O prefeito Duarte Nogueira realizou reunião hoje, 9, no Centro Administrativo da Prefeitura, para verificar a viabilidade de Ribeirão Preto abrigar uma unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, a prefeitura está aberta para oferecer a contrapartida que é disponibilizar o local para implantação da unidade do IFSP. “É uma importante ferramenta para qualificação de mão-de-obra e consequentemente geração de emprego e renda”, disse.
O reitor do Instituto, Silmário Batista, recordou que em 2017 havia encontrado com Nogueira, no Ministério da Educação, em Brasília e que o prefeito já havia manifestado interesse em trazer uma unidade para Ribeirão Preto. “Por mudanças que ocorreram ao longo do tempo, na composição do governo Federal, não foi possível anteciparmos esta reunião. Agora é importante avançarmos nas tratativas e delinearmos o perfil da cidade, os interesses da população para definirmos os cursos que atendam a demanda da cidade”, explicou.
O prefeito se dispôs a ir à Brasília para dar continuidade nas tratativas.
Também participaram da reunião o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos; Paulo Sérgio Calefi, diretor geral do Campus Sertãozinho; Thiago Bernardo Cavassani e Ricardo Jimenez (IF Catanduva); o deputado federal Arlindo Chinaglia e o vereador Alessandro Maraca.
Sobre o IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante.
Oferece uma gama de cursos gratuitos; 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado.
Foto – DCS