Veja quais serão as novas regras do futebol a partir desta Copa do Mundo

A próxima edição da Copa do Mundo marcará a implementação de uma série de mudanças nas regras do futebol aprovadas pela FIFA e pela International Football Association Board (IFAB). O objetivo é tornar as partidas mais dinâmicas, reduzir as interrupções e aumentar o tempo efetivo de bola rolando.

Confira as principais mudanças:

Arremessos laterais

  • Após o árbitro iniciar a contagem, o jogador terá até cinco segundos para realizar a cobrança.
  • Caso o prazo seja ultrapassado, a posse de bola será concedida automaticamente ao adversário.

Tiro de meta

  • Também estará sujeito ao limite de cinco segundos após o início da contagem do árbitro.
  • Se houver demora, a equipe adversária será beneficiada com um escanteio.

Substituições

  • O jogador substituído terá até dez segundos para deixar o gramado.
  • Se ultrapassar esse tempo, o atleta que entraria em campo só poderá participar da partida após um minuto de bola em jogo.

Atendimento médico em campo

  • Qualquer jogador atendido pela equipe médica dentro do gramado deverá permanecer fora da partida por, no mínimo, 60 segundos antes de retornar.

Mais poderes para o VAR

  • O árbitro de vídeo poderá corrigir erros evidentes em decisões entre escanteio e tiro de meta, mesmo sem revisão no monitor de campo.
  • O VAR também poderá atuar em casos de possível erro na aplicação do segundo cartão amarelo, quando a decisão resultar em expulsão.

Proibição de cobrir a boca com as mãos

  • Os jogadores não poderão mais colocar a mão sobre a boca durante conversas dentro de campo.
  • A medida busca aumentar a transparência da comunicação e auxiliar no combate a ofensas discriminatórias e racistas.

Atendimento a goleiros

  • Quando um goleiro estiver recebendo atendimento médico, os jogadores de linha não poderão se dirigir à área técnica para receber instruções dos treinadores durante a paralisação.

Quando as mudanças entram em vigor?

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as novas regras passarão a valer no futebol brasileiro a partir de 1º de julho. A expectativa é que as alterações contribuam para jogos mais rápidos, com menos interrupções e maior tempo de bola rolando.

Anvisa proibe venda de lotes de Nestogeno, Nan Supreme Pro, Alfamino, Nan Supreme Pro por risco de contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e utilização de lotes específicos de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil. A medida preventiva abrange produtos das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

A decisão foi adotada após a identificação de risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. De acordo com a Anvisa, a ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e sonolência excessiva.

A fabricante iniciou o recolhimento voluntário dos lotes no Brasil e em outros países após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma unidade industrial localizada na Holanda. A possível contaminação estaria relacionada a um ingrediente fornecido por uma empresa terceirizada do setor de óleos.

Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Sanitária reforçou a orientação para que pais, responsáveis e cuidadores verifiquem o número do lote impresso no rótulo das embalagens. Caso o produto esteja incluído no alerta oficial, o uso deve ser suspenso imediatamente. A recomendação é guardar a embalagem e procurar o ponto de venda ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para obter informações sobre devolução ou substituição.

Entre os produtos citados estão lotes específicos de NAN Supreme Pro para crianças de 0 a 6 meses, Nestogeno para crianças de 0 a 6 meses, Nanlac Supreme Pro de 1 a 3 anos, Nanlac Comfor de 1 a 3 anos, Nan Science Pro Sensitive e Alfamino. A Vigilância Sanitária ressalta que a medida não se aplica a todos os produtos dessas linhas, mas somente aos lotes indicados no comunicado oficial. Caso a criança tenha consumido uma das fórmulas recolhidas e apresente vômitos persistentes, diarreia, sonolência excessiva, prostração ou qualquer alteração incomum, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.

Mega Sena acumula e prêmio será de 8 milhões; veja os números

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.016 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (9). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 11 – 19 – 33 – 52 – 55 – 60

  • 40 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 26.124,46 cada
  • 2.566 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 671,27 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (11), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Comercial inicia modernização da sala de imprensa em Palma Travassos

O Conselho Deliberativo do Comercial informou nesta terça-feira que a sala de imprensa do estádio Dr Franciso de Palma Travassos será interditada pelo período de 14 dias. Em nota oficial o orgão comercialino anuncia moderninação no sistema de sonorização, projetor multimídia e internet.

O objetivo desta modernização é dar melhor qualidade de trabalho aos orgãos de imprensa que cobrem o dia a dia do clube, bem como garantir melhor qualidade nas transmissões ao vivo do próprio time ao seus torcedores como entrevistas coletivas e comunicados do clube a sua coletividade.

Esta é mais uma etapa da reconstrução do Comercial sob a gestão do novo presidente Wesley Rios. A modernização da sala de imprensa é um pedido antigo do jornalista Wilson Rocha, o Rochinha ao presidente do Conselho Deliberativo Gustavo Guerra.

Jornalista, empresário em com formação em marketing esportivo o jornalista entende que uma sala de imprensa é o cartão de visitas de qualquer time de futebol ” Qual outro lugar de um time de futebol que aprece mais na mídia local e nacional do que a sala de imprensa de um time de futebol ? Nem o gramado do estádio aparece tanto quanto a sala de imprensa já que a maioria dos treinos são fechados aos jornalistas. Além do que, é na sala de imprensa que os patrocinadores do clube mais aparecem na mídia com alcance ilimitado. Deve se aliar a isso uma ótima qualidade de imagem e audio nas entrevistas ao vivo, ou gravações”. Disse Rochinha.

O local já será utilizado antes do início da Copa Paulista, não se sabe ainda se haverá uma inauguração oficial do espaço.

Torcida do Botafogo pichou gramado do campo de treinamento protestando contra a S/A após décimo jogo sem vencer

O gramado do centro de treinamento do Botafogo S/A anexo ao estádio Santa Cruz amanheceu com o gramado pichado pelos torcedores do clube. O prostesto da torcida acontece no momento em que time completou 10 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série B.

Na noite desta segunda feira(8) o Botafogo perdeu para o Vila Nova por 1 a 0 em Goiás. A irritação da torcida não foi só com o resultado, mas com a forma que time vem se comportando dentro de campo. Mesmo tendo em média de 6 a 7 dias para treinar a equipe vem demonstrando pouco entrosamento, muitos erros em campo, a ponto do próprio técnico Claudio Tencati fazer cobranças duras publicamente em suas entrevistas coletivas.

Esta é a pior sequência da história do Botafogo na era de pontos corrido da competição nacional.

As pichações protestam contra o Presidente Do conselho Administrativo do Botafogo S/A Adalberto Baptista e sua gestão, o gerente de futebol Felipe Souto e o grupo de jogadores.

O próximo jogo será contra o Operário de Ponta Grossa do Paraná no domingo às 19h no estádio Santa Cruz.

Comercial apresenta CEO que tentou transformar o clube em SAF em 2025

O Comercial Futebol Clube anunciou a chegada do empresário e advogado Marcelo Zaparoli para ocupar o cargo de CEO. A contratação integra o processo de reestruturação administrativa e profissionalização da gestão do clube de Ribeirão Preto.

Com experiência na área esportiva, Zaparoli já participou da administração do Tupã Futebol Clube. No Comercial, o novo CEO atuará ao lado do presidente Wesley Rios na organização dos processos internos e no planejamento das próximas etapas do projeto desenvolvido pela diretoria.

A expectativa é que o dirigente contribua para fortalecer a estrutura administrativa do Leão do Norte e preparar o clube para os desafios esportivos e financeiros dos próximos anos. A diretoria aposta na combinação entre planejamento, organização e comprometimento para ampliar a competitividade da equipe.

Em comunicado, o Comercial desejou sucesso ao novo CEO e destacou a importância da parceria para o crescimento do clube. A chegada de Zaparoli ocorre em um momento no qual o Leão do Norte busca recuperar protagonismo e construir uma gestão mais estruturada.

No ano passado Zaparoli apresentou uma proposta para transformar o Comercial em SAF, mas o projeto não vingou.

Abertura da Copa 2026 terá eventos simultâneos em três países

A Copa do Mundo de 2026 será o pontapé inicial para um novo padrão a ser adotado na competição que ocorre a cada quatro anos. É o que promete a Fifa, entidade máxima do esporte mais popular do planeta.

Além de ser considerada a Copa mais inclusiva da história, com a participação de 48 seleções nacionais, há outras curiosidades envolvendo a atual edição.

Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul, o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).

A edição também inaugura outro marco: será disputada simultaneamente em três países: México, Estados Unidos e Canadá, ampliando a dimensão territorial do torneio e a participação direta das torcidas em diferentes regiões.

Cerimônia de abertura

A Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles. 

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

A abertura oficial seguirá essa lógica ampliada. Pela primeira vez, haverá três cerimônias de abertura, uma em cada país-sede, conectadas por um conceito comum que une futebol, música e identidade cultural.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas

Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Anitta, Lisa, Rema e Tyla, de acordo com a Fifa. 

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Rodada de 32

Com um número maior de seleções participantes (48 em vez de 32), a Copa de 2026 se torna a mais inclusiva de todas as Copas do Mundo. Serão 104 partidas, o maior número da história, distribuídas em 12 grupos com quatro equipes cada.

Avançam ao mata‑mata os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, formando uma fase eliminatória com 32 times. Até o nome desta segunda etapa é uma novidade. Em vez de oitavas, será chamada de “Round of 32” (Rodada de 32).

Com isso, para ser campeã, a seleção vencedora terá de disputar oito jogos – um a mais do que no formato anterior.

Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

O uso de corticoides sem orientação médica pode elevar a pressão intraocular, favorecer o desenvolvimento de glaucoma e agravar a condição de pacientes que já convivem com a doença. O alerta é do presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Murad Vessani. Colírios utilizados para aliviar irritações nos olhos, além de pomadas, comprimidos e outros medicamentos com corticoides, não devem ser usados de forma prolongada ou adquiridos por conta própria.

O glaucoma afeta o nervo óptico e pode causar perda irreversível da visão quando não é diagnosticado e tratado adequadamente. Estima-se que pelo menos 1,7 milhão de brasileiros convivam com a doença. Segundo Vessani, cerca de 2,5% a 3,5% das pessoas com mais de 40 anos têm glaucoma. O risco aumenta com a idade e exige atenção especial, principalmente entre crianças, idosos e pacientes que precisam utilizar corticoides por períodos prolongados.

Os corticoides são usados no tratamento de inflamações, alergias, crises respiratórias, sinusites e irritações oculares. Apesar do alívio rápido dos sintomas, o uso contínuo pode dificultar a drenagem do líquido que circula dentro dos olhos, provocando aumento da pressão intraocular e lesões no nervo óptico. O uso inadequado também pode causar outros efeitos no organismo, como aumento da glicose, descontrole do diabetes, ganho de peso, retenção de líquidos, hipertensão, enfraquecimento dos ossos e maior risco de infecções.

Diante dos riscos, a SBG, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) encaminharam uma nota pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional e a entidades médicas. As instituições defendem maior controle na comercialização dos corticoides, semelhante ao adotado para antibióticos, além do monitoramento da pressão ocular em pacientes que utilizam esses medicamentos por períodos prolongados. “É muito grave. Na verdade, é um problema de saúde pública”, destacou Vessani.

Governo prevê aumento de etanol na gasolina para até 32%

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta terça-feira (9), que submeterá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) uma proposta para elevar a mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 30% (E30) para até 32% (E32). A medida atende a uma demanda do setor de biocombustíveis e deve ser avaliada nos próximos 15 dias.

A declaração ocorreu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outros ministros de Estado e líderes de associações e empresários do setor, no Palácio do Planalto.

“Sabemos que podemos ir até E35, mas os estudos técnicos necessários para se avançar na mistura nos permitem ir até o E32. Foi uma reivindicação trazida hoje pelo setor”, disse Silveira.

De acordo com o ministro, a iniciativa faz parte da agenda de descarbonização e fortalecimento da segurança energética do país, impulsionada pela Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis sustentáveis. Ele destacou que o aumento da mistura reduzirá a dependência externa do país, estimando uma economia de 450 milhões de litros de gasolina importada.

“É segurança energética, é modicidade no preço do combustível, é descarbonização, é desenvolvimento nacional, é mais plantio, é mais emprego, é mais renda. São políticas públicas focadas no desenvolvimento do país”, afirmou Silveira, reforçando que a medida ainda minimiza as oscilações de preço dos combustíveis causadas por conflitos internacionais.

Representantes da indústria de biocombustíveis que participaram do encontro classificaram a reunião como muito produtiva e reforçaram o papel do etanol na segurança energética do país e na redução de preços ao consumidor.

“Hoje, o litro do etanol custa em média R$ 2,40 menos do que o litro da gasolina. Ou seja, um aumento da mistura de 2% vai trazer uma redução equivalente a essa para o consumidor”, explicou o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi.

Ele acrescentou que, nos últimos três meses, desde o início do conflito no Irã, a diferença de preço entre etanol e gasolina gerou uma economia de cerca de R$ 2 bilhões aos consumidores brasileiros e evitou o gasto de R$ 8 bilhões do país com importações de gasolina.

Sobre os debates em torno do comportamento dos motores com a nova composição do combustível, Gussi garante a viabilidade técnica da mudança e destacou que a mistura de 32% já foi testada com sucesso quando houve o aumento para 30%, em junho do ano passado.

Ainda, sobre a permanente demanda por etanol anidro no país e os impactos na produção agrícola, o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos, afirmou que as políticas públicas estruturadas nos últimos anos impulsionaram o setor. Para este ano, ele projeta um acréscimo de mais de 4 bilhões de litros de etanol na produção.

“Então, é uma oportunidade para o Brasil, para descarbonizar ainda mais a nossa matriz de transporte, e para o consumidor brasileiro é um excelente momento de, realmente, utilizar a tecnologia que ele tem no veículo e optar por etanol, que está mais barato do que a gasolina em diversas regiões”, disse Campos.