O programa Ribeirão Mobilidade entregou oito corredores de ônibus na cidade, com quase 57 quilômetros. Nos últimos anos, entraram em operação os seguintes corredores de ônibus: Avenida do Café, Avenida da Saudade/Rua São Paulo, Avenida Dom Pedro I e Avenida Presidente Vargas. Em novembro do ano passado, o governo municipal entregou o corredor Norte/Sul, o maior eixo viário da cidade com 21 quilômetros contínuos, ligando o Complexo Ribeirão Verde ao terminal do Ribeirão Shopping.
Sobre o eixo Norte-Sul completo:
- 21 km
- 20 bairros
- 3 rotatórias
- 11 avenidas
Trecho 1 (avenidas Mugnato Marincek, Recife e Thomaz Alberto Whately), trechos 2 e 3 (avenidas Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência) e trecho 4 (avenidas Independência, Braz Olaia Acosta, Lygia Latuf Salomão e Coronel Fernando Ferreira Leite).
Com os corredores de ônibus, o sistema de transporte coletivo urbano já apresentou melhorias no serviço prestado à população. Levantamento feito pela prefeitura, desenvolvido pela RP Mobi, aponta a ampliação no quadro de horários e melhor deslocamento das linhas com a implantação dos corredores de ônibus na cidade.
No corredor Norte-Sul, pode ser constatada no aumento de 44% no número de viagens diárias, mediante a implantação de duas novas linhas estruturais (901 e 910) sob um incremento de 55 novos horários para atender, principalmente, moradores de bairros como Ribeirão Verde e Jardim Aeroporto em direção à região Sul (na região do RibeirãoShopping). Agora, são 180 viagens realizadas no geral, sendo que antes da adequação eram 125 partidas ao longo do dia.
Outro corredor de ônibus que a RP Mobi também detectou índices de melhorias no desempenho é o Oeste, composto por avenidas como a Dom Pedro I e a Luiz Galvão César. Nesse corredor, houve um acréscimo de 49,6% na quantidade de viagens diárias a partir da nova configuração da linha 903 – Oeste 1 (antes operada pela linha 808). Antes, os quadros de horários eram limitados em 63 viagens, e com a reformulação, são 125 partidas executadas.
O desempenho com mais agilidade no transporte coletivo já é perceptível com a adoção de novas faixas exclusivas em Ribeirão Preto. Na avenida Dom Pedro I, que inaugurou o corredor desde o segundo semestre de 2022, ao comparar índices de tempo de percurso da linha 903 – Oeste 2, com a extinta linha 808 – Jardim Cristo Redentor, que faz o mesmo conceito de trajeto, observa-se uma melhoria em média de 10% quanto à conclusão do deslocamento do ônibus, considerando a ligação entre os bairros das regiões Oeste/Norte ao centro. (colaboração: RP Mobi).