A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, retomou as visitações à maria-fumaça Amália 12, após a completa restauração do patrimônio histórico, cultural e ferroviário da região. A locomotiva, fabricada em 1912, teve suas peças originais preservadas durante o processo de recuperação.
As visitas são monitoradas e precisam ser agendadas previamente para grupos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo telefone (16) 98109-2477. Aos sábados, das 9h30 às 11h30, haverá um guia disponível no local para acompanhar o público.
A locomotiva está instalada na miniestação ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, localizada no Parque Maurílio Biagi. Como alternativa de lazer, a visita oferece à população a oportunidade de conhecer mais sobre a história da maria-fumaça, de Ribeirão Preto e sua importância para o desenvolvimento econômico do município.
Fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig, a locomotiva é considerada uma raridade. Atualmente, existem apenas três unidades desse modelo no Brasil. As outras duas estão nas cidades de Itapetininga e Jaguariúna.
Durante boa parte de seus mais de 110 anos de existência, a Amália 12 foi utilizada no transporte de café até o porto de Santos e outros destinos, contribuindo para o crescimento e a riqueza de Ribeirão Preto nos primeiros anos de desenvolvimento da cidade.
Inicialmente comercializada para a Estrada de Ferro Araraquara, a locomotiva foi adquirida posteriormente pela Usina Amália e, mais tarde, doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.






