Um levantamento da consultoria Página 3, chamado Mais do Mesmo, mostra que 63% dos brasileiros já recorreram à inteligência artificial (IA) para compor mensagens pessoais, como no WhatsApp ou e-mail, o que indica uma tendência de terceirização do pensamento.
O uso crescente da IA para atividades que antes eram consideradas quase íntimas — como conversar, refletir ou tomar decisões — aponta para uma padronização de comportamentos e ideias. Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados dizem notar que “todo mundo está ficando igual”, e 49% afirmam já ter recebido conteúdos com “cara de IA”. Ainda assim, 72% gostariam de ser mais autênticos.
Para os autores do estudo, essa dependência pode diminuir a capacidade de pensar por conta própria, reduzir a criatividade e levar a um empobrecimento da individualidade. Eles destacam que ler, escrever, dialogar e conviver com diferentes opiniões são práticas importantes para preservar a diversidade de pensamento.
Em resumo: embora a IA facilite a vida — inclusive ajudando a lidar com o “medo” da tela em branco —, o uso frequente para funções pessoais levanta o alerta de que precisamos usá-la com consciência, mantendo práticas que estimulem nossa própria reflexão e criatividade.






