Uma nova frente fria, que deverá avançar sobre o Estado de São Paulo nesta quinta-feira (07), trará temporais fortes e chuvas volumosas em diversas regiões. Em algumas áreas do interior paulista, o acumulado de chuva pode alcançar até 200 milímetros, enquanto em cidades como Ribeirão Preto, a previsão é de até 100 milímetros de precipitação.
Segundo a Climatempo, a movimentação dos ventos em diferentes camadas da atmosfera está favorecendo a concentração de ar quente e úmido sobre o estado, o que facilita a formação das grandes nuvens Cumulonimbus, típicas de tempestades intensas. A previsão é de acumulados de chuva de intensidade variada, com a Defesa Civil do Estado classificando o cenário como de chuvas de “alto a muito alto risco”.
ALERTA DE TEMPESTADES
Em razão da previsão de tempestades, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes em todo o estado entre quinta-feira e sexta-feira (08). Além das chuvas intensas, há risco de raios, rajadas de vento e até granizo, devido ao avanço da frente fria pela região sudeste. O alerta também destaca a possibilidade de temporais.
PREVISÃO DE ACUMULADOS DE CHUVA
De quarta (06) até sábado (09), a previsão é de altos volumes de precipitação em várias regiões do estado, conforme detalhado abaixo:
- Região Metropolitana de São Paulo: 150 a 200 mm
- Vale do Ribeira e região de Itapeva: 150 a 200 mm
- Campinas e Sorocaba: 150 a 200 mm
- Baixada Santista: 150 a 200 mm
- Vale do Paraíba: 150 a 200 mm
- Barretos, Ribeirão Preto, Araçatuba e Rio Preto: 50 a 100 mm
- Marília e Presidente Prudente: 50 a 100 mm
- Litoral Norte: 100 a 150 mm
- Bauru e Araraquara: 100 a 150 mm
As autoridades pedem que, em caso de emergência, a população siga orientações de segurança e mantenha-se informada sobre as condições climáticas.