Oito times do Brasileirão superam média de 30 mil torcedores por jogo

Brasileirão 2023 é um sucesso de público nos estádios do Brasil. Torcedores de todos os cantos do país estão marcando presença nas arquibancadas para apoiar o time rumo às vitórias. Até a sétima rodada, são oito clubes que apresentam média de cerca de 30 mil torcedores por jogo.

O Flamengo é o líder da estatística, com 51.599 presentes. A equipe carioca, inclusive, alcançou a marca de maior público da competição: 64.871 no Maracanã contra o Corinthians. O Flamengo mantém a média acima de 50 mil torcedores do ano passado, quando teve perto de 55 mil por partida.

”A excelente média de público do Campeonato Brasileiro é a prova do sucesso da organização da competição, a mais equilibrada de clubes do mundo. É um orgulho para a CBF contar com a paixão dos milhares de torcedores a cada rodada. Parabéns aos torcedores e aos clubes que fazem o campeonato ficar cada vez mais atraente”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O São Paulo teve um crescimento exponencial de público no Morumbi. Com 30 mil de média em 2022, o Tricolor Paulista atrai 48.166 são-paulinos a cada jogo nesta temporada, um aumento de aproximadamente 60% em apenas um ano. O sucesso nas arquibancadas é transmitido ao campo: a equipe tem 100% de aproveitamento jogando em casa.

O Corinthians continua com a força da Neo Química Arena lotada em 2023 e enfrenta os adversários com 39.562 torcedores, apesar do começo oscilante na competição. 

Assim como o São Paulo, o torcedor do Fluminense comparece ainda mais nesta temporada: 39.163 por jogo, aumento de 28% em relação ao campeonato passado. A boa fase da equipe comandada por Fernando Diniz e a chegada do lateral-esquerdo Marcelo são os catalisadores da mudança.

Atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras tem média de 38.578 no Allianz Parque, número similar ao Bahia, que leva à Arena Fonte Nova 36.306 torcedores como mandante.

Na Arena Castelão, o Fortaleza conta com cerca de 36 mil presentes para apoiar o treinador Juan Pablo Vojvoda e seus jogadores. Já o Vasco, por sua vez, tem o posto de segundo maior público da Série A, com 59.867 pessoas no Maracanã, e leva 32.733 de média.

O Internacional está próximo da marca de 30 mil por jogo: 29.884 torcedores. O público mais expressivo do Colorado foi na vitória diante do Flamengo por 2 a 1, com 45.751 presentes no Beira-Rio. Em situação parecida está o Atlético-MG, que recebe 28.699 de média nos estádios.

De volta à Série A, o Cruzeiro está em quinto lugar com 12 pontos e é apoiado por 27.591 presentes a cada rodada em casa. A equipe recebeu, no Mineirão, o quinto maior público desta edição: 51.846 na derrota para o Fluminense por 2 a 0.

Com 25.599 presentes por jogo na Arena da Baixada, a força do Athletico-PR como mandante é resultado também das arquibancadas. O Grêmio retornou à elite do futebol brasileiro e se reforçou com o centroavante uruguaio, Luís Suárez, uma das razões para a marca de 21.916 gremistas na Arena do Grêmio.

O Coritiba apresenta média acima de 20 mil torcedores: 21.272 de público. E o apoio do torcedor será fundamental para o clube, que convive com a posição de lanterna na Série A.

O Botafogo-RJ alcançou quatro vitórias em quatro jogos no Nilton Santos, que recebe 19.262 a cada rodada. Mas a força do líder da competição também se mostrou fora de casa: vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo no Maracanã, para 53.138 torcedores, terceiro maior público deste Brasileirão.

O Cuiabá tem média de 14.227 presentes por partida na Arena Pantanal. Já Santos e Goiás apresentam pouco mais de dez mil torcedores. O Esmeraldino preenche quase a totalidade do Hailé Pinheiro: 84% com 11.014 presentes, e o Peixe, por sua vez, recebe 10.745 torcedores a cada partida e lota 66% da capacidade da Vila Belmiro. 

Com os menores públicos desta edição, o América Mineiro leva 4.666 torcedores ao Independência, e o Red Bull Bragantino, 3.719 presentes no Nabi Abi Chedid.

Maiores Públicos do Brasileirão Assaí 2023:

1º – Flamengo x Corinthians – 64.871 torcedores – Maracanã – 7ª rodada

2º – Vasco x Palmeiras – 59.867 torcedores – Maracanã – 2ª rodada

3º – São Paulo x Vasco – 57.399 torcedores – Morumbi – 7ª rodada

4º – Flamengo x Botafogo-RJ – 53.138 torcedores – Maracanã – 3ª rodada

5º – Cruzeiro x Fluminense – 51.846 torcedores – Mineirão – 5ª rodada

VIA CBF

Foto – Paula Reis/Flamengo

Copa da LPF! Barão enfrenta Brutos Limeira em busca de vaga na semifinal

Agora é mata! Quem vencer avança e quem perder dá adeus à Copa da LPF 2023. Nesta quinta-feira, às 20h, o Barão de Mauá/Futsal Ribeirão (Secretaria de Esportes) enfrenta o Brutos Futsal Limeira em partida única válida pelas quartas de final. O jogo será realizado em Ribeirão Preto, no Ginásio José Favaro Junior.

A vantagem de decidir em casa foi conquistada graças à melhor campanha do Grupo B – e no geral da fase classificatória. O Barão somou sete vitórias, todas com goleadas, em sete jogos. Com isso, garantiu o mando de jogo e não precisou disputar as oitavas de final, se classificando direto para as quartas.

O técnico André Tártaro quer manter essa vantagem. “É uma nova fase e não podemos cometer erros. Fizemos uma primeira fase perfeita, mas agora é foco total. Precisamos vencer para classificarmos e continuarmos com essa vantagem de decidir em casa”, disse.

Tártaro ressaltou a força do adversário. “É uma equipe tradicional na Liga. Uma equipe que marca muito forte. Aproveitamos essas duas semanas para treinar em cima do jogo deles. Vai ser um bom jogo e a gente vai trabalhar para sair com mais uma vitória”, finalizou o treinador, que terá força total à sua disposição.

O adversário

O Brutos Futsal ficou em quarto lugar do Grupo A na fase classificatória. Foram três vitórias, um empate e três derrotas. Nas oitavas, venceu em casa a Ebenézer de Frutal por 5 a 1, em Limeira.

Quem se classificar para a semifinal enfrentará o Pinda Futsal, que derrotou o São Paulo FC na terça-feira (23) por 6 a 3.

Ingressos solidários

O ingresso para o jogo entre Barão e Brutos pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível. As trocas estão disponíveis até esta quinta-feira, dia do jogo. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Ribeirão Preto. Caso não se esgotem, os ingressos poderão ser trocados na entrada do ginásio, Rua José Curvelo da Silveira Junior, 110, minutos antes do jogo.

As trocas podem ser feitas na Geração Sport (Via Francisco Maggioni, 60 – Via Norte) e no Centro Universitário Barão de Mauá (Rua Ramos de Azevedo, 423).

O Barão de Mauá/Futsal Ribeirão é patrocinado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Sicoob Cooperac, Cenourão Naturalmente Saudável, Vitrali Esquadrias, 365 da Barra, Construtora 3BS, Realta Elétrica, GMAD Grupo Madcompen, Ativa Locação e Dalri’s Lanches, e tem apoio da Geração Sport, Pacer Academia, Academy William Piovan, Elleven Fisioterapia e Saúde e FollowX Comunicação. Conta também com grande apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria de Esportes.

ELENCO DO FUTSAL RIBEIRÃO PARA O JOGO CONTRA O BRUTOS LIMEITA

Goleiros: Jackson, Bezinho e Eli

Fixos: Ivan, Kauê e Luiz Felipe

Alas: Biel, Beto, Matheus Cardoso, Neguinho, Paulinho, Victor e Wellitinho

Pivôs: Lucas Santos e Nando

Técnico: André Tártaro

Supervisor Técnico: Banana

Preparador físico: Ary Bonadio

Preparador de goleiros: Alexandre Peruano

Fisioterapeutas: Everson Costa e Graziela Sferra

Diretor Executivo: Júnior Borelli

Diretores Esportivos: Marcelo Borelli e Júnior Sorrini

Representante: Jhonis Scarpelini

Comunicação: Rafael Gonçalves e Fabiano Ribeiro

Fotógrafo: Renan Bin

TABELA DO FUTSAL RIBEIRÃO NA COPA DA LPF 2023

1ª FASE

17/03 (SEX) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 1 AA Ebenézer de Frutal

23/03 (QUI) 19h30 Monte Azul Futsal 1 x 4 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

31/03 (SEX) 19h30 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 0 Guapiaçu Futsal

13/04 (QUI) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 4 x 1 Tanabi Futsal

21/04 (SEX) 19h30 Viradouro Futsal 3 x 5 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

28/04 (SEX) 19h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 0 Uniara Fundesport Araraquara

09/05 (TER) 20h00 Botucatu Futsal 0 x 5 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

QUARTAS DE FINAL

25/05 (QUI) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão x Brutos Futsal Limeira

Foto – Renan Bin/FollowX Comunicação

Presidente da CBF discute com Federação Espanhola ações contra racismo

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu nesta terça-feira (23) com o dirigente máximo da Federação Espanhola, Luis Rubiales. O tema da discussão foi a falta de punições contra o racismo no futebol. Indignado com mais um episódio racista contra o atacante Vinicius Junior, Ednaldo Rodrigues cobrou da FIFA e das entidades esportivas uma punição e o banimento dos criminosos no esporte.

A insatisfação do dirigente da CBF foi compartilhada por Rubiales, que enviou uma carta na segunda-feira (22) após o caso de racismo no fim de semana. O espanhol convidou o brasileiro para um encontro pessoalmente na Europa ou no Brasil para a erradicação da violência, do racismo, da xenofobia e da intolerância no futebol.

No documento enviado e no encontro com o presidente da CBF, Rubiales também se comprometeu no combate ao racismo e declarou ter “absoluta rejeição” sobre os crimes de racismo no domingo, na partida entre Valencia e Real Madrid.

O caso de racismo contra Vinicius Junior não foi o primeiro na Espanha. Combativo contra o preconceito no futebol, Ednaldo Rodrigues espera medidas eficazes para que os crimes não se repitam.

“Reiteramos hoje ao presidente da Fifa que a Fifa seja contundente na aplicação de penas desportivas para os que a praticam. O presidente da La Liga foi um inconsequente ao atacar a vítima. Basta. Não temos mais tempo para ficar discutindo a punição para casos de racismo”, declarou.

VIA CBF

Foto – Lucas Figueiredo/CBF

Comercial já anunciou seis reforços para a disputa da Copa Paulista

O Comercial segue se preparando para a disputa da Copa Paulista de 2023. O Leão do Norte até agora já anunciou seis reforços para a disputa, são eles:

Lucas Lucena: O meio-campista disputou a Primeira Divisão do Campeonato Carioca pelo Boavista. 

Neto Acará: o atacante chega ao Leão com experiência da base do Paysandu e passagens pela Segunda Divisão, Série A3 e Série A2 do Futebol Paulista.

Thiaguinho: Formado na base do Athletico-PR, o atacante foi transferido para os EUA logo após deixar o time do Sul. Depois, passou pelo Retrô-PR, Figueirense-SC e, neste ano, Esportivo-RS e Matonense.

Christopher: O meia-atacante coleciona passagens por diversas equipes do Futebol Paulista e chega ao Leão após o vice-campeonato da Águia do Vale na Série A3

Gui Mariano: O zagueiro, se formou no Sub-20 do Comercial antes de ser emprestado para Sobradinho-DF, Pouso Alegre-MG e Matonense. 

Jeferson Reis: O goleiro tem passagens pelo Futebol Paulista e Goiano, destacando-se pelo Anápolis. Em 2014, conquistou o título da Série A2 do Paulistão pelo Capivariano.

A equipe ainda conta com outros atletas para a competição, são eles: os zagueiros Hilário e Oliveira, o lateral Paulinho Lagamba, os volantes Vitor Ceará e Marcelo Guatapará e os atacantes Borgheti e Esdras.

O Comercial faz a estreia na Copa Paulista contra o Marília, no dia 3 de julho, às 20h, no Estádio Palma Travassos.

Foto – Maria Júlia de Oliveira

Adilson Batista valoriza vitória do Botafogo sobre o Mirassol e comenta sobre críticas dos torcedores

Após a vitória do Botafogo sobre o Mirassol por 1 a 0, nesta terça-feira (23), no Estádio Santa Cruz, o treinador Adilson Batista valorizou o resultado e comentou sobre as críticas e vaias dos torcedores.  

“Temos que comemorar e valorizar a nossa vitória, já que foi conquistada diante de um bom time. Quero enaltecer a entrega dos jogadores, que se sacrificaram pelo bem coletivo”, disse Adilson.

Com a vitória, o Pantera subiu para a vice-liderança com 15 pontos, mesma pontuação do Vitória, que leva vantagem no saldo de gols. 

Adilson compartilhou sua perspectiva sobre elogios e vaias, enfatizando que, após mais de 30 anos no futebol. Ele ressaltou que sua principal motivação é tomar as decisões que considera melhores para o grupo como um todo. 

“De coração, eu estou há mais de 30 anos no futebol, eu não me preocupo com elogios e vaias. Eu vou fazer o que for melhor para o coletivo, se nós tivéssemos tido um dia a mais seria diferente. Mas eu viajei, acordei de madrugada, cheguei no domingo, dei um dia a mais para descansar com a família”, afirmou o técnico

Adilson Batista fez questão também de elogiar a comissão técnica.

“Quero parabenizar também o trabalho da preparação física, da fisiologia e da nutrição. Todos são importantes para o nosso trabalho”,adradeceu o treinador.

O Botafogo entra em campo novamente Atlético-GO, às 18:00, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Foto – Tiago Caldas/Agência Botafogo

Botafogo marcar no fim, vence Mirassol e assume a vice-liderança

O Botafogo venceu por 1 a 0 o Mirassol, nesta terça-feira à noite (23), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela abertura oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Esta vitória foi importante para o time da casa que saltou, de forma provisória, de sétimo para o segundo lugar, com 15 pontos.

O time de Ribeirão Preto fica atrás do Vitória pelo saldo de gols: 10 a -2. De outro lado, o Mirassol segue com 13 pontos, na sétima posição e ainda perto do G-4 – zona de acesso.

O gol da vitória foi marcado somente aos 44 minutos do segundo tempo, quando Osman subiu bem de cabeça na pequena área e desviou o escanteio cobrado por Robinho. Um pouco antes disso, num lance semelhante quase que Tárik tinha aberto o placar.

O primeiro tempo de jogo foi de poucas oportunidades, porque os dois times se respeitaram demais. Cada um finalizou apenas uma vez, deixando a torcida irritada. No começo do segundo tempo, o Mirassol apareceu melhor e no primeiro minuto acertou a trave duas vezes. Numa cabeçada de Gabriel e num chute de Negueba.

Nos últimos minutos, porém, o Botafogo tentou ser mais agressivo, na base da pressão. Mas levou perigo só em chutes de longe e na bola parada, que funcionou no momento do gol. A torcida, que sofreu durante todo o jogo, comemorou muito a vitória, que derrubou um tabu de seis anos sem vencer o rival.

Pela nona rodada, o Botafogo vai enfrentar o Atlético-GO, sábado (27), às 18h15. No domingo (28), o Mirassol vai receber o Criciúma, a partir das 15h30.