A semana começou com temperaturas recordes em Ribeirão Preto, onde o termômetro atingiu 40°C nesta terça-feira (08). A sensação térmica chegou a 43ºC, com a umidade do ar caindo para apenas 13%, levando a cidade a um estado de alerta. Nesta quarta-feira (09), as temperaturas devem se manter elevadas, podendo novamente chegar aos 40ºC.
Esse novo recorde supera os 39ºC registrados nos dias 25 e 26 de setembro, conforme medição da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet). A umidade mínima até agora foi de 10%. A expectativa é que a situação melhore com a chegada de chuvas previstas para entre quinta-feira (10) e sábado (12).
De acordo com a Climatempo, são esperados 7,8 milímetros de chuva na quinta-feira, 9,4 mm na sexta-feira e 4,6 mm no sábado. No entanto, a chuva pode ser isolada, atingindo apenas algumas áreas da cidade.
A média de chuvas esperadas para setembro era de 69 mm, mas a cidade recebeu apenas 5 mm, representando apenas 7% do esperado. Em outubro, a média histórica é de 122 mm. Até que a chuva chegue, a oitava onda de calor do ano continua a elevar as temperaturas, que são superiores à média de 32ºC para este mês.
A umidade relativa do ar segue abaixo do mínimo saudável de 40%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para a região. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera um estado de alerta quando a umidade fica abaixo de 20%, e de emergência quando cai para menos de 12%, situação que agrava os riscos de queimadas.
Além do calor, a qualidade do ar tem se deteriorado devido à fumaça de incêndios florestais. Na terça-feira, a qualidade foi classificada como “ruim”. A última chuva significativa na cidade ocorreu em abril, quando choveu cerca de 100 mm. As temperaturas devem diminuir a partir de quinta-feira, com a previsão de uma frente fria, trazendo um alívio nas condições climáticas.