Com o adiamento da partida contra o Guarani devido aos incêndios em Ribeirão Preto, o Botafogo ganhou um intervalo no seu calendário que não teve durante o mês de agosto. A nova data para o confronto ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim, o Tricolor só retornará aos gramados no dia 31 de agosto, quando enfrenta a Chapecoense fora de casa.
Durante agosto, o Botafogo enfrentou uma intensa sequência de jogos, com sete partidas em 21 dias, alternando entre a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa Paulista, o que resultou em uma média de uma partida a cada três dias.
Apesar do intervalo, os jogadores que estão se recuperando de lesões podem não estar totalmente prontos para o jogo contra a Chapecoense. O atacante Alex Sandro iniciou sua recuperação após uma lesão na coxa esquerda, enquanto o lateral Wallison está se recuperando de uma fratura no braço. Já o atacante Jonas Toró, com uma lesão muscular, ainda precisa de mais tempo e continua em tratamento médico.
Sem atuar na última rodada da Série B, o Botafogo conseguiu manter sua 14ª posição na tabela, com 26 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento.