Pelo terceiro ano seguido, o Botafogo de Ribeirão Preto assegura presença na Copa do Brasil, uma competição renomada por oferecer as maiores premiações no cenário do futebol brasileiro. A conquista da vaga ocorreu após Palmeiras e Red Bull Bragantino se classificarem para a Libertadores de 2024.
O Pantera garantiu sua posição ao ser a oitava colocada na classificação geral do Campeonato Paulista. Diferentemente de Palmeiras, Bragantino e São Paulo, que iniciarão a Copa do Brasil diretamente na terceira fase, o Botafogo enfrentará desde o início do torneio. Além do Pantera, outros representantes paulistas incluem Água Santa, Ituano, São Bernardo e Portuguesa Santista.
Esta será a terceira participação consecutiva do Botafogo na Copa do Brasil, marcando a sexta vez na história do clube. Nas edições anteriores, o Tricolor enfrentou desafios diversos, sendo eliminado em 1999 pelo Bahia na primeira fase e em 2000 pelo Internacional na fase inaugural. Situações semelhantes ocorreram em 2002 e 2022, com quedas diante de Sport e Azuriz, respectivamente.
O ano de 2023, no entanto, marcou um capítulo histórico para o clube, alcançando a terceira fase da competição. O Botafogo superou o Parnahyba na primeira rodada após um empate por 0 a 0 fora de casa. Na segunda fase, venceu o São Raimundo-RR por 3 a 1 em Ribeirão Preto. Apesar da derrota para o Santos na terceira fase (2 a 0 e 1 a 0), a campanha representa um marco na trajetória do Pantera na Copa do Brasil.