A Voepass, com sede em Ribeirão Preto, anunciou a suspensão da operação de quatro novas rotas até o dia 26 de outubro. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (10) e afeta os destinos de Aracati (CE), Campina Grande (PB), Chapecó (SC) e Juazeiro do Norte (CE). No mês passado, a empresa já havia interrompido os voos diários para nove outros destinos até o final de outubro.
A companhia explicou que a suspensão das novas rotas é necessária para ajustar suas operações em resposta ao acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, interior de São Paulo, em 9 de agosto, que resultou na morte de 62 pessoas. Os voos para os destinos indicados serão retomados após o replanejamento das rotas, previsto para ocorrer até 26 de outubro.
A Voepass informou que os passageiros com bilhetes para os trechos cancelados serão compensados de acordo com a Resolução 400 da ANAC.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ACIDENTE
Nesta terça-feira, também foi realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o acidente ocorrido com um avião da Voepass. A reunião foi convocada pelo coordenador da comissão externa, deputado Bruno Ganem (Pode-SP).
Durante o encontro, representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) coletaram informações sobre a investigação do acidente, incluindo as transcrições das comunicações entre os pilotos e a torre de controle, obtidas a partir da caixa-preta.
O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, afirmou que a aeronave estava em condições adequadas para voar com formação de gelo e que a tripulação estava treinada para tais condições. Além disso, o brigadeiro revelou que, de acordo com o relatório preliminar, o sistema de descongelamento da aeronave foi acionado três vezes durante o voo após a indicação de que existia formação de gelo na aeronave, pelo sistema chamado de Eletronic ice detector.
LINHAS COM OPERAÇÕES SUSPENSAS
NORDESTE
- Porto Seguro (BA)
- Salvador (BA)
- Aracati (CE)
- Fortaleza (CE)
- Juazeiro do Norte (CE)
- Campina Grande (PB)
- Mossoró (RN)
- Natal (RN)
SUL
- Cascavel (PR)
- Chapecó (SC)
SUDESTE
- Confins (MG)
- São José do Rio Preto (SP)
CENTRO-OESTE
- Rio Verde (GO)