Venda de veículos novos no país sobe 15% até maio e veículos híbridos puxam crescimento

O mercado automotivo brasileiro segue aquecido em 2026. Nos cinco primeiros meses do ano, foram comercializados 2.226.984 veículos novos no país, volume que representa o segundo melhor desempenho para o período desde 2011. O resultado também aponta um crescimento de 15,3% em comparação com os primeiros cinco meses de 2025, segundo levantamento divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O balanço considera as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. Para a Fenabrave, o avanço do setor é impulsionado por programas de incentivo do governo federal, como o Carro Sustentável e o Move Brasil, além da ampliação do acesso ao crédito e da confiança dos consumidores. Segundo o presidente da entidade, Arcelio Junior, a combinação de juros mais atrativos, renda e previsibilidade econômica tem contribuído para manter a demanda em alta.

Os veículos eletrificados lideram o crescimento do mercado. As vendas de automóveis e comerciais leves híbridos avançaram 77,9% no acumulado do ano, saltando de 68.056 para 121.110 unidades. Já os modelos 100% elétricos registraram alta de 181,5%, com 69.347 veículos vendidos até maio, frente a 24.635 no mesmo período de 2025. A Fenabrave também destaca o impacto do Programa Carro Sustentável, que impulsionou em 31,4% as vendas dos modelos contemplados desde sua implementação, reforçando a tendência de expansão dos veículos mais eficientes e sustentáveis no mercado brasileiro.

Troca de ingressos para show dos 170 anos de Ribeirão Preto será retomada na próxima segunda-feira (8)

A troca de ingressos para o show em comemoração aos 170 anos da cidade ficará suspensa entre os dias 4 e 7 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo municipal. Durante o período, todos os pontos de retirada permanecerão fechados. O atendimento será retomado normalmente na próxima segunda-feira (8), nos horários habituais de funcionamento de cada unidade. A administração municipal orienta que a população não se desloque aos locais de troca durante o feriado prolongado.

Os ingressos estão sendo distribuídos por meio de uma ação solidária, na qual cada quilo de alimento não perecível garante uma entrada para o evento. Todos os donativos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade. A retirada é limitada a quatro ingressos por pessoa para integrantes do mesmo núcleo familiar de primeiro grau, mediante apresentação de documento oficial com foto. O show de aniversário de Ribeirão Preto acontece no dia 18 de junho, na Arena NicNet, com apresentações de Ana Castela, João Bosco & Vinícius e Clube da Viola.

Pontos de troca (retorno em 8 de junho)

Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Das 8h às 20h

CSU Vila Virgínia
Rua Franco da Rocha, 1110 – Vila Virgínia
Das 9h às 17h

Estação Cidadania
Avenida Ettore e Aurora Coraucci, 1345 – Alexandre Balbo
Das 9h às 18h

CEU das Artes Ribeirão Verde
Rua Benedito Jacinto de Souza, 330 – Jardim Florestan Fernandes
Das 8h às 19h

Teatro Municipal
Via São Bento, s/n – Campos Elíseos
Das 8h30 às 18h

Temperatura vai cair neste feriado prolongado em Ribeirão podendo chegar a 11º C

Quem esperava uma onda de calor para o feriado prolongado pode tirar o cavalo do frio, isso mesmo, a calorenta cidade de Ribeirão Preto vai viver neste feriado pelo menos um dia bem gelado e temperaturas mais baixas.

No sábado o ribeirão-pretano vai acordar com 11º C. A chegada de uma frente fria vai derrubar a tempratura na região.

Na quinta-feira de Corpus Christi a máxima sera de 26º C e miníma de 15º C

Na sexta feira a tamperatura vai cair com Máxima de 25º C e miníma de 14º C

Já no sábado o dia será mais gelado. A Miníma vai chegar a 11º C com máxima prevista de 25º C

 Veja que vai funcionar no feriado prolongado de de Corpus Christi em Ribeirão

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços essenciais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 4 de junho. As repartições públicas municipais permanecerão fechadas na quinta (4) e na sexta-feira (5), ponto facultativo, retomando o atendimento na próxima segunda-feira (8), às 8h.

Confira o que abre e o que fecha durante o período:

Saúde

Atendimento 24 horas:

UPA Leste – Avenida 13 de Maio, 353 – Jardim Paulistano

UPA Norte – Avenida Euclydes de Figueiredo, 295 – Adelino Simioni

UPA Oeste – Rua Teresina, 678 – Sumarezinho

Pronto Atendimento Vila Virgínia – Rua Franco da Rocha, 1.270

CAPS IV – Avenida Jerônimo Gonçalves, 466 – Centro

A UBS Bonfim Paulista/Mamoru Kobayashi permanecerá fechada na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), com atendimento no fim de semana, das 8h às 18h.

Transporte

No feriado de Corpus Christi, os ônibus circularão com horários de domingo.

Funcionamento dos postos de atendimento:

Central de Vendas e Benefícios (Rua Tibiriçá, 600): fechada apenas no feriado;

Atendimento telefônico (0800 16 16 001): das 6h às 23h;

Terminal Dra. Evangelina: das 6h às 23h;

Terminais de bairro: das 8h às 12h;

Terminal Ribeirão Shopping: das 6h às 18h;

Terminal HC: das 6h às 12h.

Trânsito

O atendimento presencial na sede da RP Mobi (protocolos e pátio) estará suspenso nos dias 4 e 5 de junho, retornando na segunda-feira (8), às 8h.

Os atendimentos de emergência funcionarão 24 horas pelos telefones 118 ou (16) 3934-9500.

Assistência Social

Os serviços de abordagem social e acolhimento funcionarão normalmente durante todo o feriado.

Solicitações emergenciais podem ser feitas pelo FAS – Fale Assistência Social, pelos telefones 161 ou 0800 773 0161.

Saerp

As equipes da Saerp atuarão em regime de plantão para atendimentos emergenciais.

A Central de Atendimento funcionará normalmente, todos os dias, pelo telefone 0800 115 0115.

Meio Ambiente

Os parques municipais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado.

O Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto estará aberto para visitação das 9h às 16h30, com entrada gratuita. Na segunda-feira (8), o espaço permanecerá fechado para manutenção, retomando as atividades normalmente na terça-feira (9).

Infraestrutura

Coleta de lixo: funcionamento normal durante todo o feriado;

Ecopontos: funcionamento normal, das 7h às 19h;

Emergências: atendimento pelo SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, telefone 156.

Poupatempo

A unidade permanecerá fechada apenas no feriado de Corpus Christi, retomando o atendimento normal na sexta-feira (5), das 9h às 17h.

Segurança

Guarda Civil Metropolitana: atendimento 24 horas pelo telefone 153;

Defesa Civil: atendimento 24 horas pelo telefone 199.

Corpus Christi 2026: veja onde é feriado, quem tem direito à folga e regras para trabalhar na data

O Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira, 4 de junho, e gera dúvidas em todo o país sobre folga, funcionamento do comércio e direitos dos trabalhadores. Embora a data seja uma das mais tradicionais do calendário católico, o governo federal considera o Corpus Christi como ponto facultativo em 2026, assim como a sexta-feira (5). No entanto, estados e municípios têm autonomia para decretar a data como feriado oficial, o que altera as regras para empresas e trabalhadores.

Segundo especialistas em Direito do Trabalho, a legislação brasileira permite que cada município e estado defina se o Corpus Christi será tratado como feriado ou apenas ponto facultativo. Isso significa que uma cidade pode ter comércio fechado e expediente suspenso, enquanto municípios vizinhos mantêm funcionamento normal. Nas localidades onde a data é considerada feriado, empregados contratados pelo regime CLT que forem convocados para trabalhar devem receber pagamento em dobro ou compensação prevista em acordo coletivo.

O advogado trabalhista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), João Pedro Marsillac, alerta que o descumprimento dessa obrigação pode gerar ações judiciais, denúncias aos sindicatos e até reclamações ao Ministério do Trabalho. Já estagiários podem atuar durante o feriado, desde que haja supervisão de um funcionário responsável, conforme determina a Lei do Estágio. Trabalhadores autônomos, profissionais contratados como Pessoa Jurídica (PJ) e Microempreendedores Individuais (MEI) não possuem restrições para prestar serviços na data, uma vez que não mantêm vínculo empregatício regido pela CLT.

Capitais onde Corpus Christi é feriado

  • Aracaju (SE)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Boa Vista (RR)
  • Campo Grande (MS)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Goiânia (GO)
  • Macapá (AP)
  • Maceió (AL)
  • Manaus (AM)
  • Natal (RN)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • São Luís (MA)
  • São Paulo (SP)
  • Teresina (PI)
  • Vitória (ES)

Capitais onde Corpus Christi é ponto facultativo

  • Belém (PA)
  • João Pessoa (PB)
  • Palmas (TO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Porto Velho (RO)
  • Rio Branco (AC)

Em Pernambuco, o governo estadual transferiu oficialmente o ponto facultativo de Corpus Christi para o dia 23 de junho, véspera das comemorações de São João.

A celebração de Corpus Christi é uma das mais importantes da Igreja Católica e homenageia a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Em diversas cidades brasileiras, a data é marcada por missas, procissões e a tradicional confecção dos tapetes coloridos que atraem milhares de fiéis todos os anos.

Comercial anuncia contratação de atacante para a Copa Paulista

O Comercial confirmou a contratação de mais um reforço para o elenco. O extremo-direito Thallis é o novo jogador do Leão e chega para aumentar as opções ofensivas da equipe na temporada.

Com características de velocidade, intensidade e força ofensiva pelos lados do campo, o atleta desembarca no clube com a missão de agregar dinamismo ao ataque comercialino.

Thallis já se apresentou oficialmente ao Comercial, foi integrado ao grupo e participa normalmente dos treinamentos junto ao restante do elenco, iniciando sua preparação para vestir a camisa do Leão.

A expectativa é que o jogador contribua com sua mobilidade e poder de criação nas ações ofensivas da equipe ao longo da temporada.

Na apresentação do novo reforço, o clube também desejou sucesso ao atleta nesta nova etapa da carreira, destacando a importância da raça, dedicação e comprometimento na defesa das cores comercialinas.

Mudança de cadeiras na Prefeitura de Ribeirão. Fazenda e Coderp tem nova direção

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que Fernando Oliveira Soares assume a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp). Economista e servidor de carreira, Fernando estava à frente da Secretaria Municipal da Fazenda desde o início da atual gestão.

A Secretaria da Fazenda passa a ser comandada por Raquel Scheffer Lopes, servidora pública municipal há 31 anos e profissional com ampla experiência nas áreas de fiscalização, gestão tributária e administração pública. Integrante da Secretaria da Fazenda desde 2003, Raquel possui trajetória consolidada na área tributária, com atuação em tributação imobiliária, cadastro imobiliário e procedimentos administrativos fiscais.

Ao longo da carreira, ocupou funções de liderança como chefe da Fiscalização de IPTU, subsecretária de Tributos sobre Imóveis e, mais recentemente, secretária adjunta da Fazenda. É bacharel em Direito pela Unaerp, licenciada em Ciências da Natureza pela USP, especialista em Direito Tributário e mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp de Franca.

Já Evaldo Aparecido Felício, que presidia a Coderp, passa a exercer a função de secretário adjunto da Secretaria de Tecnologia e Governo Digital, contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação, modernização e transformação digital dos serviços públicos.

Os profissionais possuem ampla experiência na administração pública municipal e darão continuidade ao trabalho desenvolvido em suas respectivas áreas, fortalecendo as ações estratégicas da gestão e a prestação de serviços à população.

Maratona Oficial de Ribeirão Preto lança campanha de doação de sangue com inscrições gratuitas para atleta

A Maratona Oficial de Ribeirão Preto inicia mais uma edição de sua tradicional campanha de incentivo à doação de sangue, ação que já se consolidou como uma das principais iniciativas sociais ligadas ao evento esportivo. Em 2025, a mobilização contribuiu para salvar cerca de 800 vidas, por meio das doações realizadas por atletas e pela população.

Neste ano, a campanha ganha ainda mais força com a parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, responsável pelo abastecimento de sangue para diversas cidades da região e do estado de São Paulo.

A partir desta quarta-feira, os 200 primeiros participantes que comparecerem ao hemocentro e comprovarem a visita terão direito a uma inscrição gratuita para a Maratona Oficial de Ribeirão Preto. Para garantir o benefício, é necessário enviar o comprovante de comparecimento ao WhatsApp da organização e aguardar a confirmação.

A campanha não exige a doação no momento da ação, mas estabelece um critério importante: o participante deve ter realizado ao menos uma doação de sangue entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026.

A proposta é ampliar o alcance da conscientização e reforçar os estoques de sangue, que frequentemente operam em níveis abaixo do ideal e aumentar o número de doadores recorrentes. Além disso, a iniciativa fortalece o papel social da maratona, que vem se posicionando como mais do que um evento esportivo.

Com crescimento nacional e internacional, a Maratona Oficial de Ribeirão Preto reuniu, em sua última edição, atletas de todos os estados brasileiros e participantes de mais de oito países, consolidando-se como uma das principais provas de corrida de rua do calendário nacional.

A expectativa da organização é repetir o impacto dos anos anteriores e ampliar ainda mais o número de vidas salvas, conectando esporte, saúde pública e solidariedade.

Dez mil ingressos já foram retirados para os shows de Ana Castela e João Bosco e Vinícius em Ribeirão

A troca de ingressos para o show comemorativo dos 170 anos de Ribeirão Preto começou com grande procura da população. Apenas no primeiro dia da ação, realizado nesta segunda-feira (1º), cerca de 10 mil ingressos foram retirados. Devido à alta demanda, a organização informou que, a partir desta terça-feira (2), a retirada por núcleo familiar de primeiro grau ficará limitada a quatro ingressos, mediante apresentação de documento oficial com foto de cada familiar.

Os ingressos são disponibilizados por meio de uma campanha solidária e estão limitados à capacidade da Arena NicNet. Para garantir a entrada, o público deve doar um quilo de alimento não perecível por ingresso. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social em Ribeirão Preto.

O evento acontece no próximo dia 18 de junho, na Arena NicNet, e contará com apresentações de Ana Castela, Clube da Viola – 30 Anos e João Bosco & Vinícius. A celebração dos 170 anos de Ribeirão Preto também terá estrutura voltada à inclusão, com espaço reservado para pessoas com deficiência (PCD), direito a acompanhante e intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade e conforto ao público presente.

Troca de ingressos

Em razão do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (4), e do ponto facultativo na sexta-feira (5), os pontos de troca funcionarão nesta semana somente até quarta-feira (3). O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (8), nos horários habituais de cada unidade.

Palace

Rua Álvares Cabral, 322 – Centrodas 8h às 20h

CSU Vila VirgíniaRua Franco da Rocha, 1110 – Vila Virgíniadas 9h às 17h

Estação Cidadania

Avenida Ettore e Aurora Coraucci, 1345 – Alexandre Balbodas 9h às 18h

CEU das Artes Ribeirão Verde Rua Benedito Jacinto de Souza, 330 – Jardim Florestan Fernandes

das 8h às 19h

Teatro Municipal Via São Bento, s/n – Campos Elíseos das 8h30 às 18h

Orientações ao público

* Crianças de até 7 anos não precisam de ingresso.

* Menores de até 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.

* Adolescentes de 13 a 17 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por um responsável adulto, mediante autorização, que será disponibilizada no site da Prefeitura a partir de 8 de junho.

Mesmo com um jogador a mais quase o jogo todo Botafogo empata em Campinas e está a nove jogos sem vencer

Na noite desta segunda-feira(1) o Botafogo jogou em Campinas contra a Ponte Preta pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e somou 9 jogos sem vencer na competição. O empate em 0 a 0 premiou o esforço da Macaca que continua com sérios problemas financeiros não pagando funcionários, jogadores e membros da comissão técnica. Desde os 31 minutos do primeiro tempo a Ponte Preta jogou com um jogador a menos. Diego Tavares foi expulso após análise do var por uma falta sobre o lateral Patrik Brey

Com o empate, a Ponte Preta segue na vice-lanterna da Série B, com oito pontos. O Botafogo-SP chegou aos dez pontos, deixou a zona de rebaixamento e ultrapassou o Avaí, que caiu para a 17ª colocação pelos critérios de desempate.

Mesmo sendo um empate fora de casa a torcida botafoguense se mostrou revoltada nas redes sociais. A

O jogo foi marcado por protestos de um grupo de torcedores, que exibiu faixas contra os dirigentes. O clube continua vivendo sua maior crise financeira e administrativa da história, com atrasos salariais que superam os seis meses em muitos casos.

PRESSÃO INICIAL

O Botafogo-SP começou melhor e pressionou a equipe campineira nos minutos iniciais. Patrick Brey, pela esquerda, criou boas oportunidades, enquanto Vilar levou perigo em bolas paradas. Apesar do domínio visitante, o placar não foi alterado.

A situação da Ponte ficou ainda mais complicada quando Diego Tavares foi expulso por uma cotovelada em Patrick Brey. Mesmo com um homem a menos, a Macaca conseguiu equilibrar as ações, passou a vencer mais disputas no meio-campo e teve maior posse de bola, embora sem criar chances claras de gol.

Na segunda etapa, a Ponte voltou tentando explorar os contra-ataques. Logo nos primeiros minutos, Pottker arrancou em velocidade, deixou um marcador para trás, trouxe para o meio e finalizou sem direção.

CHANCES PERDIDAS

Com o passar do tempo, o Botafogo-SP retomou o controle da partida. Aos 22 minutos, Inocêncio encontrou Zé Hugo na área. O atacante dominou e bateu cruzado, levando muito perigo ao gol defendido por Diogo Silva. Já aos 37, após levantamento para a área, a bola sobrou para Hygor, que finalizou prensado e quase abriu o placar para o Pantera.

A Ponte também teve sua melhor oportunidade nos minutos finais. Palacios arrancou desde o campo de defesa, passou por dois adversários e invadiu a área antes de finalizar para defesa de Victor Souza. No rebote, Baianinho caiu após disputa com a marcação, e os jogadores da Macaca reclamaram de pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Nos acréscimos, Luis Phelipe foi expulso no banco de reservas. O Botafogo-SP ainda tentou uma pressão final, mas não conseguiu superar a defesa pontepretana, que garantiu o empate mesmo em desvantagem numérica durante quase toda a partida.

Parceria Futebol Interior