Claudio Tencati confirma outra proposta de clube da Série B para deixar o Botafogo

O técnico Claudio Tencati surpreendeu a imprensa após a vitória do Botafogo-SP sobre o Ceará por 1 a 0, pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Durante a entrevista coletiva realizada após a partida, o comandante revelou que foi procurado pelo próprio Ceará nesta temporada para assumir o comando técnico da equipe nordestina.

Questionado por um jornalista sobre o interesse do clube cearense, Tencati confirmou o contato e destacou que a conversa ocorreu por meio de seu empresário. “Sim, houve uma conversa deles com meu empresário, mas foi apenas uma consulta. Eu agradeço porque o Ceará é um grande clube. Quem não quer ser técnico de um time grande como este? Mas estou focado aqui no Botafogo porque me foi apresentado um projeto”, afirmou o treinador.

O comandante tricolor também falou de outras duas propostas para deixar Ribeirão Preto em 2026, Chapecoense e Sport Recife que também demonstraram interesse em sua contratação, mas as ofertas foram recusadas. “Já recebi duas propostas para deixar o Botafogo este ano. A da Chapecoense me deixou balançado porque eu vivia um momento complicado, sem conseguir vencer. Mas a diretoria me deu total apoio e ainda renovou meu contrato por mais tempo”, destacou Tencati, que recentemente teve seu vínculo ampliado até dezembro de 2027.

A valorização do treinador no mercado chama a atenção. Em apenas seis meses no comando do Botafogo-SP, Tencati recebeu sondagens de três clubes da própria Série B. Conhecido por trabalhos de longa duração, ele construiu uma trajetória marcante no Londrina, onde permaneceu entre 2011 e 2017. O técnico também acumula passagens por clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Atlético-GO, Vitória e Juventude, reforçando sua reputação como um dos treinadores mais respeitados da competição.

Ancelotti elogia Vinicius Jr. e Matheus Cunha após vitória do Brasil sobre o Haiti na Copa do Mundo

Carlo Ancelotti destacou as atuações de Vinicius Jr. e Matheus Cunha na vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite desta sexta-feira (19), pela segunda rodada da Copa do Mundo. A partida foi disputada no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e marcou uma melhora no desempenho do Brasil na competição.

Após o jogo, o técnico explicou a escolha por Matheus Cunha entre os titulares e afirmou que o atacante foi importante para criar dificuldades à defesa haitiana. Autor de dois gols na partida, o paraibano aproveitou a oportunidade e ganhou elogios do treinador. “A posição de Matheus Cunha era boa para criar problemas para a defesa. Filtrou muito bem os passes e entrou muito bem na posição. Pode ser uma opção”, afirmou Ancelotti, ressaltando que pode mudar a formação no próximo compromisso.

Ancelotti também elogiou Vinicius Jr., que marcou um gol e deu uma assistência na vitória brasileira. O treinador explicou que posicionou o atacante mais por dentro, deixando Douglas Santos explorar o corredor pelo lado do campo. Para o comandante da Seleção, Vini se torna ainda mais perigoso quando ataca os espaços em velocidade pelo centro. “Não esperamos que seja o Mundial de Vinícius, esperamos que seja o Mundial do Brasil”, declarou.

O Brasil construiu o placar ainda no primeiro tempo, com dois gols de Matheus Cunha e um de Vinicius Jr. Apesar da vitória tranquila, Ancelotti avaliou que a Seleção poderia ter sido mais eficiente nas chances criadas. “Fomos muito melhores no primeiro tempo, com mais efetividade na frente. No segundo tempo tivemos mais controle. Tivemos muitas oportunidades, poderíamos marcar mais gols. Em geral, foi um bom jogo”, concluiu.

Falso alerta da Defesa Civil atingiu ao menos 30 milhões em 8 estados

Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados e do Distrito Federal receberam falsas mensagens após uma invasão ao sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os disparos ocorreram entre 23h41 de sexta-feira (19) e 1h23 de sábado (20), atingindo moradores de capitais como Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

De acordo com apuração preliminar, as cidades afetadas somam cerca de 30 milhões de habitantes. Além das capitais, alertas falsos também foram enviados para municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. As notificações causaram preocupação entre usuários, já que o sistema Defesa Civil Alerta é utilizado para avisos sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos.

Em entrevista coletiva neste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, informou que foram emitidas dez notificações durante a invasão. Segundo ele, nove mensagens foram disparadas pelo sistema Cell Broadcast, tecnologia implantada em 2025, e uma pelo sistema SMS, utilizado desde 2014 e substituído no ano passado. O primeiro alerta falso teria sido enviado para Curitiba, antes de atingir outras localidades.

As mensagens falsas vinham acompanhadas de alerta sonoro e continham termos sem relação com emergências reais, como “misantropia” e “invasão alienígena”. A Polícia Federal investiga, junto à equipe técnica da Defesa Civil, se a ação foi realizada por uma pessoa ou por um grupo articulado. A Anatel também apura o caso e informou que, até o momento, os alertas não teriam passado pelos canais oficiais da plataforma técnica operada pela ABR Telecom.

Botafogo vence Ceará fora de casa e sobe na classficação

O Botafogo conquistou uma grande vitória neste sábado pela décia quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Venceu o Ceará por 1 a 0 no estádio Presidente Vargas.

Com o resultado, além de chegar à segunda vitória consecutiva na Série B, o Botafogo foi a 16 pontos e deixou, ao menos nessa rodada, a zona de rebaixamento. Do outro lado, o time cearense parou em 17 e perdeu a chance de se aproximar do G6. Antes da partida começar o tricolor estava na zona do rebaixamento na 17ª colocação, já que o Londrina venceu o Athletic por 2 a 0 e dexado o Z4. A vitória sobre o Ceará devolvou o time paranaense para a zona da decola.

Após uma primeira etapa de domínio total dos visitantes, o segundo tempo entregou de tudo: Rafael Gava anotou um golaço de falta, enquanto o Ceará reclamou de um gol anulado de Éder, nos minutos finais.

Sem tempo a perder, as equipes já se preparam para a 15ª rodada da Série B. No próximo domingo (28), a partir das 11h, o Ceará visita o Juventude, no Alfredo Jaconi. Já na terça-feira (30), o Botafogo retorna à Arena NicNet para encarar o CRB, às 20h, encerrando a rodada.

BOTAFOGO NO ATAQUE

A primeira etapa na capital cearense foi de domínio total do time visitante. Após um início sem muitas chances, o Botafogo foi o primeiro a chegar com perigo, quando aos 12, Kelvin recebeu lançamento no ataque, mas parou em boa defesa de Richard, que viu o time paulista armar uma blitz no setor de ataque.

O goleiro do Ceará voltou a brilhar aos 31, quando Hygor chutou de fora. Já aos 35, quem operou um milagre foi o zagueiro Éder. Após driblar Richard, Jefferson Nem tocou para Hygor, que bateu, mas viu o zagueiro evitar o gol em cima da linha. Nos minutos finais, o Ceará tentou reagir, mas falhou na pontaria e o jogo foi para o intervalo sem gols.

FIM DE JOGO EMOCIONANTE

Na volta para a segunda etapa, o cenário seguiu o mesmo. Com maior posse de bola, o Botafogo se lançou ao ataque e quase abriu o placar novamente aos sete, com Pedrinho, que mais uma vez viu Richard brilhar. Entretanto, a pressão dos visitantes surtiu efeito.

Aos 31, em cobrança de falta da entrada da área, Rafael Gava colocou no ângulo de Richard e abriu o marcador para o Botafogo em Fortaleza. A euforia quase foi por água abaixo 10 minutos depois. Aos 41, em escanteio, Lucca mandou de cabeça, a bola desviou em Éder e morreu no fundo do gol. Porém, após análise do VAR, foi identificado toque no braço do zagueiro e o gol foi anulado, gerando revolta do time da casa.

Nos minutos finais, o Ceará se lançou com tudo ao ataque e até criou chances de perigo, como um chute na trave de Matheusinho, aos 51, mas a defesa do Botafogo se firmou e conseguiu segurar o resultado até o apito final.

Veja como vai funcionar o comércio de Ribeirão Preto no feriado e aniversário da cidade.

Os consumidores que pretendem fazer compras durante o feriado em Ribeirão Preto devem ficar atentos aos horários especiais de funcionamento do comércio. De acordo com as informações divulgadas pelo Sincovarp a abertura das lojas da região Central será facultativa, ficando a critério de cada comerciante aderir ou não ao atendimento ao público.

Já nos shopping centers da cidade, o funcionamento seguirá um horário diferenciado. As lojas e quiosques estarão abertos das 14h às 20h, oferecendo opções para quem deseja aproveitar o feriado para fazer compras, passear ou resolver pendências.

A praça de alimentação dos shoppings funcionará por um período maior, das 11h às 20h, permitindo que moradores e visitantes aproveitem restaurantes, lanchonetes e cafeterias ao longo do dia. Serviços de lazer e entretenimento podem operar em horários específicos, conforme a programação de cada empreendimento.

Antes de sair de casa, a recomendação é que os consumidores consultem os canais oficiais dos estabelecimentos para confirmar o funcionamento. A expectativa é de movimentação moderada nos centros de compras durante o feriado, especialmente nos shopping centers, que devem concentrar o maior fluxo de visitantes.

Seleção Brasileira está pronta para enfrentar o Haiti na Copa do Mundo

A seleção brasileira finalizou nesta quinta-feira (18) os últimos ajustes para o confronto diante do Haiti pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo. A partida acontece nesta sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), na Filadélfia, e pode ser decisiva para as pretensões do Brasil na competição.

O treinamento foi realizado no Centro de Treinamento Columbia Park, em Nova Jersey, sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. Como acontece tradicionalmente em vésperas de jogos oficiais, apenas os 15 minutos iniciais da atividade foram liberados para a imprensa. Durante o período aberto, os jogadores participaram de exercícios de aquecimento e de uma descontraída roda de “bobinho”, sem qualquer indicação da equipe titular.

O clima leve do treino também ficou marcado pela comemoração do aniversário de 25 anos do atacante Gabriel Martinelli. O jogador recebeu o tradicional “corredor polonês”, brincadeira comum no futebol em que os companheiros formam filas e dão leves tapinhas no aniversariante. O próprio Carlo Ancelotti passou pela mesma celebração recentemente ao completar 67 anos.

Apesar da proximidade da partida, a escalação da seleção brasileira segue cercada de mistério. Em atividade tática realizada anteriormente, Ancelotti testou algumas alternativas, mas preservou atletas como Gabriel Magalhães e Raphinha por questões físicas. O treinador ainda possui dúvidas em setores importantes da equipe e deve definir os titulares apenas horas antes do confronto contra o Haiti.

Botafogo tem novo auxiliar técnico na equipe de Claudio Tencati

O Botafogo-SP confirmou mudanças em sua comissão técnica e nas categorias de base. O clube anunciou a promoção de Willians Alves, de 40 anos, para a função de auxiliar técnico da equipe principal. Ele assume a vaga deixada por Aléssio Antunes e passa a integrar a comissão ao lado de Ivan Izzo e Lucas Leme.

Willians Alves estava à frente da equipe Sub-20 desde junho de 2025 e já possui experiência junto ao elenco profissional do Pantera. Na reta final da última edição da Série B do Campeonato Brasileiro, ele atuou como auxiliar técnico e trabalhou diretamente com Ivan Izzo, que comandava a equipe de forma interina. Juntos, participaram de oito partidas e tiveram papel importante na permanência do Tricolor na competição nacional.

Com a promoção de Willians para o time principal, o comando da equipe Sub-20 ficará sob responsabilidade de Evaristo Kunzel, de 36 anos. O novo treinador chega ao Botafogo-SP após uma longa trajetória no Grêmio, onde atuou por 12 temporadas em diversas categorias de base e também no grupo de transição para o profissional.

Nas últimas duas temporadas, Kunzel esteve à frente da equipe Sub-17 do clube gaúcho e acumulou resultados expressivos. Em 2025, conquistou o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro Sub-17, credencial que reforça a aposta do Botafogo-SP na formação de jovens talentos e no fortalecimento de suas categorias de base.

Complexo Ribeirão Verde poderá ficar sem água por 10 dias

A Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) inicia na próxima terça-feira (23) uma importante intervenção no poço do Jardim Vilico Cantarelli, integrante do Complexo Ribeirão Verde. A medida tem como objetivo aumentar a capacidade de captação e garantir maior segurança no abastecimento de água para milhares de moradores da região. Durante o período de manutenção, que pode durar até dez dias, alguns bairros poderão registrar intermitências no fornecimento.

Segundo a Saerp, a vazão atual do poço está em 98,17 m³/h, índice considerado abaixo do ideal para atender a demanda local. Para recuperar a produtividade do sistema, serão executados serviços técnicos especializados, incluindo inspeção por filmagem, limpeza química, desobstrução de filtros, jateamento e escovação mecânica em toda a estrutura interna do equipamento.

Com a paralisação temporária do poço, moradores dos bairros Jardim Florestan Fernandes, Jardim Antônio Palocci, Jardim das Palmeiras, Jardim Pedra Branca, Jardim Vilico Cantarelli e Jardim Diva Tarlá de Carvalho poderão enfrentar oscilações no abastecimento de água. Apesar da região contar com outros três poços em operação, a Saerp alerta para a necessidade de consumo consciente durante a execução dos trabalhos.

O secretário da Saerp, José Rui Bonatto, destacou que a intervenção é fundamental para garantir a segurança hídrica do Complexo Ribeirão Verde nos próximos anos. Como medida emergencial, caminhões-pipa serão disponibilizados prioritariamente para atender os moradores afetados. As solicitações podem ser feitas gratuitamente pela Central de Atendimento da Saerp, por meio do telefone 0800 115 0 115.

USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial

Na 133ª colocação, a USP é a universidade brasileira mais bem classificada no QS World University Ranking 2027, divulgado hoje, dia 17 de junho. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8,8 mil universidades e classificou as 1.504 melhores instituições de 106 países.

Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.

“A avaliação do ranking global da QS para o último ano confirma a liderança da USP entre as universidades brasileiras, com especial destaque para as dimensões relacionadas à reputação acadêmica, empregabilidade dos egressos e seu impacto na sociedade, participação em redes internacionais de pesquisa e sustentabilidade”, afirmou o reitor Aluisio Segurado.

Na edição deste ano, entre as instituições latino-americanas, a USP ocupa a terceira posição na classificação geral. A primeira é a Universidade de Buenos Aires (UBA), na 84ª posição, e a segunda é a Pontifícia Universidade Católica do Chile, na 119ª posição.

Ao todo, 22 universidades brasileiras estão entre as instituições classificadas. Depois da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda melhor brasileira, na 277ª colocação; seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 367ª; e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 513ª.

“Na 133ª posição geral, a USP teve um desempenho superior ao de 91,2% das 1.504 instituições classificadas, do total de quase 9 mil avaliadas. Apesar do bom desempenho observado, houve queda de posição geral. Ao mesmo tempo que se observam mudanças metodológicas, o ingresso de novas instituições com maior competitividade contribui para a dinâmica de reposicionamento das universidades neste ranking, incluindo a USP”, afirma a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini.

PosiçãoUniversidadePaís
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)Estados Unidos
Imperial College LondonReino Unido
Universidade StanfordEstados Unidos
Universidade de OxfordReino Unido
Universidade HarvardEstados Unidos
Universidade de CambridgeReino Unido
Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)Estados Unidos
Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich)Suíça
Universidade College LondonReino Unido
10ºUniversidade Nacional de Singapura (NUS)Singapura
133ºUniversidade de São Paulo (USP)Brasil
277ºUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil
367ºUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Brasil

Renata reforça que, “de fato, temos observado um padrão de queda de posição das universidades latino-americanas, de um modo geral. Apesar da variação na pontuação da USP em relação à edição anterior, a Universidade permanece ocupando o 1º lugar entre as instituições brasileiras. Estes resultados devem ser entendidos como instrumentos de monitoramento e gestão, capazes de subsidiar estratégias institucionais voltadas ao aprimoramento contínuo da pesquisa, da internacionalização e do impacto social da USP”.

Em quatro dos indicadores avaliados, a USP figura entre as 100 melhores instituições classificadas no mundo: reputação acadêmica (39ª), impacto de egressos (50ª), rede internacional de pesquisa (58ª) e sustentabilidade (91ª). 

QS Subject

Além da classificação geral, a USP está entre as melhores universidades do mundo em 51 das 55 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado no dia 25 de março.

O destaque é para 11 áreas específicas da Universidade que estão entre as 50 melhores do mundo: História da Arte (12ª); Odontologia (15ª); Engenharia de Minas (24ª); Antropologia (25ª); Biblioteconomia & Gestão de Informação (28ª); Engenharia de Petróleo (29ª); Agricultura e Silvicultura (32ª); Medicina (43ª); Farmácia e Farmacologia (43ª); Arquitetura (48ª); e Sociologia (50ª). Em 32 áreas específicas, a Universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em oito áreas, entre as 150 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (64ª), Artes e Humanidades (69ª), Ciências da Vida e Medicina (49ª), Ciências Naturais (75ª) e Engenharia e Tecnologia (74ª).

ÔNIBUS DE GRAÇA. Tarifa Zero no transporte coletivo durante as comemorações dos 170 anos de Ribeirão Preto

Como parte das comemorações pelos 170 anos de Ribeirão Preto, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, realizará uma operação especial de Tarifa Zero no transporte coletivo urbano em dois períodos.

Nesta quinta-feira, 18 de junho, a gratuidade será válida a partir das 17h, horário em que será realizado evento de Aniversário dos 170 anos de Ribeirão Preto, com apresentações de Ana Castela, Clube da Viola e João Bosco & Vinícius, no Estádio Santa Cruz. Já na sexta-feira (19), feriado municipal em celebração ao aniversário da cidade, o sistema operará com Tarifa Zero durante todo o dia.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o uso do transporte coletivo durante as celebrações e oferecer mais comodidade à população. Para a operação especial, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano definiram procedimentos para orientar os usuários e garantir fluidez ao embarque.

Durante o período de gratuidade, passageiros com Cartão Nosso deverão passar normalmente pela catraca para registro da viagem, sem cobrança. Quem não estiver com o cartão poderá solicitar a liberação ao motorista. O embarque será realizado pela porta dianteira dos veículos, com exceção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que utilizem a plataforma elevatória.

Também haverá orientação para que não sejam utilizados cartão bancário ou QR Code nos validadores durante a operação especial. Fiscais e equipes operacionais estarão nos principais terminais urbanos para orientar os passageiros e acompanhar o funcionamento do sistema.

Opções de transporte coletivo

Seis linhas do transporte coletivo urbano que atendem à região poderão ser utilizadas pelo público para acesso ao evento:

* 199 – Circular 1

* 299 – Circular 2

* 203 – Ribeirânia

* 403 – Jardim Manoel Penna

* 503 – Recreio das Acácias

* 904 – Leste-Oeste 2

Mais informações sobre itinerários e horários podem ser obtidas no site oficial da RP Mobi ou pelo telefone 0800 16 16 001.