Botafogo perde de novo na Série B e Tencati tem dificuldades para fazer seu time jogar bom futebol

O Botafogo perdeu mais um jogo na Série B do Campeonato Brasileiro, desta vez para o Vila Nova de Goiás no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. O primeiro tempo dos donos da casa foi massacrante obrigando o goleiro Vitor Souza a trabalhar bastante em sua meta. Aos 20 minutos do primeiro tempo o Tigre marcou com André Luiz em cruzamento do lado esquerdo. Os primeiros 45 minutos foram de pane total do time de Tencati.

Com o resultado, os donos da casa confirmaram o favoritismo e chegaram aos 25 pontos, assumindo a liderança da tabela ao ultrapassar o São Bernardo, que tem 24. A equipe de Guto Ferreira soma sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O Sport, único time que pode assumir a primeira posição, entra em campo somente na quarta-feira (10), às 21h, contra o Athletic.

Por outro lado, a equipe de Ribeirão Preto segue em péssima fase e chegou a dez jogos sem vitória, a maior sequência da história do clube na era da segunda divisão nacional em pontos corridos. Os comandados de Cláudio Tencati estão na beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação, com dez pontos conquistados até aqui. No segundo tempo a equipe tricolor até esboçou uma reação, mas com o time ainda desordenado. O meia Rafael Gava mais uma vez decepcionou a torcida e o treinador, Claudio Tencati tirou o meia do jogo e improvisou o lateral esquerdo Patrik Brey em seu lugar.

Ao que tudo indica, Tencati que teve seu contrato renovado dias atrás está tendo dificuldade para fazer seus jogadores entenderem o que ele quer dentro de campo. Nas entrevistas coletivas o próprio treinador não poupa seus atletas dos erros que estes cometem. O meio campo do Botafogo simplesmente não existiu nos dois tempos do jogo. Kelvin e Zé Hugo continuam não somando quase nada em um ataque que ser quer ameaça o goleiro adversário. Fato é que o Botafogo continua quebrando recordes negativos que abalam a imagem institucional do clube.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Agora, as equipes terão quase uma semana de descanso e voltam a atuar somente no próximo final de semana, no domingo (14), pela 13ª rodada da Série B. O Vila Nova visita o Cuiabá na Arena Pantanal, às 16h, enquanto o Botafogo-SP volta a jogar em casa e recebe o Operário-PR domingo às 19h, em Ribeirão Preto.

Após vitória sobre o Egito, Ancelotti diz ter “ideia clara” da escalação para estreia da Copa

PORTAL WMAIS NA COPA

O técnico Carlo Ancelotti afirmou já ter uma “ideia clara” da escalação do Brasil para a estreia na Copa do Mundo, após a vitória sobre o Egito por 2 a 1, neste sábado, em Cleveland: “Eu tenho a escalação inicial para jogar contra o Marrocos”, disse. “Tenho uma ideia clara.”

O resultado sobre os egípcios se deu no último compromisso da Seleção antes da estreia na Copa do Mundo. Às 19h (de Brasília) do próximo sábado (13), a Amarelinha enfrenta o Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Entre as opções de ataque para este jogo e o restante do Mundial, estão Endrick, Vinicius Jr. e Raphinha, que foram elogiados por Ancelotti.

“Endrick tem essa qualidade. É muito potente, muito bem posicionado na área, marcou… É um jogador importante para nós. Tem que seguir. Todos os jogadores são importantes, com diferentes características. Matheus Cunha pode não finalizar como Endrick, mas é muito importante para a construção do jogo”, enalteceu.

“Eu acho que a dupla Vinicius e Raphinha funcionou muito bem. Porque combinaram bem, tivemos oportunidades. Eu acho que a partida dos dois foi muito boa”, acrescentou.

Ele destacou também a qualidade que tem à disposição no banco de reservas para promover uma substituição e, possivelmente, alterar o rumo de um jogo.

“Acho que os recursos que a Seleção tem no banco são muito importantes e temos que aproveitar isso, sem dúvida. Sei que as cinco mudanças que podemos fazer vão ajudar muito porque os recursos que temos no banco, seja quem for, são muito importantes. Hoje não jogou um jogador muito importante, que é o Rayan, que também poderia fazer a diferença. O recurso no banco também pode ser uma “chave” do êxito”, explicou.

Ancelotti comentou ainda a lesão de Wesley, que foi substituído aos 15 minutos do primeiro tempo por lesão.

“Temos que esperar o diagnóstico amanhã. Vai fazer exames. Tem um problema muscular. Temos que esperar. Uma pena a lesão do Wesley. Mas temos jogadores que podem substituí-lo. Marquinhos e Gabriel são indiscutíveis para o próximo jogo. Jogaram até o último jogo, na final da Champions, agora não estão 100%. Vamos treinar bem, e eles vão estar preparados para o jogo”, disse.

“(…) Temos que esperar amanhã para ver o diagnóstico (do Wesley). Eu acho que ele terá tempo para recuperar e estar conosco nesta Copa do Mundo, senão temos que escolher outro, mas temos tempo para fazê-lo”, completou.

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

“Essa descontinuidade tem um objetivo que é a ação de precaução, para que Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e Butantã aprofundem a investigação nos 42 casos, que são episódios de reação adversas da vacina, para buscar fatores de risco nessas pessoas, fazer uma espécie de estudo de caso-controle”, disse em coletiva de imprensa.

“O Ministério da Saúde tem total confiança na capacidade institucional do Butantã”, destacou Padilha ao enfatizar a importância da vacinação para a redução e eliminação de doenças no país.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde. 

Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantã foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.

Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).

Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégica de vacinação não invalida a eficácia da vacina. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.

A decisão recomendada pelo sistema de farmacovigilância ganha tempo para fazer estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.

Bom Prato Móvel chega a Ribeirão Preto e atende à população em situação de vulnerabilidade

Ribeirão Preto passou a contar, a partir desta segunda-feira (8), com uma unidade do Bom Prato Móvel. Instalado inicialmente no Jardim Branca Salles, o caminhão adaptado funcionará de segunda a sexta-feira, a partir das 11h, com a oferta diária de 300 refeições completas pelo valor simbólico de R$ 1. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o Governo do Estado de São Paulo.

Elaborado por nutricionistas, o cardápio inclui arroz, feijão, proteína, guarnição, salada e fruta. Segundo o prefeito Ricardo Silva, o objetivo é ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação de qualidade. “É uma ação que garante dignidade, promove cidadania e fortalece nossa rede de proteção social”, destacou.

A unidade móvel complementa os dois restaurantes fixos do Bom Prato em Ribeirão Preto: um localizado na Rua Lafaiete, 100, na região central, e outro na Avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, 500, próximo ao Hospital das Clínicas. Os próximos locais de atendimento do caminhão serão definidos com base em critérios técnicos, priorizando bairros com maior índice de vulnerabilidade alimentar e social.

Ribeirão Preto inaugura o primeiro Pronto Atendimento de Saúde Mental 24 horas do Brasil

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta segunda-feira, 8, o PAM (Pronto Atendimento de Saúde Mental), primeiro serviço especializado em urgências e emergências em saúde mental do Brasil, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Instalado no antigo prédio da UBDS do bairro Quintino Facci II, o espaço passou por ampla reforma e modernização para atender às necessidades específicas do novo serviço. A iniciativa representa um importante avanço na Rede de Atenção Psicossocial do município, ampliando o acesso da população ao atendimento especializado em situações de crise.

O PAM atenderá crianças, adolescentes e adultos de Ribeirão Preto em casos de urgência em saúde mental, como crises psicóticas, risco de suicídio, agitação psicomotora, crises relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, transtornos ansiosos agudos e outras situações que demandem atendimento imediato.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada, formada por psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A estrutura possui 19 leitos, sendo 14 destinados à observação, quatro leitos de urgência e um leito de isolamento. O atendimento será realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio. O fluxo de atendimento para crianças e adultos é separado.

Além do novo pronto atendimento, o complexo passa a abrigar o CAPS III AD (Álcool e Drogas), fortalecendo a integração dos serviços especializados em saúde mental no município e ampliando a capacidade de acolhimento e acompanhamento dos pacientes.

Outro diferencial da unidade é a presença de uma farmácia que atenderá a população de segunda a sexta-feira, até as 17h. Para os pacientes em observação ou internados no serviço, a assistência farmacêutica será garantida 24 horas por dia.

Vila Nova tem desfalques importantes para pegar o Botafogo hoje a noite pela Série B; Veja escalações

Vila Nova entra em campo nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio OBA, disposto a manter o embalo na Série B do Brasileirão. O Tigre vem de três vitórias seguidas e mira a liderança na 12ª rodada, diante do Botafogo-SP.

Com 22 pontos, o Vila Nova faz parte do bloco de cima, disputando ponto a ponto com Sport, São Bernardo e Náutico. Na rodada anterior, venceu o Londrina por 1 a 0 fora de casa, reforçando a boa fase na luta pelo acesso.

O Botafogo-SP, por sua vez, entra pressionado. Com 10 pontos, busca se manter fora da zona de rebaixamento após um empate sem gols com a Ponte Preta, resultado que deixou a torcida com gosto amargo pela chance perdida de subir na classificação.

VILA NOVA TEM DESFALQUES IMPORTANTES

O técnico Guto Ferreira terá mudanças forçadas. Na zaga, Pedro Romano está fora por suspensão após expulsão e Anderson Jesus retorna ao time titular. No meio, Willian Maranhão cumpre suspensão automática pelo terceiro amarelo, abrindo espaço para Enzo ocupar a vaga. Caio Marcelo também desfalca o Tigre pelo mesmo motivo. As mudanças mais sentidas pelo Vila Nova serão as ausências dos atacantes Rafa Dias De La Torre, artilheiros da equipe.

BOTAFOGO-SP PRATICAMENTE O MESMO

O Botafogo-SP, dirigido por Cláudio Tencati, terá o retorno de Matheus Sales ao meio-campo, substituindo Leandro Maciel, suspenso. Mesmo assim, o Pantera segue com problemas e uma lista extensa no departamento médico: Carlos Eduardo, Jonathan Lemos, Marco Antônio, Guilherme Queiróz e Darlan seguem como baixas importantes.

Provável Vila Nova FC

Helton Leite;
Nathan Camargo, Pagnussá , Anderson Jesus e Higor;
Enzo( João Vieria), Dudu e Marquinhos Gabriel;
Janderson, Gustavo Puskas e Ryan.Técnico: Guto Ferreira

Provável Botafogo FC

Victor Souza;
Gabriel Inocêncio, Wallace, Vilar e Patrick Brey;
Matheus Sales, Morelli e Rafael Gava;
Kelvin, Hygor e Zé Hugo.Técnico: Cláudio Tencatti

Brasil vence último amistoso antes da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira derrotou o Egito por 2 a 1, na noite deste sábado (6), em seu último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo, que se dará no próximo sábado (13), contra o Marrocos; Bruno Guimarães e Endrick fizeram os gols da equipe e Zico descontou para a seleção africana.

A partida, disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland, teve ótimo público: 64.311 presentes, muitos com a tradicional camisa amarela da Seleção Brasileira. Em campo, a equipe comandada por Carlo Ancelotti atuou com camisa azul e calções e meiões pretos. Vai repetir o uniforme no segundo jogo da Copa, contra o Haiti.

Na sua sétima vitória sobre os egípcios (em sete confrontos), o Brasil utilizou 22 atletas, como havia prometido o técnico Carlo Ancelotti, que queria dar nova oportunidade ao grupo de convocados.

O primeiro tempo começou à feição para o Brasil. Com forte marcação sob pressão na saída de bola do Egito, a equipe abriu o placar com apenas 6 minutos de jogo. Bruno Guimarães deu o bote no defensor adversário, tomou a bola dele e chutou com precisão: 1 a 0.

O gol deu a impressão de que a Seleção não teria dificuldades para ampliar. Mas, numa outra falha, dessa vez da defesa brasileira, Zico empatou, aos 10 minutos. O jogador egípcio ganhou este nome em homenagem ao ex-craque do Brasil e do Flamengo.

A partir do 1 a 1, o domínio da Seleção Brasileira se fez presente, com ataques perigosos e diversas oportunidades criadas. Vini Jr, Raphinha e Igor Thiago, duas vezes, tiveram chance de desempatar, mas esbarram na ótima atuação do goleiro Shobeir.

A etapa inicial também foi marcada pela substituição, aos 15 minutos, de Wesley, que saiu chorando de campo, por Danilo. Ele sentiu dores na virilha esquerda.

No intervalo, a Seleção promoveu várias alterações, assim como Ancelotti tinha feito no amistoso anterior, no Maracanã, em que o Brasil venceu o Panamá por 6 a 2.

Os substitutos deram outro ritmo à partida nos 15 primeiros minutos da etapa final, período em que os egípcios sequer conseguiam passar do meio de campo. O gol da vitória surgiu novamente de um aperto da marcação brasileira na defesa adversária. Na sequência, Raphinha cruzou rasteiro e Endrick finalizou de esquerda.

Foi o quarto gol do jovem atacante na Seleção Brasileira, que não fazia um gol pelo Brasil havia dois anos.

Com a vantagem, a Seleção Brasileira soube conduzir o jogo, sem deixar de tentar novas situações de gol, notadamente quando a bola sobrava para Luiz Henrique, cujo talento desnorteou os zagueiros do Egito mais de uma vez.

Agora, é esperar mais sete dias para ver a Seleção Brasileira em ação num duelo contra outra forte seleção, a do Marrocos, em Nova Jersey.

Caso Robinho: defesa pede ao STF retirada da hediondez do crime de estupro

A defesa do ex-jogador de futebol Robinho protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que seja retirada a classificação de crime hediondo da condenação por estupro que ele cumpre no Brasil. Preso desde março de 2024, o ex-atleta cumpre pena de nove anos de prisão após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologar a sentença aplicada pela Justiça da Itália pelo estupro coletivo de uma mulher em uma boate de Milão, em 2013.

No pedido apresentado ao STF, os advogados argumentam que o STJ teria ampliado os efeitos da condenação italiana ao enquadrar o crime na Lei dos Crimes Hediondos, legislação brasileira que impõe regras mais rígidas para o cumprimento da pena. Entre as restrições estão a impossibilidade de saídas temporárias e a exigência de cumprimento de 70% da pena para progressão ao regime semiaberto.

Segundo a defesa, a legislação italiana não prevê a classificação de hediondez para o crime pelo qual Robinho foi condenado. Dessa forma, os advogados sustentam que a Justiça brasileira deve apenas executar a pena determinada no exterior, sem acrescentar consequências previstas exclusivamente na legislação nacional. “A tese defensiva não busca privilégio, impunidade ou tratamento benéfico indevido, mas apenas fidelidade ao título estrangeiro”, afirmaram os representantes do ex-jogador na petição.

O habeas corpus tramita no STF desde novembro do ano passado e está sob relatoria do ministro Luiz Fux. Até o momento, não há previsão para que o pedido seja analisado pela Corte.

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH para bons motoristas

O governo sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que mantiveram bom histórico no trânsito. A nova regra beneficia condutores que não cometeram infrações sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses, permitindo a renovação sem o pagamento das taxas administrativas.

A medida teve origem na Medida Provisória 1.327/2025, editada pelo governo federal em dezembro do ano passado e aprovada pelo Senado antes da sanção presidencial. Segundo o Palácio do Planalto, aproximadamente 2 milhões de motoristas já foram contemplados pelo benefício, que busca incentivar a direção responsável e reduzir custos para os condutores.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que a renovação gratuita da CNH já gerou uma economia de cerca de R$ 854,8 milhões para a população. A nova legislação estabelece ainda que os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios e deverão ser realizados exclusivamente por profissionais especializados em medicina do tráfego e psicologia do trânsito. Além disso, os valores desses exames passarão a ser tabelados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com reajuste anual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Principais mudanças na renovação da CNH

  • Renovação automática: motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) poderão renovar a CNH sem custos administrativos.
  • Exames obrigatórios: continuam sendo exigidos os exames físicos e psicológicos previstos na legislação.
  • Profissionais habilitados: avaliações deverão ser feitas por médicos e psicólogos especializados em trânsito.
  • Tabela de preços: os valores dos exames serão definidos pelo Contran.
  • Reajuste anual: os preços serão atualizados anualmente com base na inflação medida pelo IPCA.

Brasil joga nesta sábado (5) contra o Egito em último amistoso antes da Copa Do Mundo

Carlo Ancelotti anunciou Igor Thiago e Lucas Paquetá como titulares da Seleção Brasileira no amistoso deste sábado (6) com o Egito, em entrevista coletiva na manhã desta sexta (5), em Nova Jersey. O objetivo do treinador é testar “uma nova alternativa” no último compromisso da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo.

“É o último jogo para fazer teste. Paquetá representa um jogador importante para nós, porque tem característica diferente dos outros meias. Quero testá-lo e testar o Igor Thiago no jogo de amanhã. Acho que o sistema com os quatro na frente está bastante consolidado. Quero testar uma nova alternativa no último teste”, adiantou o treinador.

A dupla já escalada para o jogo balançou as redes na goleada por 6 a 2 sobre o Panamá, no Maracanã, no último domingo (31), e terá a oportunidade de responder à confiança do italiano. Ancelotti confirmou também o lateral-esquerdo Douglas Santos entre os 11 iniciais e que o goleiro Weverton atuará no segundo tempo.

Com um plantel de jogadores que estão em momentos físicos diferentes – alguns se recuperaram há pouco tempo de lesão e outros que acabaram de terminar a temporada ou que acumularam um tempo maior de inatividade antes de se apresentar à Amarelinha – a comissão técnica está atenta ao controle de carga dos jogadores.

“Amanhã, temos 11 mudanças, vou aproveitar as 11 mudanças na segunda parte. Pode ser que alguns jogadores precisem jogar mais, que tenham saído de lesão anteriores, como Raphinha, Bruno, pode ser que eu dê um pouco mais de minutos a eles, mas todos vão jogar”, disse Ancelotti, que ainda revelou a possibilidade de Gabriel Magalhães ser poupado por estar “cansado” após a disputa da final da Champions League pelo Arsenal.

Brasil e Egito se enfrentam neste sábado (6), às 19h (de Brasília), no Huntington Bank Field, em Cleveland.