Em virtude do feriado da Independência do Brasil, que ocorre nesta quinta-feira, 7, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto terá seu funcionamento alterado, estando fechado durante esse dia. A instituição retomará suas atividades normalmente na sexta-feira, das 7h às 12h, e estará recebendo doadores em sua sede, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 975, Vila Seixas.
A instituição ressalta a importância de que, em feriados prolongados como este, a necessidade de doações de sangue aumenta significativamente. Isso ocorre devido à diminuição dos estoques sanguíneos causada pelas viagens das pessoas, muitas das quais esquecem de realizar suas doações. Paralelamente, a demanda por hemocomponentes nos hospitais cresce devido aos acidentes de trânsito nas estradas nesses períodos.
Diante desse cenário, a instituição faz um apelo para que as pessoas se programem e realizem suas doações antes de viajar. Micheli Caligioni, captadora do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, destaca que “para aqueles que permanecerão na cidade, estaremos disponíveis na sexta-feira e no sábado, com um processo rápido que leva, em média, 40 minutos.”
Todos os tipos sanguíneos são essenciais, mas os grupos O-, O+, A-, e A+ são os que apresentam maior carência e necessitam de uma captação mais robusta. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto presta atendimento a 12 hospitais na região, fornecendo bolsas de sangue cruciais para pacientes internados que dependem de transfusões para sua recuperação.
A instituição opera regularmente de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Rua Quintino Bocaiúva, 975, Vila Seixas – (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Para doar, basta comparecer à unidade ou agendar previamente, cumprindo os requisitos abaixo.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar documento oficial com foto em bom estado de conservação (RG, CNH etc.).
- Ter idade entre 16 e 69 anos, com a primeira doação realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e acompanhamento do responsável legal no momento da doação).
- Não é permitido doar acompanhado de menores de 12 anos, exceto se acompanhados por dois adultos, que devem revezar durante a doação.
- Estar em boas condições de saúde, sem sintomas.
- Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
- Não ter consumido álcool nas últimas 12 horas.
- Não é necessário estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos.
- Se tiver feito tatuagem ou piercing, aguarde 12 meses (exceto para região genital e boca, onde o período é de 12 meses após a retirada).
- Caso tenha diabetes, a condição deve estar sob controle e não é permitido o uso de insulina.
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguarde 6 meses.
- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
- Candidatos com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar 7 dias após o término dos sintomas e do uso de medicações.
- Aguarde 48 horas após a vacinação contra a gripe, a menos que apresente sintomas.
- Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, consulte a equipe do banco de sangue.