Ribeirão Preto inaugura o primeiro Pronto Atendimento de Saúde Mental 24 horas do Brasil

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta segunda-feira, 8, o PAM (Pronto Atendimento de Saúde Mental), primeiro serviço especializado em urgências e emergências em saúde mental do Brasil, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Instalado no antigo prédio da UBDS do bairro Quintino Facci II, o espaço passou por ampla reforma e modernização para atender às necessidades específicas do novo serviço. A iniciativa representa um importante avanço na Rede de Atenção Psicossocial do município, ampliando o acesso da população ao atendimento especializado em situações de crise.

O PAM atenderá crianças, adolescentes e adultos de Ribeirão Preto em casos de urgência em saúde mental, como crises psicóticas, risco de suicídio, agitação psicomotora, crises relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, transtornos ansiosos agudos e outras situações que demandem atendimento imediato.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada, formada por psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A estrutura possui 19 leitos, sendo 14 destinados à observação, quatro leitos de urgência e um leito de isolamento. O atendimento será realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio. O fluxo de atendimento para crianças e adultos é separado.

Além do novo pronto atendimento, o complexo passa a abrigar o CAPS III AD (Álcool e Drogas), fortalecendo a integração dos serviços especializados em saúde mental no município e ampliando a capacidade de acolhimento e acompanhamento dos pacientes.

Outro diferencial da unidade é a presença de uma farmácia que atenderá a população de segunda a sexta-feira, até as 17h. Para os pacientes em observação ou internados no serviço, a assistência farmacêutica será garantida 24 horas por dia.

Prefeito Ricardo Silva anuncia o fim dos radares móveis na cidade para 2026

O prefeito de Ribeirão Preto anunciou nesta semana que pretende acabar com o uso de radares móveis no município. A medida, segundo a administração municipal, faz parte de uma reavaliação das políticas de fiscalização de trânsito e deve ser implementada nos próximos meses.

De acordo com o prefeito, o objetivo é tornar a fiscalização mais transparente e educativa, priorizando ações que promovam a segurança viária sem gerar a percepção de caráter meramente arrecadatório. “Queremos um trânsito mais seguro, mas com regras claras para a população”, afirmou durante pronunciamento.

Os radares móveis, utilizados para monitorar a velocidade dos veículos em diferentes pontos da cidade, são alvo frequente de críticas por parte de motoristas, que reclamam da falta de sinalização prévia e da imprevisibilidade dos locais de fiscalização.

A prefeitura informou que, com o fim dos radares móveis, a fiscalização continuará sendo realizada por meio de equipamentos fixos e ações educativas, além de operações integradas com agentes de trânsito. Estudos técnicos ainda estão sendo conduzidos para avaliar os impactos da mudança nos índices de acidentes.

A proposta deve ser oficialmente regulamentada por meio de decreto ou projeto de lei, que ainda será divulgado pela administração municipal.