A partir desta sexta-feira, 28 de junho, os visitantes do Bosque Zoológico Fábio Barreto têm um novo recinto para conhecer um animal ameaçado de extinção. A oncinha Juma, de 10 meses de idade, nasceu no ZooPark de Vitória, no Espírito Santo, e por questões de manejo foi destinada para a nossa cidade.
A equipe técnica do Bosque Zoológico Fábio Barreto realizou a ambientação do recinto do animal de acordo com exigências da espécie por meio da implementação de arranhadores, plataforma e extratos verticais para que ela possa expressar o seu comportamento inato livremente, reduzindo a monotonia do ambiente de cativeiro.
Juma passará por avaliação médica, nutricional e biológica, protagonizada pelos setores de medicina veterinária, zootecnia e biologia para compor a ficha de acompanhamento da jovem onça até a idade adulta, assegurando bem-estar para a promoção do seu desenvolvimento biológico de modo saudável.
A mais nova moradora de Ribeirão Preto é uma onça-pintada melânica, trazida após negociações entre o zoológico municipal, o ICMBIO e órgãos ambientais estaduais de SP e ES. Ela será uma oportunidade para educar sobre a biodiversidade brasileira e para pesquisas científicas no Bosque Zoológico, em parceria com instituições governamentais e de pesquisa.
Foto: Divulgação
A coordenação das negociações foi feita pelo biólogo Otávio Almeida, enquanto o zootecnista Alexandre Gouvêa liderou o plano alimentar para o crescimento muscular e ganho de peso da Juma nos próximos meses. A equipe técnica celebra a chegada deste animal exuberante que enriquecerá nossa cidade.
Para Alexandre Gouvêa, o retorno da espécie onça-pintada ao Bosque Zoológico Fábio Barreto é muito importante, principalmente porque nos outros recintos tem onças sussuaranas, que também são predadores no topo de cadeia alimentar. “Ambas localizadas na praça dos grandes felinos promovem uma fascinante imersão para a comparação dos comportamentos dessas espécies”, afirma.