Novo bloco da faculdade atenderá à crescente demanda acadêmica e oferecerá novas instalações
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP anunciou o início de um ambicioso projeto de expansão no campus, com um investimento de R$ 74 milhões. O novo bloco, que será construído para atender às crescentes demandas acadêmicas da unidade, terá 7 mil metros quadrados de área construída e contará com uma infraestrutura moderna para alunos, docentes e pesquisadores.

Os recursos para a obra foram liberados pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. no dia 18 de março. A licitação para contratação da empresa responsável pela construção será lançada em breve, com o início das obras previsto para o ano de 2025. O projeto é uma resposta ao desenvolvimento acadêmico da faculdade, especialmente impulsionado pelas atividades intensas de sua Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), que desde a sua fundação, em 2008, tem se destacado.
O novo bloco incluirá 10 salas de aula, 60 salas para docentes, pesquisadores e professores visitantes, além de restaurante, serviços médicos e psicológicos e áreas de convivência. A obra também prevê a ampliação da biblioteca da unidade em 30%, com mais espaço para o acervo, novas salas de estudo e uma sala para a restauração de obras.
O projeto de expansão é assinado pelo escritório de arquitetura Paulo e Pedro Bruna e foi desenvolvido após a realização de audiências e consultas públicas com a comunidade acadêmica. A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto também informou que uma comissão será criada para acompanhar o andamento da obra, garantindo a transparência e a qualidade na execução do projeto.