O comércio varejista de Ribeirão Preto prevê um aumento nas vendas para o Dia das Crianças, que será comemorado em 12 de outubro, comparado ao ano passado, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo SINCOVARP e CDL Ribeirão Preto. O ticket médio dos presentes deve variar entre R$ 200 e R$ 250.
O estudo projeta que aproximadamente 75% dos consumidores na região de Ribeirão Preto pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças em 2023. Embora muitos planejem gastar o mesmo valor que no ano passado, algumas pessoas estão dispostas a fazer sacrifícios financeiros para garantir os presentes. No entanto, a pesquisa também indica que o nível de endividamento das famílias ainda é alto e que os consumidores estão cautelosos com seus gastos.
Roupas, calçados, brinquedos, jogos e celulares são os produtos mais procurados para presentear as crianças neste Dia das Crianças. Além disso, programas em família, como passeios a parques, eventos culturais, restaurantes e cinemas, estão ganhando força nesta data, movimentando outros setores da economia.
A pesquisa também revela que a maioria dos consumidores fará compras em lojas físicas, embora o comércio eletrônico esteja em crescimento constante. Quanto às modalidades de pagamento, a maioria dos consumidores pretende pagar à vista, principalmente usando PIX, dinheiro e cartão de débito, embora uma parcela considere o pagamento parcelado com cartão de crédito.
O Dia das Crianças pode servir como um indicador para as projeções de vendas na Black Friday e no Natal, à medida que os consumidores decidem quanto gastar agora e quanto reservar para as compras de fim de ano.