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Ceia de Natal tem aumento de quase 10%

Foto: Freepik
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A ceia de Natal dos brasileiros ficará, em média, 9,54% mais cara em 2024, de acordo com um levantamento da FecomercioSP, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE. O aumento é superior à inflação geral do país, que foi de 4,87% nos últimos 12 meses. Os itens que mais contribuíram para essa alta são batata, azeite, arroz e alho.

A batata-inglesa lidera o aumento de preços, com um salto de 30,82% em relação ao ano passado, seguida pelo azeite de oliva, com alta de 28,58%. Outros itens com grandes aumentos foram o leite (21,78%), o arroz (19,58%) e o alho (19,48%). Esses produtos são essenciais para a composição da ceia de Natal e foram impactados por fatores como variações climáticas e custos de produção.

Para amenizar o impacto no bolso, a FecomercioSP sugere que os consumidores aproveitem promoções em supermercados, especialmente durante os dias de descontos. Também é recomendado buscar ofertas em aplicativos de compras, principalmente para itens não perecíveis, o que pode trazer economia no valor e no deslocamento até os estabelecimentos.

Outra alternativa para economizar é pagar as compras via Pix, uma forma que ainda permite negociar descontos com os comerciantes. A pesquisa também destaca que, embora a maioria dos preços tenha subido, alguns itens tiveram redução, como a cenoura (-26,08%), o tomate (-25,15%) e a cebola (-6,66%), oferecendo uma oportunidade para os consumidores ajustarem suas compras.

Apesar de não incluir itens como tender e peru no levantamento, a FecomercioSP observa que, de maneira geral, os preços das carnes aumentaram 11,44%, o que também impacta o custo total da ceia. Por outro lado, os pescados tiveram um aumento bem mais modesto de 1,32%.

A recomendação final da federação é antecipar as compras, especialmente dos itens não perecíveis, já que, conforme as festas se aproximam, a procura aumenta e os preços tendem a subir ainda mais. Quem comprar com antecedência poderá encontrar melhores preços e evitar a escassez de produtos nas gôndolas.

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A batata-inglesa lidera o aumento de preços, com um salto de 30,82% em relação ao ano passado, seguida pelo azeite de oliva, com alta de 28,58%. Outros itens com grandes aumentos foram o leite (21,78%), o arroz (19,58%) e o alho (19,48%). Esses produtos são essenciais para a composição da ceia de Natal e foram impactados por fatores como variações climáticas e custos de produção.

Para amenizar o impacto no bolso, a FecomercioSP sugere que os consumidores aproveitem promoções em supermercados, especialmente durante os dias de descontos. Também é recomendado buscar ofertas em aplicativos de compras, principalmente para itens não perecíveis, o que pode trazer economia no valor e no deslocamento até os estabelecimentos.

Outra alternativa para economizar é pagar as compras via Pix, uma forma que ainda permite negociar descontos com os comerciantes. A pesquisa também destaca que, embora a maioria dos preços tenha subido, alguns itens tiveram redução, como a cenoura (-26,08%), o tomate (-25,15%) e a cebola (-6,66%), oferecendo uma oportunidade para os consumidores ajustarem suas compras.

Apesar de não incluir itens como tender e peru no levantamento, a FecomercioSP observa que, de maneira geral, os preços das carnes aumentaram 11,44%, o que também impacta o custo total da ceia. Por outro lado, os pescados tiveram um aumento bem mais modesto de 1,32%.

A recomendação final da federação é antecipar as compras, especialmente dos itens não perecíveis, já que, conforme as festas se aproximam, a procura aumenta e os preços tendem a subir ainda mais. Quem comprar com antecedência poderá encontrar melhores preços e evitar a escassez de produtos nas gôndolas.

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