Nova frota do transporte coletivo chega a Ribeirão Preto

A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano anunciaram no começo da tarde desta segunda-feira, dia 31 de julho, na avenida Independência, a entrega de 12 ônibus novos para a renovação da frota do transporte coletivo urbano do município.

O anúncio dos novos veículos contou com a participação do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo; do presidente do consórcio PróUrbano, Roque Felício, além de autoridades do Legislativo e da administração municipal.

Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os 12 ônibus entregues possuem cores azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. 

Os veículos já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

“Nós temos hoje, ônibus de 2012 e 2018, até meados de 2024, 100% dos novos ônibus serão zero quilômetro, com o seguinte cronograma: 12 a partir de agora, mais 154 até o final de agosto, sendo nessa primeira etapa 166 ônibus novos rodando zero quilômetro, com ar-condicionado, entrada USB para carregar celular, internet grátis, suspensão pneumática, além de serem mais silenciosos”, disse o prefeito.

Ainda, o chefe do Executivo anunciou que em outubro, a cidade irá receber mais 38 ônibus. Com isso, Ribeirão Preto passará a ter mais de 200 novos ônibus renovados na frota ainda neste ano, sendo que a meta contratual é de 155. “Iremos superar a meta até o mês de outubro. Em 2024, concluiremos a renovação com mais de 300 ônibus novos na frota. Nós vamos passar a ter a partir de hoje, mais orgulho da nossa cidade, melhorando a mobilidade urbana”, ressaltou.

O diretor superintendente da RP Mobi disse que todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. “Esta nova frota vai emitir cinco vezes menos poluentes ao nosso meio ambiente em relação aos veículos da frota atual”, destacou.

Os novos veículos contarão com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) que segue em construção na RP Mobi. Ainda, também terão a opção de pagamento com uma nova tecnologia embarcada ao novo sistema que permitirá aos usuários pagar os créditos de acesso ao veículo com cartões nas funções débito ou crédito. “Esperamos dinamizar ainda mais o serviço para garantir qualidade a todos os interessados pelo transporte coletivo urbano”, disse Galli.

Sobre os novos ônibus

Os novos veículos incorporam qualidade, segurança e conforto, além de oferecer aos condutores ferramentas mais modernas de trabalho. “É uma satisfação enorme para nós participar deste novo momento o nosso transporte público”, afirmaram os motoristas da rede de transporte coletivo urbano, Kelly Reis, Fernanda Dias Costa e Edmilson.

Os novos ônibus são totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

Também contam com suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.

Os itinerários são em Led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroceria, para facilitar a visualização das linhas. A nova frota, que está sendo entregue em etapas até o final de 2024, contará com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular.

Fotos CCS/PMRP

Jurista diz que Pedro pode rescindir e receber multa do Flamengo

atacante Pedro, que foi agredido pelo então preparador físico Pablo Fernández logo após a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG neste sábado (29), pode pedir rescisão de contrato com o Flamengo sem ter de pagar multa. Pelo contrário: ainda há a possibilidade do atleta receber pagamento de multa por conta de cláusula compensatória desportiva prevista na Lei Pelé. Por não ser titular absoluto na equipe do técnico Jorge Sampaoli, uma eventual saída do alvinegro não é descartada.

DIREITOS

O advogado trabalhista e sócio do Ambiel Advogados, Aloisio Costa Jr, explica que a agressão praticada contra o atacante Pedro, do Flamengo, pode ser utilizada como argumento para uma rescisão do contato de trabalho sem multa para o atleta. Existe, em jogo, até o pagamento de multa em favor do jogador, em função da cláusula compensatória desportiva prevista na Lei Pelé.

“O artigo 483 alínea F da CLT prevê como causa da rescisão por culpa do empregador a prática de agressão salva em caso de ilegítima defesa pelo empregador ou seus prepostos. No caso aqui, tratando de membro de comissão técnica do clube, ele é um preposto, ele é um representante do clube para fins da CLT, então essa agressão física pode ser considerada como justa causa para que Pedro rescinda o contrato com o Flamengo por culpa do empregador”, explica o advogado.

RESPONSABILIZADO

Civelmente, o Flamengo pode ser responsabilizado pelo incidente ocorrido na partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Costa Jr explica que o empregador é responsável pelos atos praticados pelos seus prepostos no exercício da função. “Em tese, é possível que o atleta seja indenizado por danos materiais ou morais causados pelo preposto que o agrediu fisicamente. Então, em caso de danos materiais ou morais, o atleta pode pedir uma indenização na Justiça”, avaliou.

JUSTA CAUSA

Quanto ao preparador físico, Pablo Fernández, que foi demitido na noite deste domingo (30), o clube pode fazer a rescisão contratual por justa causa. “No caso de comprovada a agressão física e, desde que não seja em legítima defesa, pode sim ser dispensado por justa causa. O artigo 482, alínea J da CLT, prevê como justa causa para a rescisão do contrato de trabalho a prática pelo empregado de ofensa física contra qualquer pessoa no serviço. Considerando que se tratou de uma suposta briga no vestiário, num momento de jogo, entende-se que essa agressão ocorreu no serviço, então o preparador físico pode ser dispensado por justa causa”, completou.

VIA FUTEBOL INTERIOR

Fahel Júnior fala sobre a Copa Paulista após derrota

Com a derrota para o Noroeste em casa e de virada por 3 x 1, o técnico Fahel Júnior abriu o jogo em entrevista coletiva e falou sobre o desempenho na Copa Paulista. 

“Não vou ficar enganando torcedor, não vamos brigar por classificação, não vou pensar nisso não. Temos que sair na frente de muitos adversários que nem jogando estão. Vamos criar uma base para a Série A2. Daqui pra frente tem que pensar assim, como uma pré-temporada mais cedo”, afirmou o técnico.

Fahel afirma que a Copa Paulista deve servir para uma preparação para a Série A2 do próximo ano. 

“A Copa Paulista tem que ser, para nós, uma preparação boa para a Série A2. Tem que ter esse pensamento, essa consciência. Não há o investimento que o torcedor imagina. Temos que tirar o máximo desse grupo, ver quem fica para um campeonato tão difícil como a Série A2, porque aí, sim, tem rebaixamento”, reforçou.

Com a derrota o Comercial segue na última colocação com um ponto apenas. 

O Leão do Norte volta aos gramados contra o Marília no próximo sábado (5), às 19:00, no Estádio Bento de Abreu.

Secretaria de Esportes abre mais 60 vagas para aulas de atletismo

A Secretaria de Esportes vai abrir nesta quinta-feira, dia 3, mais 60 vagas de atletismo voltadas para crianças de 4 a 12 anos. As aulas vão acontecer no complexo esportivo Estação Cidadania Esporte, no bairro Alexandre Balbo.

Os interessados em participar do projeto de iniciação nesse esporte precisam comparecer no dia 3 de agosto, às 17h30, no complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte na presença dos pais e com um documento com foto. Neste dia, as crianças serão divididas em turmas, de acordo com a faixa etária e já vão participar de uma aula inicial para conhecer a modalidade.

Somente neste ano, a Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto já abriu 5 mil novas vagas para diversas modalidades esportivas, como vôlei, handball, karate, judô, basquete, futebol, entre outras. Todas as atividades oferecidas à população são completamente gratuitas.

Serviço:

Data para a matrícula: 03 de agosto

Hora: a partir das 17h30

Local: Estação Cidadania Esporte – Av. Ettore e Aurora Coraucci, 1345 – Jd. Alexandre Balbo.

Obrigatório: levar documento com foto e estar na presença dos pais ou responsáveis.

Horário das aulas iniciais:

17h30 – 08 à 12 anos

18h10 – 04 à 07 anos

Atenção!
Pedimos que cheguem com 15 minutos de antecedência dos horários das aulas para cadastramento e orientações iniciais.

Ministro Fávaro conquista parceria Saudita para recuperação de pastagens brasileiras

Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (Salic) confirmou o interesse em participar do maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, apresentado pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro.

Ele se reuniu com o CEO em exercício da Salic, Mohammed bin Mansour Al-Mousa, neste domingo (30), em Riad, na Arábia Saudita.

Além de integrar o grupo de trabalho governamental acordado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita (MEWA) para estruturação da parceria no programa de recuperação de pastagens, a companhia irá criar e coordenar um segundo grupo para dar continuidade às tratativas no âmbito privado, identificando empresas sauditas interessadas na proposta.

O projeto desenvolvido pelo Mapa prevê a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens, o que pode, praticamente, dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, contribuindo para a segurança alimentar do planeta e o controle das mudanças climáticas, com a redução da emissão de carbono.

Outras parcerias podem ser firmadas no comércio de grãos e insumos agrícolas, inseridas na recuperação de pastagens de baixa produtividade.

Confira o tempo em Ribeirão Preto essa semana

A semana em Ribeirão Preto deve ter a presença de uma massa de ar frio e seco, que irá impedir a formação de nuvens de chuva, segundo o Climatempo. 

Entre esta segunda-feira (31) e sexta-feira (4), o Estado de São Paulo segue sem chuvas e com baixa umidade relativa do ar.

Confira a previsão do tempo da semana:

Segunda-feira

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Mínima: 14°C

Máxima: 30°C

Chuva: 0mm – 0%

Vento: E – 10km/h

Umidade:  26% / 94%

Terça-feira

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Mínima: 13°C

Máxima: 31°C

Chuva: 0mm – 0%

Vento: E – 10km/h

Umidade: 22% / 83%

Quarta-feira

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Mínima: 13°C

Máxima: 32°C

Chuva: 0mm – 0%

Vento: ENE – 10km/h

Umidade:  20% / 84%

Quinta-feira

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Mínima: 14°C

Máxima: 33°C

Chuva: 0mm – 0%

Vento: NE – 8km/h

Umidade:  15% / 73%

Sexta-feira

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Mínima: 15°C

Máxima: 34°C

Chuva: 0mm – 0%

Vento: NE – 10km/h

Umidade:  13% / 53%

Marcelo Chamusca fala sobre gramado e abatimento emocional 

Após a derrota por 2 x 0 para o Juventude no Estádio Palma Travassos, o técnico Marcelo Chamusca falou em entrevista coletiva sobre a situação do gramado e fez uma análise sobre o jogo. 

“Eu acho que o campo não teve nenhuma interferência no resultado do jogo, falando com muita sinceridade. O campo tem algumas irregularidades, mas é irregular também para o Juventude, não só pro Botafogo”, afirmou o técnico. 

Chamusca fez também uma análise sobre o resultado do jogo. 

“Foi uma finalização apenas no gol no primeiro tempo. No geral, foram 21 finalizações do Botafogo contra oito, sendo que apenas três vezes eles acertaram o gol. Duas eles foram eficientes e fizeram o gol no começo do primeiro tempo e fizeram no inicio do segundo tempo”, comentou o técnico. 

O técnico comentou também o abatimento emocional que a equipe do Botafogo sentiu ao levar o segundo gol do Juventude, aos 13 minutos do segundo tempo. 

“O segundo gol acho trouxe um abatimento no aspecto emocional, depois o time se ajustou com as substituições e foi um jogo em que o botafogo buscou o tempo todo vencer e atacar o adversário e jogar, e o Juventude com a estratégia de jogar mais reativa com dois jogadores rápidos pelos lados conseguiu te o êxito e eficiência de finalizar”, finalizou. 

O Pantera entra em campo novamente terça-feira (01) contra o Sampaio Corrêa, às 19:00, no Castelão de São Luís. 

Foto – João Victor Menezes/Agência Botafogo

PIB paulista tem crescimento de 2,3% nos primeiros cinco meses do ano

Segundo os dados do PIB Mensal, elaborados pela Fundação Seade, o Produto Interno Bruno de São Paulo cresceu 2,3% no acumulado dos cinco primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.

“São Paulo tem uma economia diversificada, dinâmica e estruturada. E os números do período atestam que estamos no bom caminho em prol do desenvolvimento paulista. Nosso objetivo é intensificar ainda mais a promoção da competitividade e do desenvolvimento econômico do nosso Estado”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

O resultado positivo se deu, principalmente, ao setor de serviços com acréscimo de 3,7% no acumulado do ano. Agronegócio teve 0,9 % de crescimento e indústria teve queda de – 0,8% nos primeiros cinco meses.

No acumulado dos últimos 12 meses, comparados a 12 meses imediatamente anteriores, o PIB paulista cresceu 3,0%. E na comparação com igual mês do ano anterior, o indicador avançou 2,3% em maio de 2023.

Já a comparação entre abril e maio, segundo a Fundação Seade, houve queda de 0,3% no PIB de São Paulo. No Brasil a retração foi maior, de 2%, na comparação no mesmo período, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB).

Do Portal do Governo

São Paulo tem o maior estoque de empregos formais dos últimos 4 anos

O Estado de São Paulo terminou junho com um saldo positivo de 36,4 mil empregos formais com carteira assinada. Com isso, o estado chegou ao maior estoque de empregos dos últimos 4 anos, com 13,3 milhões de postos, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O setor de serviços é responsável por mais da metade das vagas no estado (52% do total, ultrapassando os 6,9 milhões). No mês, a participação do setor foi ainda mais significativa: ele gerou mais de 19 mil dos 36 mil postos criados. A maior parte veio do subsetor de atividades administrativas e serviços complementares.

A Agropecuária foi segunda maior criadora de empregos no estado no mês, com um saldo de 10 mil postos. Os destaques foram a produção de lavouras e as atividades de apoio à agricultura.

No acumulado do ano, o saldo ficou positivo em 276,8 mil novas vagas. O montante representou mais de 27% do total de empregos formais criados no país (pouco mais de 1 milhão).

O valor médio de contratação em São Paulo continua como o maior do país: R$ 2.303,04. O valor é 14% maior que a média do Brasil (R$ 2.015) e 8% a mais que o Rio de Janeiro (R$2.120), que tem o segundo maior salário de contratação do Brasil.

Do Portal do Governo

Turismo em Santa Fé do Sul, a “capital dos grandes lagos” no noroeste paulista

Muitos turistas já ouviram falar do pôr do sol e das águas dos rios e grandes lagos do noroeste paulista e provavelmente sabem que essa região possui uma “Capital dos Grandes Lagos”, que é Santa Fé do Sul. 625 km de distância da capital, essa estância turística com uma população de quase 35 mil pessoas chega a receber milhares de visitantes em atrativos como o Parque Ecoturístico das Águas Claras que, com uma área de 22.506 metros quadrados, foi eleito como uma das sete maravilhas desta região turística denominada Entre Rios.

Além desse espaço, há outros como o Parque Ecológico Governador Engenheiro Mário Covas e o Parque da Fepasa, com várias atividades para os turistas. Santa Fé é privilegiada hidrograficamente, porque, além da nascente do Rio Paraná que fica a 15 quilômetros do centro, é entrecortada por três bacias: São José, Jacu-Queimado e Ponte Pensa. A orla possui 545 ranchos, muitos disponíveis para aluguel, o que atrai um grande número de turistas adeptos da pesca esportiva com destaque para o tucunaré. Também oferece empresas especializadas em passeios náuticos com barcos e lanchas.

“Este destino destaca-se hoje, também, por belos monumentos, pórticos e praças temáticas como parte do processo de urbanização, embelezamento e resgate histórico. Outros atrativos da Estância são Mata dos Macacos; Museu a Céu Aberto, Trilha Suspensa, Aquário Municipal, Parque Ecológico, Cidade das Crianças, entre outros. Atração, cultura e divertimento para todos”, revela o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Santa Fé do Sul sempre surpreende seus turistas como acontece com a Mata dos Macacos, uma área de preservação ambiental onde vivem vários animais silvestres da fauna da região, como os macacos das espécies prego e sagui. Para o turista chegar ao espaço, é preciso acessar a rodovia Euclides da Cunha (a SP-320), no km 624.

Já o Turismo Cultural, o destaque fica para o Museu Histórico e Cultural Professor Honório de Souza Carneiro criado oficialmente em 1964, mas só instalado em 1973, e transferido em 2001 para a antiga Estação Ferroviária. Seu acervo, obtido através de doações, consta de peças, documentação e fotografias referentes à história da cidade e valoriza os pioneiros que tanto fizeram pelo desenvolvimento local.

A região de Santa Fé do Sul está em meio ao entroncamento de importantes rodovias: Euclides da Cunha (SP-320), a Washington Luiz (SP-310), a Anhanguera (SP-330) e a Bandeirantes (SP-348), que ligam estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Outras ligações com Santa Fé do Sul são a hidrovia Tietê-Paraná e a Ponte Rodoferroviária, cujo projeto foi idealizado pelo engenheiro, poeta e escritor Euclides da Cunha, autor do clássico “Os Sertões”.

No total, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR – SP), repassou neste ano de 2023, o valor de R$ 1.312.599,37 para obras turísticas em andamento de Santa Fé do Sul.

Como chegar
Para ir até Santa Fé do Sul, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, a SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 453-A e a SP-320 (Rodovia Euclides da Cunha) até saída do km 624

 Do Portal do Governo