Skip to content

Frio em Ribeirão Preto faz bosque e zoológico Fábio Barreto adotar procolo especializado para cuidado com animais

Fotos: Guilherme Sircili
Fotos: Guilherme Sircili

Com a chegada do período de baixas temperaturas, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Ribeirão Preto, iniciou um protocolo especializado de manejo e manutenção dos animais silvestres durante o frio. A medida tem como objetivo garantir mais conforto térmico às espécies que vivem no espaço, além de preservar a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais nesta época do ano.

Entre as principais ações adotadas estão a readequação dos recintos e dos espaços físicos, com a instalação de camas e tocas feitas de feno, que ajudam a conservar o calor, além de podas estratégicas de árvores para ampliar a incidência de raios solares nos ambientes. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Mariana Sargento, o trabalho busca simular condições semelhantes às encontradas nos habitats naturais, com maior exposição ao sol, barreiras contra ventos, aquecimento controlado da água para peixes e adaptações específicas para répteis e aves.

Além das mudanças estruturais, as equipes técnicas também reforçaram as dietas alimentares dos animais, com maior presença de carboidratos e gorduras para auxiliar na manutenção da temperatura corporal. De acordo com o zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvea, a alimentação foi reformulada para ser mais energética, sem perder o equilíbrio nutricional. O manejo também inclui estímulos comportamentais, como esconder frutas e porções de coco seco para aves, incentivando a movimentação e contribuindo para que permaneçam aquecidas e mentalmente ativas. As ações reforçam o compromisso do Bosque e Zoológico com o cuidado dos animais silvestres e a conservação das espécies.

Sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região

pelo WhatsApp: 16 99231-6276

Tenha as principais notícias

de Ribeirão e Região em primeira mão!

Canal de transmissão no Whatsapp.

Frio em Ribeirão Preto faz bosque e zoológico Fábio Barreto adotar procolo especializado para cuidado com animais

Fotos: Guilherme Sircili
Fotos: Guilherme Sircili

Com a chegada do período de baixas temperaturas, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Ribeirão Preto, iniciou um protocolo especializado de manejo e manutenção dos animais silvestres durante o frio. A medida tem como objetivo garantir mais conforto térmico às espécies que vivem no espaço, além de preservar a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais nesta época do ano.

Entre as principais ações adotadas estão a readequação dos recintos e dos espaços físicos, com a instalação de camas e tocas feitas de feno, que ajudam a conservar o calor, além de podas estratégicas de árvores para ampliar a incidência de raios solares nos ambientes. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Mariana Sargento, o trabalho busca simular condições semelhantes às encontradas nos habitats naturais, com maior exposição ao sol, barreiras contra ventos, aquecimento controlado da água para peixes e adaptações específicas para répteis e aves.

Além das mudanças estruturais, as equipes técnicas também reforçaram as dietas alimentares dos animais, com maior presença de carboidratos e gorduras para auxiliar na manutenção da temperatura corporal. De acordo com o zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvea, a alimentação foi reformulada para ser mais energética, sem perder o equilíbrio nutricional. O manejo também inclui estímulos comportamentais, como esconder frutas e porções de coco seco para aves, incentivando a movimentação e contribuindo para que permaneçam aquecidas e mentalmente ativas. As ações reforçam o compromisso do Bosque e Zoológico com o cuidado dos animais silvestres e a conservação das espécies.

Sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99231-6276

Tenha as principais notícias de Ribeirão e Região em primeira mão!

Canal de transmissão no Whatsapp.

+ Temas