Uma nova onda de calor está afetando o Brasil e deve persistir até a próxima semana, com seu ápice previsto para este sábado, 16, especialmente no estado de São Paulo, de acordo com informações da plataforma Climatempo.
O fenômeno meteorológico é impulsionado por um centro de alta pressão atmosférica sobre o Sul do país, que gradativamente avança em direção ao estado paulista, intensificando o calor na região Sudeste e Centro-Oeste. Enquanto isso, o Sul do país pode esperar por pancadas de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor, classificado como nível máximo de severidade, indicando perigo eminente e temperaturas até 5ºC acima da média, por mais de cinco dias, com possíveis impactos à saúde.
Cidades do interior de São Paulo, como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, estão sob alerta do Inmet, com previsão de temperaturas entre 36°C e 38°C até 20 de março, valores consideravelmente elevados para esta época do ano.
Em Ribeirão Preto, a máxima pode chegar aos 36ºC nos próximos dias, enquanto as mínimas devem ficar em torno de 24ºC e 25ºC. A Prefeitura local emitiu orientações à população sobre os cuidados necessários durante esse período de calor intenso.