A Justiça Eleitoral de São Paulo começou nesta terça-feira (24) a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Serão 114.740 urnas em todo o estado, incluindo equipamentos de contingência. Em Ribeirão Preto, serão 1.423 urnas, com mais 213 de reserva, distribuídas pelas quatro zonas eleitorais da cidade.
A preparação das urnas envolve a inserção dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos, além de testes de funcionamento. Após a carga, as urnas são lacradas com selos da Casa da Moeda e permanecerão assim até o dia da eleição, 6 de outubro.
Os sistemas utilizados nas urnas foram assinados digitalmente e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cerimônia pública, podendo ser inspecionados por representantes de partidos, coligações, Ministério Público e OAB. O processo de preparação deve ser concluído até 4 de outubro.
Ribeirão Preto conta com seis candidatos à prefeitura e cerca de 400 candidatos disputando as 22 vagas na Câmara de Vereadores. A cidade tem 477.595 eleitores aptos a votar, sendo 54% mulheres e 46% homens.
Desde agosto, os cartórios eleitorais e TREs têm funcionado também aos fins de semana para atender candidatos e coligações. Mais informações estão disponíveis nos sites do TSE e TRE-SP, e nos cartórios eleitorais locais.