A cidade de Ribeirão Preto se prepara para uma celebração especial em honra ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. Diversas atividades culturais estão programadas para marcar a ocasião, trazendo à tona a rica herança e a expressão artística dos povos originários.
O destaque da programação fica por conta do pré-lançamento do documentário “Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral”, que acontecerá no Cineclube Cauim no sábado, dia 20 de abril, às 10h30. O filme, dirigido por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Pedro Jezler e Rafael Costa, registra a abertura da mostra “Bancos dos Povos Indígenas Brasileiros: Imaginação Humana e Fauna Selvagem”, ocorrida no Museu Metropolitano de Arte Teien de Tóquio em 2018. Após a exibição, haverá uma discussão sobre “Arte indígena: estética e representação”, com a participação de Tomas Alvim e Mayawari Mehinaku, da Aldeia Kaüpuna, também um dos retratados no filme.
Além disso, nos dias 18 e 19 de abril, o Espaço Coletivo Store do Shopping Santa Úrsula receberá uma exposição com algumas das obras do artista xinguano Mayawari Mehinaku, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na riqueza e na diversidade da arte indígena.
Serviço:
Sessão de pré-lançamento e debate
Documentário: Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral
Debate: Arte indígena: estética e representação (Tomas Alvim e Mayawari Mehinaku)
Data: 20 de abril
Horário: 10h30
Local: Cineclube Cauim
Endereço: Rua Olavo Bilac, nº 135
Exposição Mayawari Mehinaku
Data: 18 e 19 de abril
Local: Espaço Coletivo Store Shopping Santa Úrsula
Endereço: Rua São José, 933 – Centro