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Professores protestam contra o uso de plataformas digitais em escolas de SP

Foto: Getty Images
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Professores da rede pública estadual de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira, 13, um movimento de protesto contra o uso de plataformas digitais nas escolas. A chamada “greve dos aplicativos”, organizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), tem previsão de durar até o dia 19 de maio, com o objetivo de reivindicar maior autonomia para os educadores.

Segundo a Apeoesp, o uso dessas ferramentas tecnológicas pelo governo estadual interfere na liberdade dos professores em escolher métodos de ensino adequados e ter acesso a materiais didáticos de qualidade. Além disso, a entidade denuncia a substituição dos livros físicos por conteúdo digital com erros graves de informação.

Uma medida controversa anunciada pela Secretaria Estadual de Educação foi o uso do ChatGPT, uma inteligência artificial, na criação de material didático. Essa decisão gerou críticas dos professores, que agora são responsáveis por revisar os conteúdos gerados pela IA. A Apeoesp destaca a importância de preservar a liberdade de ensino dos docentes e o direito de escolha sobre os recursos pedagógicos mais adequados para cada situação.

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Professores da rede pública estadual de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira, 13, um movimento de protesto contra o uso de plataformas digitais nas escolas. A chamada “greve dos aplicativos”, organizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), tem previsão de durar até o dia 19 de maio, com o objetivo de reivindicar maior autonomia para os educadores.

Segundo a Apeoesp, o uso dessas ferramentas tecnológicas pelo governo estadual interfere na liberdade dos professores em escolher métodos de ensino adequados e ter acesso a materiais didáticos de qualidade. Além disso, a entidade denuncia a substituição dos livros físicos por conteúdo digital com erros graves de informação.

Uma medida controversa anunciada pela Secretaria Estadual de Educação foi o uso do ChatGPT, uma inteligência artificial, na criação de material didático. Essa decisão gerou críticas dos professores, que agora são responsáveis por revisar os conteúdos gerados pela IA. A Apeoesp destaca a importância de preservar a liberdade de ensino dos docentes e o direito de escolha sobre os recursos pedagógicos mais adequados para cada situação.

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