitárias e artísticas, incluindo o Rolê em Movimento na Copa do Mundo, o espetáculo Cabaré d’A BERTA, o Arraiá da Diversidade e o Arraiá Çikolata.

A diversidade de linguagens, estilos e territórios presentes na programação demonstra a vitalidade da produção cultural de Ribeirão Preto e reforça o caráter coletivo das comemorações dos 170 anos da cidade.

A realização de uma programação dessa dimensão só é possível graças à articulação entre o poder público, produtores culturais, instituições parceiras e iniciativa privada, ampliando investimentos, fortalecendo a economia criativa e garantindo que a população tenha acesso gratuito ou solidário a dezenas de atrações ao longo do mês.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

17 de junho

  • Mostra de Cinema Ribeirão 170
  • 8h às 22h
  • Theatro Pedro II

18 de junho

  • Show dos 170 anos
  • Arena NicNet
  • Abertura dos portões às 19h
  • Shows: Clube da Viola, Ana Castela e João Bosco & Vinícius

18 de junho

  • Duda Beat
  • 20h
  • Teatro de Arena

19 de junho

  • Corte do Bolo dos 170 anos
  • 9h às 14h
  • Praça XV

19 de junho

  • Festival Hip-Hop
  • 14h às 22h
  • Teatro de Arena
  • Participações de BNegão, Ciça e artistas locais

20 de junho

  • Marcha para Jesus
  • 16h às 22h
  • Saída da Avenida Maurílio Biagi
  • Concentração principal às 18h

26 e 27 de junho

  • Bonfim Festeja
  • A partir das 18h
  • Praça Barão do Rio Branco – Bonfim Paulista

27 de junho

  • Orgulho Ocupa
  • 15h às 22h
  • Esplanada do Theatro Pedro II

170 ANOS NO ARENA

13/06 – Arena Selfie Brasil | 15h às 22h
14/06 – Skylab nas Encruzas | 14h às 22h
16/06 – Arena Rock | 16h às 22h
17/06 – Jazz ao Ar Livre | 18h às 22h
21/06 – Arena 170 | 13h às 22h

FESTIVAIS, ARRAIÁS E EVENTOS PARCEIROS

11/06 – Corpo Ambulante | 16h às 17h | Parque Maurílio Biagi
11/06 – Mi Nas | 19h30 às 20h10 | Teatro Municipal
11/06 – Tocando os Pés pelas Mãos | 20h30 às 21h20 | Teatro Municipal

12/06 – Corpo Ambulante | 17h às 18h | Praça XV
12/06 – Oficina Ngoma Ijexá | 18h às 19h | Centro Cultural Campos Elíseos
12/06 – Concerto Dia dos Namorados – Série Música Solidária | 20h às 20h50 | Teatro de Arena

14/06 – Música na Nove | 13h às 21h | Avenida Nove de Julho
14/06 – Feira do Coletivo | 15h às 21h | Praça Sete de Setembro

17/06 – Rolê em Movimento – Arraiá Vitativa | 18h às 22h | Residencial Vitativa

18 a 21/06 e 25 a 28/06 – Villa São João | 17h às 22h | Parque Carlos Raya

20/06 – Café Comunitário e Observação Astronômica | 16h às 20h | Pico do Mirante

21/06 – Festival Pé na Rua | 13h às 21h | Avenida Nove de Julho

26/06 – Rolê em Movimento na Copa do Mundo | 18h às 22h | Recreio das Acácias
26/06 – Cabaré d’A BERTA | 20h às 21h10 | Teatro Municipal

27/06 – Arraiá da Diversidade | 17h às 22h | Biblioteca Sinhá Junqueira

27 e 28/06 – Arraiá Çikolata | 16h às 22h | Rua João Penteado

Voltando a jogar em casa Botafogo tem três desfalques para enfrentar o Operário na Série B

O Botafogo terá um novo desafio neste domingo jogando pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de duas rodadas atuando fora de casa, o tricolor volta ao seu estádio para enfrentar o Operário de Ponta Grossa-PR pela 13º rodada do primeiro turno do certame nacional. Sem vencer há 10 partidas o torcedor não mostra muito entusiasmo para ir ao estádio.

Claúdio Tencati perdeu 3 titulares para este jogo, são eles: o volante Leandro Maciel que está fora por controle de carga, Wallace e Patrik Brey estão suspensos por cartões amarelos.

A novidade será o retorno do zagueiro Ericson a zaga do Pantera. O atacante Arthur Caíque também pode aparecer no time titular pela primeira vez. Com 10 pontos o Botafogo está na 16ª colocação do campeonato, estando apenas uma posição fora da zona do rebaixamento. O adversário está na 8ª posição com 19 pontos ganhos.

Nas próximas rodadas o Pantera irá enfrentar o Ceará fora de casa e o CRB no estádio Santa Cruz.

Vovô Anésio sofreu uma parada cardiorrespiratória nesta sexta-feira e família pede orações

Nesta sexta-feira (12), o Vovô mais querido do Brasil Vovô Anésio, de 88 anos, foi internado na UTI após sofrer uma parada cardiorrespiratória A informação foi divulgada pelo neto, Caio Fiori, nas redes sociais que pediu orações, boas energias e apoio ao avô neste momento delicado.

Segundo o neto publicou, o senhor Anésio está sob cuidados médicos e permanecerá em observação nas próximas 24 horas, enquanto os profissionais investigam a causa do quadro para definir o melhor tratamento.

Vovô Anésio, conhecido nas redes sociais pelos vídeos de humor ao lado do neto, é um dos influenciadores da terceira idade mais populares do país. Ele já havia enfrentado outro problema de saúde em março deste ano, quando caiu em casa, quebrou o fêmur e precisou passar por cirurgia.

BYD apresenta Atto 2, SUV elétrico flex que promete ser a sensação do mercado pelo baixo preço e tecnologia

A montadora chinesa BYD apresentou oficialmente na última terça feira o novo Atto 2, modelo que chega para reforçar sua estratégia de expansão no segmento de veículos elétricos compactos. O SUV foi desenvolvido para atender consumidores que buscam tecnologia, eficiência energética e um conjunto de equipamentos modernos, ampliando o portfólio da marca em um dos mercados mais competitivos da indústria automotiva.

Seu design é bem semelhante ao do Yan Pro e será fabricado na fábrica de Camaçari na Bahia. A grande aposta da montadora está no valor do veículo. O modelo GL chegará ao mercado custando R$ 149.990, já a versão GS custará R$ 169.990. O Atto 2 DM-i Flex, primeiro híbrido plug-in flex da marca. Além do excelente o preço o carro também será movido a etanol com motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e ciclo Atkinson.

A aceleração na versão GL será de 0 a 100km em 8,5 segundo, na versão GS 8,4 segundos.

Com o lançamento, a BYD fortalece sua posição em um setor que registra crescimento acelerado em todo o mundo. A expectativa da empresa é conquistar consumidores que desejam migrar para a mobilidade elétrica sem abrir mão de conforto, espaço interno e tecnologia embarcada. O Atto 2 chega para disputar mercado com outros SUVs compactos eletrificados e ampliar as opções disponíveis para o público.

Vacina contra a dengue é suspensa após casos graves e mortes sob investigação; veja quem deve procurar atendimento

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan em todo o país. A medida preventiva foi adotada após o registro de 42 casos de reações adversas graves em pessoas imunizadas. Dentre os pacientes, três precisaram de internação hospitalar e duas mortes estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde para apurar uma possível relação com o imunizante.

Segundo o governo federal, a suspensão tem caráter cautelar e não significa que a vacina seja insegura. O Ministério da Saúde reforçou que os mais de 500 mil brasileiros já vacinados continuam protegidos contra a dengue. Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, destacou que a eficácia do imunizante foi comprovada em estudos e que a investigação busca esclarecer as causas dos eventos registrados.

As autoridades orientam que pessoas vacinadas nos últimos 21 dias fiquem atentas ao surgimento de sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dores no corpo, manchas na pele, sinais de sangramento e episódios de vômito. Esse período é conhecido como viremia vacinal, quando ainda há circulação da versão enfraquecida do vírus utilizada na vacina para estimular a produção de anticorpos. Em caso de qualquer sintoma, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, a vacina do Butantan já foi aplicada em mais de 501 mil pessoas até o fim de maio. O imunizante apresenta eficácia de 65% na prevenção da dengue e superior a 80% contra casos graves e hospitalizações. Antes da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina passou por testes clínicos com mais de 11 mil voluntários monitorados por até cinco anos. O Ministério da Saúde reforça que pessoas vacinadas há mais de 21 dias e sem sintomas não precisam procurar atendimento e permanecem protegidas contra a doença.

Comercial anuncia mais uma contratação para a Copa Paulista

O Comercial Futebol Clube anunciou mais um reforço para a Copa Paulista, trata-se do meio-campo Filipe de Almeida Magalhães, o Filipinho, de 23 anos.

O atleta chega ao Leão do Norte após passagem pelo Paulista-SP, onde integrou o elenco campeão do Paulista Sub-23 Segunda Divisão em 2024.

A contratação teve o aval do técnico Rafael Pereira que conhece o jogador .

Filipinho se junta ao elenco que já tem o goleiro Lee Winston, os zagueiros Lucão e Bruno Miranda, os laterais-direito Luís Fernando e Ricardo França, o lateral-esquerdo Samuel Balbino, os volantes Anderson Balbino, Léo Couto, Matheus Felipe e João Pedro, os meias Felipinho e Thalis e o atacante Coutinho. O time ainda contará com o atacante Paulo Victor e os zagueiros Vytão e Cristopher que tiveram seus contratos renovados

ClaudioTencati não esconde decepção com o comportamento do Botafogo na Série B

Mais uma vez uma rodada do Campeonato Brasileiro Da Serie B ajudou o Botafogo. Três clubes poderiam ter colocado a equipe de Ribeirão na zona do rebaixamento. Ponte Preta com 8 pontos, Avaí com 10 e Londrina também com 8 pontos perderam seus jogos. Com uma posição a cima da zona do rebaixamento o Botafogo permaneceu com 10 pontos.

Nas últimas entrevistas coletivas pós jogos o técnico Claudio Tencati vem criticando abertamente o comportamento do seu time em campo. Na derrota para o Vila Nova-GO na última segunda-feira o discurso não foi diferente. Apesar do descontentamento do treinador a equipe não reage na competição.

“O comportamento da equipe não me agradou, principalmente na competitividade, deixamos muito a desejar nesse critério e deixamos o Vila nos envolver. Criamos algumas alternativas, um volume de jogo até grande, equilibramos na bola parada, chegamos com perigo, tivemos chance de abrir o placar numa bola na trave do Morelli, continuamos pressionando, mas sofremos o gol e aí o primeiro tempo foi muito irregular”. Disse o treinador.

O próximo adversário será o Operário de Ponta Grossa-PR no próximo domingo no estádio Santa Cruz. O time terá a volta de Leandro Maciel ao meio-campo, mas perdeu o lateral Patrik Brey e o zagueiro Wallace que levaram o terceiro cartão amarelo.

Veja a tabela completa dos jogos do Comercial na Copa Paulista

A torcida do Comercial vive grande ansiedade para ver seu time de novo em campo na Copa Paulista 2026. No ano passado o time foi bem na competição ficando em 5º lugar na classificação geral. Em 10 partidas o Leão venceu 5 jogos, empatou 2 vezes e perdeu 3, marcou 13 gols e tomou 9 terminando o torneio com saldo positivo de 4 gols.

Vários atletas foram contratados, entre eles: o goleiro Lee Winston, os zagueiros Lucão e Bruno Miranda, os laterais-direito Luís Fernando e Ricardo França, o lateral-esquerdo Samuel Balbino, os volantes Anderson Balbino, Léo Couto, Matheus Felipe e João Pedro, os meias Felipinho e Thalis e o atacante Coutinho. O time ainda contará com o atacante Paulo Victor e os zagueiros Vytão e Cristopher que tiveram seus contratos renovados

O técnico Rafael Pereira tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, já que no Campeonato Paulista deste ano foi demitido pelo presidente Antonio Campanelli em poucos jogos.

O Leão fará sua estreia no dia 22 de julho às 20h contra o Noroeste no estádio Palma Travassos.

Veja a tabela completa do Leão.

Maratona Oficial de Ribeirão Preto finaliza campanha de doação de sangue e reforça protagonismo social da maior prova do interior

A campanha “dando o sangue por Ribeirão Preto”, promovida pela Maratona Oficial de Ribeirão Preto encerrou sua edição com um resultado expressivo: mais de 200 doações registradas em diferentes cidades do estado.

O número reforça o alcance da Maratona, que vai além do esporte e se consolida como uma plataforma de impacto social. Reconhecida como a maior prova do interior, a iniciativa utiliza sua visibilidade para mobilizar a população em causas que geram benefício direto à sociedade.

Cada doação pode salvar até quatro vidas, ampliando significativamente o impacto da campanha e transformando engajamento em resultado concreto para a rede pública de saúde.

A ação foi realizada em parceria com o Hemocentro, responsável por toda a logística e segurança no processo de coleta.

Para Pedro Henrique Silva, organizador da prova, o posicionamento é claro:
“Usamos do impacto positivo da prova, para o bem, para transformar e impactar a cidade e o Brasil como um todo. Isso nos torna a Maior do Interior. É impacto real.”

O resultado é graças ao apoio dos patrocinadores, fundamentais para ampliar o alcance da campanha e potencializar seus efeitos.

Mais do que números, a Maratona Oficial de Ribeirão Preto reforça seu papel como agente ativo de transformação, conectando esporte, engajamento e responsabilidade social em uma mesma plataforma.

Santa Maria Outlet cria Arena da Torcida com 46 dias de programação durante a Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2026 ganhará um espaço dedicado aos torcedores da região no Santa Maria Outlet. De 11 de junho a 26 de julho, o empreendimento, localizado em Cravinhos (SP), realiza a Arena da Torcida, projeto que reunirá transmissões de jogos, experiências interativas e atividades recreativas voltadas para públicos de diferentes idades. A programação acompanha todo o período do Mundial disputado nos Estados Unidos, México e Canadá e se estende também durante as férias escolares.

Instalada em uma área temática de mais de 300 m², a Arena da Torcida Santa Maria Outlet contará com ampla arquibancada e telão de LED de alta definição para a transmissão das principais partidas da Copa do Mundo e das disputas do Campeonato Gamer, que terá início em julho. O espaço também reunirá atrações e experiências interativas inspiradas no universo do futebol.

“O Mundial tem a capacidade de mobilizar pessoas de todas as idades e criar momentos de convivência que vão muito além do futebol. A proposta da Arena da Torcida é oferecer um espaço onde famílias e amigos possam acompanhar os jogos, participar de atividades interativas e viver toda a atmosfera da Copa em um ambiente seguro, confortável e pensado para o lazer”, comenta Julio Di Madeo, diretor comercial e de marketing do Santa Maria Outlet.

Destaques da programação

Entre as atrações confirmadas estão a cabine de vento temática, na qual os participantes terão 10 segundos para capturar o maior número possível de figurinhas (atividade realizada aos sábados e domingos); o espaço gamer, com jogos eletrônicos de futebol para entretenimento e campeonatos (a partir de julho); mesas de pebolim; área para troca de figurinhas; e da presença do mascote Canarinho e personalidades do futebol em datas especiais.

Realizada em parceria com a M.A Lions Soccer, a programação também contará com um campo de futebol de 160 m² e atividades voltadas para meninos e meninas de diferentes faixas etárias. Entre as atrações estão desafios inspirados nas tradicionais brincadeiras de rua ligadas ao futebol brasileiro, como altinha, controlinho, fut-square e partidas em formatos reduzidos. O espaço receberá ainda minitorneios e campeonatos organizados por idade, incentivando a prática esportiva durante o período de férias escolares.

“A Arena da Torcida foi pensada para transformar a Copa em uma experiência completa. Queremos que o público encontre aqui não apenas um local para assistir aos jogos, mas um ponto de encontro para compartilhar momentos, participar de atividades e celebrar um dos maiores eventos esportivos do mundo”, afirma Julio Di Madeo.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá, na primeira edição da história realizada em três países e com participação de 48 seleções.