Mudança de cadeiras na Prefeitura de Ribeirão. Fazenda e Coderp tem nova direção

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que Fernando Oliveira Soares assume a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp). Economista e servidor de carreira, Fernando estava à frente da Secretaria Municipal da Fazenda desde o início da atual gestão.

A Secretaria da Fazenda passa a ser comandada por Raquel Scheffer Lopes, servidora pública municipal há 31 anos e profissional com ampla experiência nas áreas de fiscalização, gestão tributária e administração pública. Integrante da Secretaria da Fazenda desde 2003, Raquel possui trajetória consolidada na área tributária, com atuação em tributação imobiliária, cadastro imobiliário e procedimentos administrativos fiscais.

Ao longo da carreira, ocupou funções de liderança como chefe da Fiscalização de IPTU, subsecretária de Tributos sobre Imóveis e, mais recentemente, secretária adjunta da Fazenda. É bacharel em Direito pela Unaerp, licenciada em Ciências da Natureza pela USP, especialista em Direito Tributário e mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp de Franca.

Já Evaldo Aparecido Felício, que presidia a Coderp, passa a exercer a função de secretário adjunto da Secretaria de Tecnologia e Governo Digital, contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação, modernização e transformação digital dos serviços públicos.

Os profissionais possuem ampla experiência na administração pública municipal e darão continuidade ao trabalho desenvolvido em suas respectivas áreas, fortalecendo as ações estratégicas da gestão e a prestação de serviços à população.

9ª edição do Viva a Nove celebra os 170 anos de Ribeirão Preto neste domingo

A Avenida Nove de Julho recebe neste domingo, 7 de junho, a 9ª edição do Viva a Nove, evento gratuito que integra as celebrações pelos 170 anos de Ribeirão Preto. A programação acontece das 16h às 20h e promete transformar um dos principais corredores da cidade em um espaço de convivência, lazer, cultura e entretenimento para toda a população.

Entre as atrações confirmadas está o Projeto Dr. Cãopaixão e os Cães Terapeutas, iniciativa voltada à promoção do bem-estar, da interação social e da qualidade de vida por meio do contato com os animais.

O evento também contará com a participação da Granja Sítio dos Abarés, empreendimento certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Além disso, técnicos do Serviço de Inspeção Municipal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, estarão presentes para apresentar ao público informações sobre o trabalho desenvolvido pelo setor e a importância da inspeção de produtos de origem animal.

A trilha sonora da tarde ficará por conta da programação cultural do Sesc Ribeirão Preto. As atividades musicais terão início com uma sessão de discotecagem e, na sequência, o público poderá acompanhar o espetáculo “Raíz Brasil – Duas Vozes, Dois Violões”, apresentado pelos músicos Nanna Siqueira e Crispim.

Outra atração tradicional do Viva a Nove é a Feira de Artesanato, que reunirá artesãos, artistas e pequenos empreendedores da cidade. O espaço oferece ao público a oportunidade de conhecer e adquirir produtos exclusivos, além de incentivar a economia criativa e valorizar a produção cultural local.

Com opções de gastronomia, apresentações artísticas, atividades culturais e atrações para todas as idades, o Viva a Nove se consolida como um dos principais eventos de ocupação urbana e convivência comunitária de Ribeirão Preto.

Primeira caneta de semaglutida produzida no Brasil chega às farmácias no dia 15 com preço a partir de R$ 452

A primeira caneta de semaglutida produzida no Brasil, chamada Ozyvi, estará disponível nas farmácias a partir do dia 15 deste mês. O medicamento terá preço sugerido de R$ 452. Já os consumidores que aderirem ao programa de suporte oferecido pela fabricante, válido por três meses, poderão adquirir o produto por R$ 287.

O lançamento chega ao mercado para disputar espaço com medicamentos já consolidados, como Ozempic e Wegovy. De acordo com a EMS, responsável pela fabricação do Ozyvi, o produto será vendido em embalagens contendo uma ou duas canetas, com dosagens variando entre 0,25 mg e 1 mg.

Nesta fase inicial de comercialização, a empresa informou que colocará mais de 500 mil canetas à disposição dos consumidores. A distribuição começará pelas principais redes de farmácias do país e será ampliada gradualmente para outras regiões do Brasil.

O uso do Ozyvi será restrito a pacientes adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2. Diferentemente do Ozempic, que possui o mesmo princípio ativo em versão biológica, o novo medicamento ainda não recebeu autorização para ser indicado no tratamento da obesidade.

Maratona Oficial de Ribeirão Preto lança campanha de doação de sangue com inscrições gratuitas para atleta

A Maratona Oficial de Ribeirão Preto inicia mais uma edição de sua tradicional campanha de incentivo à doação de sangue, ação que já se consolidou como uma das principais iniciativas sociais ligadas ao evento esportivo. Em 2025, a mobilização contribuiu para salvar cerca de 800 vidas, por meio das doações realizadas por atletas e pela população.

Neste ano, a campanha ganha ainda mais força com a parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, responsável pelo abastecimento de sangue para diversas cidades da região e do estado de São Paulo.

A partir desta quarta-feira, os 200 primeiros participantes que comparecerem ao hemocentro e comprovarem a visita terão direito a uma inscrição gratuita para a Maratona Oficial de Ribeirão Preto. Para garantir o benefício, é necessário enviar o comprovante de comparecimento ao WhatsApp da organização e aguardar a confirmação.

A campanha não exige a doação no momento da ação, mas estabelece um critério importante: o participante deve ter realizado ao menos uma doação de sangue entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026.

A proposta é ampliar o alcance da conscientização e reforçar os estoques de sangue, que frequentemente operam em níveis abaixo do ideal e aumentar o número de doadores recorrentes. Além disso, a iniciativa fortalece o papel social da maratona, que vem se posicionando como mais do que um evento esportivo.

Com crescimento nacional e internacional, a Maratona Oficial de Ribeirão Preto reuniu, em sua última edição, atletas de todos os estados brasileiros e participantes de mais de oito países, consolidando-se como uma das principais provas de corrida de rua do calendário nacional.

A expectativa da organização é repetir o impacto dos anos anteriores e ampliar ainda mais o número de vidas salvas, conectando esporte, saúde pública e solidariedade.

Dez mil ingressos já foram retirados para os shows de Ana Castela e João Bosco e Vinícius em Ribeirão

A troca de ingressos para o show comemorativo dos 170 anos de Ribeirão Preto começou com grande procura da população. Apenas no primeiro dia da ação, realizado nesta segunda-feira (1º), cerca de 10 mil ingressos foram retirados. Devido à alta demanda, a organização informou que, a partir desta terça-feira (2), a retirada por núcleo familiar de primeiro grau ficará limitada a quatro ingressos, mediante apresentação de documento oficial com foto de cada familiar.

Os ingressos são disponibilizados por meio de uma campanha solidária e estão limitados à capacidade da Arena NicNet. Para garantir a entrada, o público deve doar um quilo de alimento não perecível por ingresso. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social em Ribeirão Preto.

O evento acontece no próximo dia 18 de junho, na Arena NicNet, e contará com apresentações de Ana Castela, Clube da Viola – 30 Anos e João Bosco & Vinícius. A celebração dos 170 anos de Ribeirão Preto também terá estrutura voltada à inclusão, com espaço reservado para pessoas com deficiência (PCD), direito a acompanhante e intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade e conforto ao público presente.

Troca de ingressos

Em razão do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (4), e do ponto facultativo na sexta-feira (5), os pontos de troca funcionarão nesta semana somente até quarta-feira (3). O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (8), nos horários habituais de cada unidade.

Palace

Rua Álvares Cabral, 322 – Centrodas 8h às 20h

CSU Vila VirgíniaRua Franco da Rocha, 1110 – Vila Virgíniadas 9h às 17h

Estação Cidadania

Avenida Ettore e Aurora Coraucci, 1345 – Alexandre Balbodas 9h às 18h

CEU das Artes Ribeirão Verde Rua Benedito Jacinto de Souza, 330 – Jardim Florestan Fernandes

das 8h às 19h

Teatro Municipal Via São Bento, s/n – Campos Elíseos das 8h30 às 18h

Orientações ao público

* Crianças de até 7 anos não precisam de ingresso.

* Menores de até 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.

* Adolescentes de 13 a 17 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por um responsável adulto, mediante autorização, que será disponibilizada no site da Prefeitura a partir de 8 de junho.

Seleção Brasileira já deixou o Brasil rumo a Copa do Mundo.

Após se despedir da torcida na goleada sobre o Panamá e receber o carimbo dos colaboradores da CBF, a Seleção Brasileira embarcou nesta segunda-feira (1º) para Nova Jersey, nos Estados Unidos, para a disputa da Copa do Mundo de 2026.

Antes de se deslocare para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, jogadores e comissão técnica participaram de uma programação especial de despedida na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O grupo se despediu dos colaboradores da entidade e participou de uma série de ativações preparadas para marcar o início da jornada rumo ao Mundial.

Entre as atividades, esteve uma visita ao Museu da Seleção Brasileira, celeiro de conquistas e artefatos históricos da Amarelinha, além de um corredor de recepção formado pelos colaboradores da CBF.

Antes da estreia na Copa do Mundo, a Seleção ainda realizará um último amistoso preparatório já em território norte-americano. O adversário será o Egito, em duelo marcado para o dia 6 de junho, na cidade de Cleveland, no estádio Huntington Bank Field, às 19h (Brasília).

Mesmo com um jogador a mais quase o jogo todo Botafogo empata em Campinas e está a nove jogos sem vencer

Na noite desta segunda-feira(1) o Botafogo jogou em Campinas contra a Ponte Preta pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e somou 9 jogos sem vencer na competição. O empate em 0 a 0 premiou o esforço da Macaca que continua com sérios problemas financeiros não pagando funcionários, jogadores e membros da comissão técnica. Desde os 31 minutos do primeiro tempo a Ponte Preta jogou com um jogador a menos. Diego Tavares foi expulso após análise do var por uma falta sobre o lateral Patrik Brey

Com o empate, a Ponte Preta segue na vice-lanterna da Série B, com oito pontos. O Botafogo-SP chegou aos dez pontos, deixou a zona de rebaixamento e ultrapassou o Avaí, que caiu para a 17ª colocação pelos critérios de desempate.

Mesmo sendo um empate fora de casa a torcida botafoguense se mostrou revoltada nas redes sociais. A

O jogo foi marcado por protestos de um grupo de torcedores, que exibiu faixas contra os dirigentes. O clube continua vivendo sua maior crise financeira e administrativa da história, com atrasos salariais que superam os seis meses em muitos casos.

PRESSÃO INICIAL

O Botafogo-SP começou melhor e pressionou a equipe campineira nos minutos iniciais. Patrick Brey, pela esquerda, criou boas oportunidades, enquanto Vilar levou perigo em bolas paradas. Apesar do domínio visitante, o placar não foi alterado.

A situação da Ponte ficou ainda mais complicada quando Diego Tavares foi expulso por uma cotovelada em Patrick Brey. Mesmo com um homem a menos, a Macaca conseguiu equilibrar as ações, passou a vencer mais disputas no meio-campo e teve maior posse de bola, embora sem criar chances claras de gol.

Na segunda etapa, a Ponte voltou tentando explorar os contra-ataques. Logo nos primeiros minutos, Pottker arrancou em velocidade, deixou um marcador para trás, trouxe para o meio e finalizou sem direção.

CHANCES PERDIDAS

Com o passar do tempo, o Botafogo-SP retomou o controle da partida. Aos 22 minutos, Inocêncio encontrou Zé Hugo na área. O atacante dominou e bateu cruzado, levando muito perigo ao gol defendido por Diogo Silva. Já aos 37, após levantamento para a área, a bola sobrou para Hygor, que finalizou prensado e quase abriu o placar para o Pantera.

A Ponte também teve sua melhor oportunidade nos minutos finais. Palacios arrancou desde o campo de defesa, passou por dois adversários e invadiu a área antes de finalizar para defesa de Victor Souza. No rebote, Baianinho caiu após disputa com a marcação, e os jogadores da Macaca reclamaram de pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Nos acréscimos, Luis Phelipe foi expulso no banco de reservas. O Botafogo-SP ainda tentou uma pressão final, mas não conseguiu superar a defesa pontepretana, que garantiu o empate mesmo em desvantagem numérica durante quase toda a partida.

Parceria Futebol Interior