O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, fez sua primeira declaração nas redes sociais nesta quinta-feira, 31, após passar por um transplante de coração. Ele afirmou: “Não sinto nada, nenhuma dor. Estou completamente recuperado.”
Faustão agradeceu as mensagens de carinho e desejos de melhora, relatando sua “recuperação fantástica”. Surpreendentemente, ele já está caminhando, apenas três dias após a cirurgia.
Em um relato emocionado, Faustão expressou sua gratidão à família do doador do órgão, um homem chamado Fábio, de 35 anos, descrito como atleta, surfista e jogador de futebol.
“Agradeço ao José, que teve uma grandiosidade incrível e generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva. Um homem simples. Eu fico emocionado, porque ele deixou que eu vivesse de novo”, disse o apresentador.
Faustão expressou seu desejo de honrar a memória do filho do doador e incentivou a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil: “Agora é motivar todo mundo a fazer do país o primeiro doador de órgãos do mundo. Temos que conscientizar, não tem que ser obrigatório.”
Faustão, de 73 anos, recebeu o transplante de coração no domingo, 27, vindo de Santos, no litoral paulista, por helicóptero.
De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, após a disponibilidade do órgão, doze pacientes foram selecionados com base nos critérios de transplante, sendo que quatro tinham prioridade. Faustão estava na segunda posição e recebeu o órgão após o paciente que estava em primeiro lugar recusá-lo.
A esposa de Faustão, Luciana Cardoso, compartilhou uma carta de agradecimento após a cirurgia bem-sucedida, destacando a generosidade da família do doador que permitiu não apenas a recuperação de Faustão, mas também de outros receptores de órgãos.
A fila de transplantes no Brasil segue critérios como estado de saúde, compatibilidade sanguínea e gravidade, com monitoramento para evitar duplicações de inscrições e garantir respeito às normas legais.