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Comércio de Ribeirão Preto registra crescimento de 0,5% em agosto

Foto: Guilherme Sircilli
Foto: Guilherme Sircilli

As vendas no comércio varejista de Ribeirão Preto registraram um leve crescimento de 0,5% em agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse dado foi divulgado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), ligado ao SINCOVARP e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLRP). Embora o aumento tenha sido modesto, o Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto, contribuiu para esse desempenho positivo, seguido por uma queda nas vendas no restante do mês.

“Tivemos um pico de vendas até o Dia dos Pais, em 11 de agosto, e depois uma forte acomodação no restante do mês. Mas foi o suficiente para garantir uma leve alta do indicador com viés de estabilidade”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDLRP.

“Para se ter uma ideia, em 2023, a variação das vendas de agosto, em Ribeirão Preto, ficou positiva em 2,6% na comparação com 2022. No primeiro semestre de 2024, as vendas no Varejo local já ficaram abaixo do primeiro semestre de 2023. Essa tendência se repetiu em julho e agosto, e precisa melhorar até o fim de dezembro para que o Setor Lojista não termine o ano no vermelho”, também afirma o pesquisador.

Galli também apontou fatores que continuam pressionando o poder de compra dos consumidores, como altos índices de inadimplência, endividamento das famílias e a interrupção da queda nas taxas de juros para controlar a inflação. Em Ribeirão Preto, obras de mobilidade urbana também têm impactado negativamente as vendas em áreas comerciais importantes.

Em relação ao emprego no setor, a variação entre vagas abertas e fechadas em agosto foi de -0,6%, indicando estabilidade. “Esse é um período do ano em que a empregabilidade é menor no Comércio. A tendência é de que o Varejo comece a contratar mais a partir de outubro, já pensando no período de fim de ano abrangendo Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, diz Galli.

Quanto à confiança dos lojistas, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDLRP, que vai de 1 a 5 pontos, ficou em 3,6 para os próximos três meses, um aumento em relação à pesquisa anterior. A mesma pontuação foi registrada para a confiança de longo prazo, que avalia os próximos 12 meses, indicando uma visão moderadamente otimista para o futuro.

“O nível de confiança de agosto reflete a expectativa dos lojistas para um segundo semestre positivo, ainda que abaixo do esperado. No curto prazo, consolida a aposta dos empreendedores nas últimas datas sazonais do calendário varejista, em especial no Natal, para fechar o ano ‘no azul’. No longo prazo, fica clara a expectativa de dias melhores, em 2025, considerando que será um ano sem disputa eleitoral, com o fim das obras de mobilidade e mais dentro de uma normalidade”, finaliza Diego Galli Alberto.

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As vendas no comércio varejista de Ribeirão Preto registraram um leve crescimento de 0,5% em agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse dado foi divulgado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), ligado ao SINCOVARP e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLRP). Embora o aumento tenha sido modesto, o Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto, contribuiu para esse desempenho positivo, seguido por uma queda nas vendas no restante do mês.

“Tivemos um pico de vendas até o Dia dos Pais, em 11 de agosto, e depois uma forte acomodação no restante do mês. Mas foi o suficiente para garantir uma leve alta do indicador com viés de estabilidade”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDLRP.

“Para se ter uma ideia, em 2023, a variação das vendas de agosto, em Ribeirão Preto, ficou positiva em 2,6% na comparação com 2022. No primeiro semestre de 2024, as vendas no Varejo local já ficaram abaixo do primeiro semestre de 2023. Essa tendência se repetiu em julho e agosto, e precisa melhorar até o fim de dezembro para que o Setor Lojista não termine o ano no vermelho”, também afirma o pesquisador.

Galli também apontou fatores que continuam pressionando o poder de compra dos consumidores, como altos índices de inadimplência, endividamento das famílias e a interrupção da queda nas taxas de juros para controlar a inflação. Em Ribeirão Preto, obras de mobilidade urbana também têm impactado negativamente as vendas em áreas comerciais importantes.

Em relação ao emprego no setor, a variação entre vagas abertas e fechadas em agosto foi de -0,6%, indicando estabilidade. “Esse é um período do ano em que a empregabilidade é menor no Comércio. A tendência é de que o Varejo comece a contratar mais a partir de outubro, já pensando no período de fim de ano abrangendo Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, diz Galli.

Quanto à confiança dos lojistas, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDLRP, que vai de 1 a 5 pontos, ficou em 3,6 para os próximos três meses, um aumento em relação à pesquisa anterior. A mesma pontuação foi registrada para a confiança de longo prazo, que avalia os próximos 12 meses, indicando uma visão moderadamente otimista para o futuro.

“O nível de confiança de agosto reflete a expectativa dos lojistas para um segundo semestre positivo, ainda que abaixo do esperado. No curto prazo, consolida a aposta dos empreendedores nas últimas datas sazonais do calendário varejista, em especial no Natal, para fechar o ano ‘no azul’. No longo prazo, fica clara a expectativa de dias melhores, em 2025, considerando que será um ano sem disputa eleitoral, com o fim das obras de mobilidade e mais dentro de uma normalidade”, finaliza Diego Galli Alberto.

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