Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo poderão pagar o IPVA 2026 com desconto de 3% ao optar pelo pagamento em cota única antecipada, realizado em janeiro. O vencimento varia conforme o final da placa e ocorre entre os dias 12 e 23 do mês.
O pagamento à vista com desconto vale para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e similares, além de caminhões e caminhões-tratores.
Calendário de pagamento com desconto
- Final 1: 12 de janeiro
- Final 2: 13 de janeiro
- Final 3: 14 de janeiro
- Final 4: 15 de janeiro
- Final 5: 16 de janeiro
- Final 6: 19 de janeiro
- Final 7: 20 de janeiro
- Final 8: 21 de janeiro
- Final 9: 22 de janeiro
- Final 0: 23 de janeiro
Quem não optar pelo desconto poderá escolher entre pagar o imposto à vista em fevereiro ou parcelar o valor em até cinco vezes, de janeiro a maio. O número de parcelas varia conforme o valor total do IPVA. Para caminhões, o calendário de pagamento é diferente.
Valor venal dos veículos
O valor venal dos veículos pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), mediante a informação da placa. Nas próximas semanas, o IPVA 2026 estará disponível para pagamento na rede bancária.
Os valores também constam na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de dezembro, publicada pela Sefaz-SP após levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa contempla 13.571 modelos e versões de veículos, com base nos preços praticados no varejo entre setembro e outubro de 2025.
Na comparação com o mesmo período de 2024, os valores de mercado apresentaram valorização média de 2,51%.
Alíquotas do IPVA
As alíquotas do IPVA permanecem inalteradas para 2026:
- 4% para carros de passeio;
- 2% para motocicletas e similares, caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
- 1,5% para caminhões;
- 1% para veículos de locadoras registrados no estado de São Paulo.
Frota no estado
A frota total de veículos em São Paulo é de aproximadamente 30,1 milhões. Desse total, cerca de 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA, enquanto 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Outros 1 milhão de veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do imposto, como os pertencentes a taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, além de veículos oficiais e ônibus e micro-ônibus urbanos.






