Novo Shopping inaugura decoração natalina neste sábado

O Natal está chegando ao Novo Shopping, e a decoração natalina será inaugurada neste sábado, 11 de novembro, na Praça de Eventos. O tema deste ano é “Papai Noel no Encontro da Natureza”. Rica em detalhes, a atração promete encantar os visitantes, pois contará com muitas árvores decoradas e iluminadas, além de caminhos de eras e uma ponte para o público caminhar.

A decoração deste ano terá ainda uma casa de madeira toda enfeitada e diversos bichinhos animatrônicos, reforçando o tema de natureza. Também terá o espaço instagramavel, “Hohoho”, para toda a família guardar de lembrança este momento.

Um dos destaques é um Papai Noel com 8 metros de altura, todo iluminado, podendo ser visto por quem passar pela entrada do shopping na avenida Presidente Kennedy. Será uma decoração inédita do Novo Shopping. Outra atração muito aguardada é a visitação ao trono do Papai Noel. A criançada poderá tirar fotos ao lado do bom velhinho, enquanto as noeletes distribuirão biscoitos durante os encontros com ele, que serão das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados.

Além disso, o dia 11 de novembro reservará muitas surpresas para os visitantes, afinal, a data celebrará o 24º aniversário do Novo Shopping. Apresentações musicais serão realizadas pelos corredores do estabelecimento, às 10h, 16h e 19h, e haverá música ambiente na praça de alimentação em dois horários, das 12h às 14h e das 19h às 21h. Para completar, um pianista se apresentará em um piano de cauda, às 19h, na Praça de Eventos.

“Estamos muito empolgados com a chegada do Natal e preparamos esta decoração especial para nossos visitantes. Queremos ver o espírito natalino em cada uma das famílias de Ribeirão Preto e região e, para isso, preparamos muitas atrações para celebrar a data e também nosso 24º aniversário”, destaca Márcio Almeida, gerente de marketing do Novo Shopping.

Brasileiros em Gaza aguardam evacuação em meio a incertezas e bombardeios

A situação dos 34 brasileiros presos na região sul da Faixa de Gaza permanece incerta, enquanto as expectativas de saída pelo Egito foram adiadas novamente. Embora a diplomacia brasileira tenha informado sobre a possível evacuação nesta quinta-feira (9), o Itamaraty e a Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia ocupada, não confirmaram a precisão da informação.

Incialmente prevista para quarta-feira (8), a evacuação dos brasileiros não se concretizou, pois eles não foram incluídos na sexta lista de estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino divulgada na quarta-feira. A declaração do chanceler brasileiro Mauro Vieira sobre a garantia de evacuação dada pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, não se concretizou até o momento.

As negociações para a saída dos brasileiros continuam em andamento, conduzidas pelas embaixadas brasileiras no Cairo, Egito, em Tel Aviv, Israel, e em Ramala, na Cisjordânia, junto às autoridades envolvidas. Contudo, a lista divulgada pela Representação do Brasil em Ramala na quarta-feira incluiu 601 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, mas nenhum brasileiro.

Além disso, os brasileiros enfrentam desafios diante da situação de tensão na região, registrando novos bombardeios nas proximidades das áreas onde se encontram, como em Khan Yunis, onde um dos brasileiros registrou em vídeo os impactos dos ataques.

Enquanto aguardam a evacuação, os brasileiros enfrentam um contexto de incerteza, com relatos de constantes bombardeios próximos a suas localidades em meio a um clima de tensão na região. As esperanças permanecem ligadas às negociações entre as autoridades envolvidas, enquanto as incertezas e a ansiedade marcam o aguardo pela saída dos cidadãos brasileiros.

Atenção estudantes, a Caixa e BB começam nesta terça as renegociações de dívidas do Fies

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) começam, nesta terça-feira (7), a renegociar as dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e, no caso de liquidação integral do contrato, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida. 

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que autoriza as renegociações. Nesta segunda-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a preocupação do presidente é dar celeridade aos procedimentos. 

“São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito e o presidente tem chamado de Desenrola da Educação. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo, né, como se diz, no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas. Inclusive, com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, disse após reunião com Lula, no Palácio do Planalto.  

06.11.2023, Contratos Inadimplentes do Fies - Dados por UF. Foto: Mec/ Gov.br
Contratos Inadimplentes do Fies por unidade da federação – Mec/ Gov.br

Também participaram do encontro representantes da Caixa, do BB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies. Segundo Camilo Santana, na última sexta-feira (2), o comitê gestor do Fies esteve reunido e aprovou resolução com as condições para as renegociações. O documento será publicado ainda hoje no Diário Oficial da União. 

A lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.  

Vantagens 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o estudante beneficiário que tenha débitos vencidos poderá liquidá-los nos seguintes termos:   

• Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, com desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento), mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato).  

• Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  

• Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior, com desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  

A lei sancionada pelo presidente Lula também estabeleceu um teto de contribuição ao Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies), de 27,5%, referente aos aportes sobre as obrigações financeiras das universidades que aderem, voluntariamente, ao programa, após o quinto ano de sua adesão.  

Segundo o MEC, a medida visa contornar o quadro de elevada contribuição pelas mantenedoras ao Fundo Garantidor, o que onera as mantenedoras e prejudica sua capacidade de oferta de vagas ao Fies. 

Mudanças no Fies 

Camilo Santana reafirmou ainda que o governo estuda mudanças no programa. Segundo ele, o Fies “se burocratizou demais” e precisa deixar de ser um programa econômico, para ser um programa social. 

“É uma coisa que nós estamos reavaliando para o novo Fies, é saber quem é que não paga porque não quer e quem é que não paga porque não tem dinheiro, não tem condições de pagar. Então fazer essa diferenciação para que a gente possa melhorar o controle do programa, que consideramos importante para dar acesso àqueles que querem fazer uma universidade, um curso superior”, disse hoje. 

Emoção até o fim: Veja os 10 clubes que lutam pelo acesso à Série A

A 35ª rodada da Série B do Brasileirão chegou ao fim com dez equipes em busca do acesso à Série A. Do líder Vitória, o único em situação confortável na tabela, com seis pontos à frente (66 a 60) de seus adversários mais próximos (Criciúma, Juventude e Atlético-GO), até a equipe que ocupa o 10º lugar, o CRB, com 53 pontos, todos estão na luta pelas quatro vagas.

Além de bem próximo da classificação, o Vitória está também a um passo de conquistar o título da Série B. Basta ganhar um jogo e empatar outro nas suas três partidas restantes – Novorizontino (fora), Sport (em casa) e Chapecoense (fora). Assim, não dependeria de nenhum resultado para vencer a competição.

Quanto ao acesso, o Vitória estaria assegurado na divisão principal com apenas mais um ponto. Mesmo que eventualmente o time perca seus três jogos, é muito improvável que fique ausente da Série A de 2024.

Já Criciúma, Juventude e Atlético-GO, que fecham hoje o G-4, têm desafios até a última rodada, pois estão no foco de Sport (em quinto, com 59 pontos) e de Novorizontino e Mirassol, em 6º e 7º respectivamente, ambos com 57 pontos.

A situação de Guarani (em 8º, com 56) e de Vila Nova (em 9º, com 55) é mais complicada. Dependem de combinação de resultados. O panorama é menos favorável ainda para o CRB, que precisa vencer seus três jogos e torcer para tropeços em série de seus concorrentes.

Mais contratações; Confira o novo zagueiro do Comercial

Esta semana está agitada nos bastidores do Comercial. O time já apresentou 12 jogadores desde segunda-feira, 6, mas ainda há expectativa de chegar jogadores de peso, nas posições de meia e atacante.

O contratado da vez foi Júnior Sergipano, zagueiro canhoto de 23 anos que teve sua última passagem pelo XV de Piracicaba. O atleta atuou em 28 jogos (22 desses pelo XV de Piracicaba e 6 pelo Ypiranga-RS) e marcou dois gols, todos pelo XV de Piracicaba. Sergipano destacou que possui especialidade em bolas paradas, tanto cobrando quanto cabeceando.

ACIRP DIVULGA NÚMEROS DE EXPORTAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO

Um levantamento feito pela Associação Comercial de Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) de Ribeirão Preto e Região nos anos de 2022 e 2023 mostra que a cidade tem encontrado novos nichos e parcerias para exportar seus produtos. 


De acordo com o Departamento de Comércio Exterior da entidade (Comex), houve uma mudança notável nos destinos, com especial destaque para a Turquia. 


“Em 2022, as exportações [para Turquia] foram de apenas US$ 861 mil, representando 0,22% do total das exportações. Já em 2023, apenas até o mês de setembro, temos uma participação de 9,4%, o que equivale a US$ 27 milhões do volume total exportado em dólar”, afirma a assessora do Comex, Thayná Rais.  


O relatório do Comex-Acirp toma como base dados federais registrados e divulgados no portal do Ministério da Economia. Segundo o documento, nos três primeiros trimestres do ano passado, os principais importadores de produtores de Ribeirão foram Estados Unidos (US$ 67,5 milhões); Espanha (US$ 31,6 milhões), Argentina (US$ 31,9 milhões) e 
China (US$ 17 milhões). 


No mesmo período de 2023, a China e a Espanha perderam suas posições e os países que mais negociaram com Ribeirão Preto foram Estados Unidos (US$ 41,9 milhões), Turquia (US$ 27,7 milhões), Argentina (US$ 24,7 milhões) e Espanha (22,8 milhões). 


Em 2022, o volume total exportado por Ribeirão foi de US$ 393 milhões. De janeiro a setembro deste ano foram US$ 293 milhões ou o equivalente a 74,5% dos valores do ano anterior. No mesmo período do ano passado, a cidade acumulava um pouco mais, US$ 297,9 milhões em exportações, mas Rais afirma que é um movimento dentro do esperado.  


“É cedo para dizer que há uma queda porque, apesar de milhões, a diferença é pouca dentro do montante e precisamos, de fato, completar o último trimestre para poder ter uma conclusão mais certeira sobre o desempenho geral”, avalia a assessora do Comex-Acirp. 


No ano passado, os produtos com maior volume de exportação foram estanho em formas brutas (US$ 147 milhões), amendoins não torrados (US$ 33 milhões) e preparações para alimentação de animais (US$ 27,7 milhões). 


Em 2023, nos três primeiros trimestres, o estanho ainda mantém-se em destaque (US$ 91,2 milhões), seguido de animais vivos da espécie bovina (US$ 27,5 milhões) e desperdícios e resíduos de cobre (US$ 19 milhões). 


No caso do amendoim, que em 2022 foi o segundo produto mais exportado, a participação teve uma redução importante, acumulando apenas US$ 7 milhões em exportações. 
“Já os animais vivos bovino, que no mesmo período do ano passado representaram apenas 1,9% (US$ 7,5 milhões) das exportações de Ribeirão Preto, mais que triplicaram em valores transacionados”, destaca Rais.  


Para Sandra Brandani, presidente da Acirp, o cenário atual somado a ações da entidade e, recentemente, dos governos estadual e federal, tem aberto esse campo para um crescimento ainda maior. 


“Temos sido um centro estratégico no Brasil em diversas áreas e estes dados mostram que também temos uma participação relevante nas exportações nacionais. Se mais empresas estiverem interessadas nesse nicho comercial, que não tenham receio de recorrer a nós para obter informações. Fazer nossa cidade e a região crescerem na balança comercial do País é uma das prioridades da Acirp”, finaliza Brandani  

2ª Parada Preta em Ribeirão Preto celebra corpos negros LGBTQIAP+

A 2ª Parada Preta, segundo a direção da ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto, que organiza essa atividade, é uma alternativa à Parada LGBT tradicional e surgiu para atender às demandas de representatividade dos corpos trans e negros que não são contemplados na maioria dos eventos regionais e nacionais de grande porte.                             O evento, com entrada gratuita, terá como madrinha a ex-BBB, Gabi Hebling, cantora e percussionista e acontece no dia 19 de novembro, a partir das 15h, no cruzamento das avenidas Luzitana e Monteiro Lobato, no Parque Ribeirão Preto, zona oeste da cidade. Estão confirmadas as presenças dos artistas: Victória Bella, Joy, Raíssa Montenegro (Miss Gay 2022), Naira Poison, Samba da Opinião, apresentação Associação Cultural Terra Preta Capoeira e o grupo Soberanas do Samba que encerram o evento.


O evento conta com o apoio das Secretarias de Justiça e também da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto.  “A ideia de realizar a parada veio na necessidade de fazer o recorte racial LGBTQIAP+, porque a gente vive em uma sociedade que não discute o racismo com essa população, que sofre dois preconceitos: por ser LGBT+ e negro. Precisamos combater o racismo diariamente, pois ele ainda vive enraizado na sociedade. Com isso, tivemos a ideia de levar esse projeto para a periferia e trazê-lo de uma forma que nós avançamos os preconceitos relacionados ao combate ao racismo e na questão da LGBTQIAP+”, explica Fabio de Jesus, presidente da ONG Arco-íris.

Ribeirão Preto recebe novas sessões de filme sobre Dom Phillips e desafios da cobertura jornalística na Amazônia

O documentário “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia” é uma homenagem a Dom Phillips, jornalista inglês assassinado em junho do ano passado em uma emboscada no Vale do Javari junto ao indigenista Bruno Pereira, mas também um mergulho nos desafios enfrentados pelos repórteres que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

É isso que saltará aos olhos de quem assistir o novo documentário da Repórter Brasil. A produção parte da experiência do jornalista Daniel Camargos, que foi companheiro de reportagem de Dom, ao cobrir as buscas pelo amigo desaparecido.

Após estrear com lotação máxima na Cinemateca, em São Paulo, na mostra Histórias da Amazônia, promovida pelo Pulitzer Center, o filme será exibido pela segunda vez, em Ribeirão Preto, no dia 16 de novembro, quinta-feira, às 19h, no novo Cine Clube Cauim (Rua Olavo Bilac, 135 – Vila Seixas), com a presença da editora da Repórter Brasil e diretora do documentário, Ana Aranha em sessão comentada. Essa exibição do documentário tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – Regional Ribeirão Preto. A terceira exibição será no Cine Cidadania, na Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, no dia 17 de novembro, às 10h.

De acordo com Daniel Camargos, diretor do documentário, o filme começa após o trabalho de convencimento frente aos questionamentos sobre os riscos. “O encontro com a morte do amigo, a busca por sentido para a profissão de repórter e a tentativa de dar continuidade ao trabalho do Dom, são passos que dou ao longo do documentário que tem um tom reflexivo”, descreve o jornalista. “Fazer esse documentário foi muito doloroso, sem dúvida. Mas também foi fundamental para encontrar o sentido de ser repórter”.

Com 1h de duração, “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia” é um filme de Ana Aranha e Daniel Camargos, com fotografia de Fernando Martinho e Caio Castor, montagem de Pedro Watanabe, e realização da Repórter Brasil.

Consórcio em homenagem ao Dom Phillips

O documentário integrou o trabalho feito por um consórcio de mais de 50 jornalistas espalhados por 10 países e representando 16 organizações, incluindo os ingleses The Guardian e The Bureau of Investigative Journalism, Expresso (Portugal), Le Monde (França), Ojo Público (Peru), Paper Trail Media (Alemanha), NRC (Holanda), Tamedia (Suíça), Der Standard (Áustria), além dos brasileiros Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Amazônia Real, Folha de São Paulo e TV Globo.

Com coordenação da Forbidden Stories, esses veículos realizaram diversas publicações entre os dias 1 e 4 de junho, quando a morte de Dom e Bruno completou um ano. O objetivo é dar eco às investigações que Dom Phillips fez em vida e, de certa forma, continuar o seu trabalho.

Assista ao trailer do filme aqui.

SERVIÇO

Documentário “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”

Dia: 16 de novembro, às 19h

Local: Cine Clube Cauim – Rua Olavo Bilac, 135 – Vila Seixas

Entrada Gratuita

Atendimento de imprensa: France Júnior – (16) 98106-9094 | Marcia Rosseto – (16) 99100-4376 | Fernando Braga – (16) 99241-7430

Gustavo Xuxa em processo de rescisão com o Botafogo

O meia-atacante Gustavo Xuxa está rescindindo seu contrato com o Botafogo. A informação foi confirmada pela assessoria do Botafogo na manhã desta quarta-feira, 8.

Xuxa foi pouco usado nessa temporada de 2023, tendo lesões e não sendo aproveitado pelos treinadores que comandaram o clube (Paulo Baier, Adilson Batista, Marcelo Chamusca). O jogador atuou em 56 partidas pelo Pantera, marcando 10 gols e nenhuma assistência, segundo o site O Gol.

Ainda não se sabe se o jogador já possui conversas com outros clubes, mas com a saída do jogador e a expectativa de outras dispensas, o Botafogo precisará focar nas contratações para suprir suas necessidades no setor ofensivo da equipe.

Música e tecnologia; Veja a programação do POW Festival

Ribeirão Preto se prepara para sediar o pioneiro POW Festival, um evento que funde criatividade e tecnologia em uma experiência única. Nos dias 9 e 10 de dezembro, o espaço A Fábrica, localizado no coração do Centro, será palco desse encontro, prometendo uma imersão das 8h às 20h. A entrada é totalmente gratuita.

Com uma extensa programação de 50 atrações, os participantes poderão explorar feiras, workshops, experiências de realidade virtual e live art. O festival também abrigará um food park e uma feira repleta de produtos inovadores e sustentáveis.

Os workshops disponíveis variam desde colagem, estamparia, laboratório de drone até meditação criativa. Um dos grandes destaques do evento é a presença da ‘Kombi Gamer’, uma experiência única no mundo onde os participantes podem se sentir parte de uma corrida simulada de Fórmula 1.

A diversidade de atividades é surpreendente, incluindo feira criativa, sessões de yoga, a oportunidade de criar painéis sustentáveis e a exposição ‘Meu Primeiro Video Game’, além de um cativante festival de animação.

O conhecimento também terá seu espaço com palestras que abordarão temas como sustentabilidade, veículos eletrônicos e criatividade, oferecendo insights valiosos para os interessados.

A cereja do bolo fica por conta da programação musical que ocorrerá nos dois dias do evento. No sábado, a programação conta com apresentações de “O Jazz Não Morde” ao meio-dia e “Azymuth” às 19h30. Já no domingo, as atrações serão “Canto pra Ceci” às 13h e “Julia Pagano” às 16h.

A entrada para o festival é franca, porém, para garantir presença nos workshops, a participação será por ordem de chegada. Já para as palestras, os interessados podem adquirir ingressos online, variando entre R$70 a 140.

Informações Úteis:

  • POW Festival
  • Data: 9 e 10 de dezembro
  • Horário: 8h às 20h
  • Entrada: Gratuita*, mas é necessário reservar os ingressos clicando aqui
  • Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33, Centro