O novo técnico do Botafogo, Márcio Zanardi, compartilhou suas influências no futebol, desde seus tempos nas categorias de base até sua experiência com treinadores renomados. Ele recordou seu período como jogador do São Paulo sob a liderança de Telê Santana nos anos 1990 e sua convivência com Jorge Sampaoli no Santos.
Zanardi, que foi treinador das equipes sub-20 e sub-23 do Santos durante a passagem de Sampaoli, destacou a importância das discussões abertas entre eles, mesmo diante de opiniões divergentes. Para ele, essa troca é essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho.
“Eu só acredito em crescimento divergindo. Então minha comissão não está aqui para falar amém pra mim. Estão aqui para falar o que acham e vamos quebrar o pau, mas tomaremos as melhores decisões e vamos discutir para que a gente possa achar o melhor cenário. É um cara que aprendi muito e respeito”, afirmou.
Além de sua experiência no Santos, Zanardi também atuou por três anos nas categorias de base do Al-Nasr, nos Emirados Árabes Unidos, e fez estágios com Marcelo Bielsa no Leeds United e Tite, que recentemente deixou o Flamengo.
Zanardi também fez questão de mencionar seu aprendizado com Telê Santana, que o convidou para treinar com os profissionais quando ele tinha apenas 15 anos.
“Conheci o Telê Santana. Eu com 15 anos, ele me chamou para treinar com os profissionais. Eu me espelhei desde o começo, tomava dura todos os dias. O Felipão também me deu várias oportunidades de estágio, e quem me deu a primeira oportunidade no profissional foi o PC Gusmão, um grande amigo, (…) eu trabalhava diariamente pra ele. Me ajudou muito na Portuguesa “, comentou.
Sua estreia no comando do Pantera será neste sábado (05), às 17h, na partida contra a Ponte Preta, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.