O técnico Márcio Zanardi se prepara para comandar o Botafogo no Campeonato Paulista de 2025, sua quarta participação consecutiva na competição, sendo o primeiro trabalho fora do São Bernardo, onde alcançou as quartas de final nos dois últimos anos (em 2022, contra o São Paulo, e em 2023, contra o Palmeiras).
No Tricolor, Zanardi assumiu em setembro para evitar o rebaixamento à Série C, mas agora terá liberdade para reformular o elenco e montar a pré-temporada com jogadores que se alinhem ao seu estilo de jogo para o estadual de 2025. O foco do treinador é trazer jogadores com histórico de vitórias e títulos.
“Primeiro temos que trazer jogadores vencedores, acostumados com a vitória. Não é fácil vencer no futebol. Quando faz uma montagem, tem que trazer jogadores que tiveram acesso e foram campeões. O futebol mudou. Hoje é força física, precisa de atletas fortes, um time competitivo, alto. A gente cobra muito isso. Cobro muito essa intensidade, mas intensidade você não treina, isso vem de você. Então temos que fazer treinos bem competitivos, jogos competitivos”, afirmou em entrevista ao ge.
Zanardi é conhecido por seu estilo de jogo com ênfase na posse de bola e ataque, o que já havia implementado com sucesso no São Bernardo. No Botafogo, ele pretende aplicar o mesmo conceito, agora com mais tempo para trabalhar, após ter assumido a equipe na Série B com o objetivo de evitar o rebaixamento.
“Eu odeio dar a bola para o adversário e ter que ficar sofrendo. Isso não faz parte do que acredito, mas tudo faz parte de onde você vai estar. Precisa analisar os jogadores. Se você não tem um time propositivo, um time que gosta de ter a bola, é difícil você mudar a estratégia (…) Não vou dizer que só jogo dessa forma, independente da plataforma de linha de quatro, de cinco. Isso depende da estratégia. Eu acho que o treinador tem que se adaptar o quanto antes com os jogadores que ele tem”, explicou o técnico.
Zanardi também destacou a importância da comunicação com a direção do clube para montar um elenco adequado à sua filosofia.
“O Toninho [Cecílio, executivo do Botafogo] sabe muito bem a forma que penso e a forma que passei para eles. Essa ligação treinador-executivo, o Enory [Martins], que é nosso analista de mercado, eles precisam entender a forma que o Márcio joga para poder trazer jogadores com esse perfil.”
O Campeonato Paulista de 2025 começa no dia 15 de janeiro, e o Botafogo estreia contra o Guarani, em Campinas. O primeiro jogo em casa será contra o São Paulo, no dia 19 de janeiro.