A construção do viaduto da avenida Brasil sobre a Mogiana segue em ritmo acelerado. Nesta semana, os trabalhadores da obra começaram a instalar a rampa de acesso que conduzirá os veículos daquele ponto para a avenida Thomaz Alberto Whately, onde outro viaduto já foi construído pelo programa Ribeirão Mobilidade, da prefeitura. Esta etapa levará de sete a 10 dias para ser executada e, em seguida, começa a instalação da outra rampa.
Também chamada de ‘terra armada’, a rampa que está sendo instalada seguirá até o início do pontilhão sobre a linha férrea da VLT, também na avenida Brasil, cuja ampliação faz parte do mesmo contrato da obra de construção do viaduto.
Com investimentos de quase R$ 12 milhões, a obra foi reiniciada em maio deste ano e tem entrega prevista para janeiro de 2024.
Paralelamente às ações realizadas no viaduto, a Autem Engenharia, empresa responsável pelo contrato, faz a concretagem da viga de cabeceira do pontilhão, que fica a cerca de 100 metros do viaduto. Depois de pronto, ele terá 15 metros, dobrando de tamanho. Já o viaduto terá 10 metros de altura e 165 metros de extensão.
Enquanto isso, outra equipe realiza a pavimentação da avenida Brasil, começando no local da obra e seguindo por aproximadamente 600 metros até o viaduto já construído, na avenida Thomaz Alberto Whately.
Etapas concluídas
Guias e sarjetas já foram refeitas no trecho, assim como a revisão e a limpeza da estrutura central, que foi construída pela empresa anterior.
A drenagem da área também já foi garantida, com a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o trecho.
Usuários beneficiados
A obra é uma peça importante do programa Ribeirão Mobilidade. O trecho receberá o corredor de ônibus do eixo Norte-Sul e, somente por ali, circulam 700 mil usuários do transporte coletivo de 12 bairros.
São eles:
01-Adelino Simioni
02 -Avelino Palma
03-Campos Elíseos
04-Distrito Empresarial
05-Heitor Rigon
06-Jardim Aeroporto
07-Quintino Facci I
08-Quintino Facci II
09-Ribeirão Verde
10-Tanquinho
11-Vila Brasil
12-Vila Elisa