Tradicionalmente realizada na noite anterior ao início da feira, a abertura da FIL, Feira Internacional do Livro, aconteceu nesta sexta-feira, 12, no Theatro Pedro II, iniciando oficialmente a feira.
O evento foi aberto com o Coral da Unaerp, cantando a música Andar com Fé, do autor homenageado dessa edição, Gilberto Gil, criando o “elo” entre todas as apresentações e homenagens da noite, através do tema desta edição.
“Pensamos na melhor forma de representar o tema deste ano e o debate que buscamos promover, e assim, projetamos uma escultura de sucata que apenas fica firme, não tomba nem para um lado nem para o outro, quando colocados livros no suporte dela, em suas laterais. E é exatamente isso que a literatura promove em cada pessoa que lê: o equilíbrio” fala Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro.
Com o tema “Entre os extremos as dualidades: a literatura como elo”, a abertura homenageou grandes escritores, como Stella Maris Rezende, Luiza Romão, Gilberto Gil, Gilberto Dimenstein, professores por meio da professora Madelaine Pires, e o diretor do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, importante percursor da cultura no país.
“Ficamos extremamente gratos por termos esse apoio, não apenas por parte da esfera pública, que vem promovendo e incentivando o os eventos culturais na cidade, como a FIL, mas também nossos colaboradores, que permitem que a feira seja uma realidade, hoje com impacto internacional” disse a presidente da Fundação do Livro, Dulce Neves.
Também, foram homenageadas algumas instituições, das esferas públicas e privadas, que promovem a cultura e o desenvolvimento sociocultural não apenas em Ribeirão, mas em âmbitos nacional e internacional.
“É muito gratificante estar aqui, em uma abertura inédita, tão rica e clara, como dessa edição, que também traz um debate fantástico que é a literatura como o elo dos extremos. E é através da leitura, do contato com o livro, que promovemos o senso crítico e temos uma visão mais apurada sobre o mundo, nos afasta da ignorância e nos aproxima da cidadania. Recentemente assisti um filme que aqui, faço alusão ao seu nome: quem tem medo da literatura? Através da FIL sabemos que é quem não busca essa união e desenvolvimento social, promoção da cultura, educação e cidadania”, falou o prefeito Duarte Nogueira.
A 22ª edição da FIL
A feira será realizada do dia 12 a 20 de agosto, em mais de dez pontos na cidade e conta com quase 500 atrações. Somente no stand da prefeitura, serão 80 eventos promovidos pelas Secretarias e órgãos municipais.
Você encontra a FIL nas instituições: A fábrica Instituto Seb, Biblioteca Sinha Junqueira, Centro Cultural Palace, Palácio do Rio Branco, Ribeirão Shopping e Sesc. O evento também está com ações nos muses Museu de Imagem e do Som (MIS) e Casa da Memoria Italiana, e nos teatros Municipal, Bassano Vaccarrini (Unaerp) e no Theatro Pedro II.
A programação completa da FIL pode ser conferida no site da Fundação do Livro.