Em uma partida que manteve os torcedores à beira de seus assentos, o Botafogo enfrentou o ABC, resultando em um empate sem gols na segunda-feira (28) no Estádio Santa Cruz pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Esse impasse deixa o Tricolor na 12ª posição, somando 34 pontos, uma vantagem de oito pontos sobre o Sampaio Corrêa, o primeiro time na zona de rebaixamento. Por outro lado, o time está a sete pontos atrás do quarto colocado, Juventude.
Olhando para frente, o Pantera se prepara para enfrentar o Sport no próximo domingo (3) às 18h, novamente no Estádio Santa Cruz.
Análise da Partida
Sob a orientação do técnico Marcelo Chamusca, o Botafogo entrou em campo com ajustes significativos nas configurações defensivas, do meio-campo e do ataque. Na defesa, Diogo Silva recebeu a oportunidade em vez de Lucas Dias. No meio-campo, rostos novos surgiram na forma de Tárik, Pedro Rodrigues e Jean Victor, substituindo Ivonei, Luiz Henrique e Toró, respectivamente.
Assim, a linha ofensiva foi composta por Osman e Édson Cariús, que entrou no lugar de Salatiel, que solicitou o término do contrato para jogar no exterior.
Com essa disposição tática, o Botafogo iniciou o jogo marcando seu adversário na zona de ataque e pressionando o ABC. Apenas três minutos após o início da partida, ameaçaram seus oponentes com uma tentativa de bicicleta de Jean Victor e um cabeceio de Édson Cariús que foi para fora.
Aos 14 minutos, após uma sequência de cruzamentos na área, o Pantera chegou perto de quebrar o empate com um cruzamento de Pedrinho e um cabeceio de Márcio que atingiu a trave.
À medida que o tempo avançava, o ABC conseguiu recuperar o equilíbrio, nivelando o jogo. A equipe visitante também representou uma ameaça, com um chute potente de Romário que atingiu a trave.
No segundo tempo, Chamusca fez uma substituição, trazendo Edson para o lugar de Pedro Rodrigues. Nos primeiros dez minutos, o Pantera ameaçou em lances de bola parada através de Jean Victor. Na primeira situação, o camisa 11 cruzou a bola por toda a pequena área. Na segunda, a cabeçada de Diogo Silva passou ao lado do gol.
Enquanto isso, o ABC criou uma oportunidade pelo flanco direito, com Matheus Anjos conectando-se com Anderson Cordeiro, que foi bloqueado no momento da finalização, antes de Matheus Albino fazer a defesa.
Marcelo Chamusca posteriormente introduziu Lucas Cardoso e Ivonei nos lugares de Jean Victor e Osman. O Tricolor teve duas chances de quebrar o empate. Aos 32 minutos, Lucas Cardoso avançou pelo lado esquerdo e passou para Ivonei, cujo chute foi desviado e defendido pelo goleiro Michael. Dois minutos depois, Ivonei aproveitou uma sobra após um cruzamento da ala direita, mas foi novamente impedido pelo goleiro adversário.
Por outro lado, o ABC tentou através de chutes de Fabrício e Wallace, sendo que este último obrigou Matheus Albino a uma defesa notável.
Chamusca continuou a fazer mudanças, trazendo Ericson no lugar de Thassio e Gustavo Xuxa no lugar de Édson Cariús. A equipe fez uma última investida, e Madruga teve uma chance de fora da área, mas seu chute passou por cima do travessão. No fim das contas, a partida terminou em um empate em 0 a 0.