Motorista que mudar de cidade em SP não paga mais taxa para atualizar endereço na CNH
Desde o dia 1º de janeiro de 2025, motoristas que mudarem de cidade dentro do estado de São Paulo não precisam mais pagar taxas para atualizar o endereço na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a estadualização da CNH, a atualização do cadastro no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) se tornou gratuita, facilitando o processo para os condutores.
Agora, ao atualizar o endereço, o documento da CNH passará a exibir a informação do local de emissão, no caso, “São Paulo/SP”, em vez do município de residência. A medida visa garantir que as notificações e documentos enviados pelo Detran-SP cheguem corretamente ao motorista, além de manter os dados atualizados no sistema de trânsito.
A atualização do endereço é obrigatória e gratuita, e a falta de cumprimento pode resultar em penalidades conforme o artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para realizar o procedimento, o motorista deve acessar o site do Detran-SP e seguir as orientações disponíveis. Caso o condutor se mude para outro estado, será necessário procurar o órgão de trânsito do novo estado para solicitar a transferência da CNH.
A mudança nos processos também traz benefícios econômicos aos cidadãos, com a redução de custos, graças à transformação digital e à reestruturação dos fluxos no Detran-SP. De acordo com Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP, essa reformulação visa melhorar o atendimento e facilitar a vida do motorista paulista.