Alguns dos principais bancos do Brasil estão removendo gradualmente o serviço de Documento de Ordem de Crédito (DOC) de seus pacotes de serviços para clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Até o momento, o Itaú e o Santander já desativaram essa opção de transferência. O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco também anunciaram planos para descontinuar o serviço.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todos os bancos deverão cessar a oferta de operações DOC até o dia 29 de fevereiro de 2024. O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central (BC), vem perdendo espaço gradualmente para alternativas mais ágeis e econômicas de transferência de recursos, com uma queda acentuada no seu uso nos últimos anos, especialmente após o lançamento do Pix em novembro de 2020.
Diferenças entre DOC e TED
Enquanto o DOC tem um limite de valor menor, geralmente com compensação no próximo dia útil, a TED permite transferências mais ágeis, com a transação concluída no mesmo dia, e não possui limite mínimo.