A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto implementou, a partir de 16 de fevereiro, uma nova abordagem para a vacinação contra a Covid-19, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.
Com essa atualização, a prioridade é garantir a imunização de grupos mais vulneráveis, incluindo idosos, gestantes, puérperas, imunodeprimidos, crianças menores de 5 anos e pessoas com comorbidades, reconhecidos como suscetíveis a formas graves da doença.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para este ano, a aplicação da dose bivalente da vacina será realizada a cada seis meses para pessoas de 60 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos e gestantes/puérperas que tenham recebido a última dose há mais de seis meses. Além disso, anualmente, serão vacinadas outras categorias prioritárias, como pessoas em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros.
Aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários, mas desejam receber a vacina, podem ser imunizados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A pasta ressalta que qualquer pessoa a partir de seis meses de idade é elegível para receber a vacina contra Covid-19, sendo definido o tipo de vacina no momento da imunização.
As opções de vacinação, bem como os dias específicos para cada faixa etária, podem ser conferidos nos locais designados, incluindo Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos, Pfizer Pediátrica para faixa etária de 5 a 11 anos, e Pfizer bivalente para maiores de 12 anos. As informações sobre os locais de vacinação estão disponíveis no link.