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91% dos consumidores de Ribeirão Preto querem presentear nesse Natal

Foto: Guilherme Sircili
Foto: Guilherme Sircili

O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), revela que 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm a intenção de realizar compras de presentes neste Natal. Com uma projeção de crescimento entre 7% e 10% nas vendas, o CPV já havia anunciado um ticket médio de presente variando entre R$ 200 e R$ 250.

Segundo o CPV, 78% dos consumidores locais planejam realizar suas compras em lojas físicas, enquanto 54% optarão por compras online, indicando uma preferência por ambos os meios. Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, destaca que as compras online oferecem comodidade e promoções, mas muitos consumidores ainda valorizam a experiência de ir às lojas, conversar com vendedores e interagir com os produtos.

Os produtos mais procurados neste Natal incluem roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos (especialmente celulares e acessórios), perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, além de artigos esportivos. A pesquisa abrange não apenas o impacto no comércio, mas também movimenta outros setores como bares, restaurantes, hotéis, cultura e entretenimento.

A nível nacional, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) destaca que 55% dos consumidores percebem os preços dos presentes deste ano como mais altos que no ano anterior. Os fatores de influência na decisão de compra incluem preço (51%), ofertas e promoções (39%), valor do frete (25%) e prazo de entrega (24%).

No que diz respeito aos meios de pagamento, a pesquisa aponta que 47% dos consumidores utilizarão PIX, 44% optarão por cartão de crédito parcelado, 34% usarão dinheiro e 31% escolherão cartão de débito. O parcelamento é uma estratégia para 48% dos consumidores, enquanto 41% preferem pagar à vista para garantir sobra de dinheiro no orçamento.

Entretanto, há um risco calculado, pois 33% dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. Para 24%, gastar mais do que podem nessa data é uma prática comum, e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes. Diego Galli alerta que as escolhas podem impactar o orçamento e o poder de compra no início de 2024.

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Segundo o CPV, 78% dos consumidores locais planejam realizar suas compras em lojas físicas, enquanto 54% optarão por compras online, indicando uma preferência por ambos os meios. Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, destaca que as compras online oferecem comodidade e promoções, mas muitos consumidores ainda valorizam a experiência de ir às lojas, conversar com vendedores e interagir com os produtos.

Os produtos mais procurados neste Natal incluem roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos (especialmente celulares e acessórios), perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, além de artigos esportivos. A pesquisa abrange não apenas o impacto no comércio, mas também movimenta outros setores como bares, restaurantes, hotéis, cultura e entretenimento.

A nível nacional, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) destaca que 55% dos consumidores percebem os preços dos presentes deste ano como mais altos que no ano anterior. Os fatores de influência na decisão de compra incluem preço (51%), ofertas e promoções (39%), valor do frete (25%) e prazo de entrega (24%).

No que diz respeito aos meios de pagamento, a pesquisa aponta que 47% dos consumidores utilizarão PIX, 44% optarão por cartão de crédito parcelado, 34% usarão dinheiro e 31% escolherão cartão de débito. O parcelamento é uma estratégia para 48% dos consumidores, enquanto 41% preferem pagar à vista para garantir sobra de dinheiro no orçamento.

Entretanto, há um risco calculado, pois 33% dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. Para 24%, gastar mais do que podem nessa data é uma prática comum, e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes. Diego Galli alerta que as escolhas podem impactar o orçamento e o poder de compra no início de 2024.

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