O preço do etanol nos postos de Ribeirão Preto e região deve sofrer um aumento de até R$ 0,20 por litro nos próximos dias, de acordo com a Central de Monitoramento da Associação Núcleo Postos Ribeirão Preto.
Desde o começo de novembro, as distribuidoras começaram a ajustar os preços, mas os postos ainda estavam absorvendo parte desse impacto. “Chegamos a um ponto em que será necessário repassar os aumentos acumulados ao consumidor final”, explicou Fernando Roca, presidente da associação, que representa 100 postos na região.
O aumento se deve principalmente à chegada da entressafra da cana-de-açúcar, perÃodo em que as usinas interrompem a produção de etanol para manutenção e ajustes industriais, visando a preparação para a próxima safra.
“Esse processo é comum e ocorre todos os anos, mas, até que a produção seja retomada em 2025, o mercado será regulado pelos estoques disponÃveis e pela lei da oferta e da procura”, afirmou Roca.
Esse reajuste no preço do etanol também deve afetar o valor da gasolina, que contém 27% de etanol em sua composição. Diante desse cenário, Roca recomenda que os consumidores comparem preços e considerem a relação de custo-benefÃcio.
“Se o valor do etanol não ultrapassar 70% do preço da gasolina, ele continuará sendo a opção mais vantajosa. Porém, é fundamental priorizar postos confiáveis para garantir a qualidade do produto”, destacou.