Inscrições para apartamentos do Minha Casa, Minha Vida seguem abertas até 21 de junho

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, segue com as inscrições abertas para famílias interessadas em participar da nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. O prazo para cadastro termina no dia 21 de junho.

O cadastro deve ser realizado exclusivamente de forma online, por meio do Cadastro Habitacional disponível no portal da Prefeitura: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/planejamento/cadastro-habitacional.

O programa é resultado de uma parceria entre os governos Federal e Municipal e atende famílias com renda mensal de até R$ 3.200. Para o cálculo da renda, não são considerados benefícios de caráter temporário ou indenizatório.

Nesta etapa, serão disponibilizados 304 apartamentos, sendo 160 unidades no Jardim Antônio Palocci e 144 no bairro Eugênio Mendes Lopes. A previsão é que os empreendimentos sejam entregues até o final de 2026.

As famílias que já realizaram cadastro habitacional a partir de 29 de outubro de 2025 não precisam efetuar uma nova inscrição. No entanto, é importante atualizar os dados caso tenha ocorrido alguma alteração nas informações fornecidas anteriormente.

Escolha das unidades

Nesta fase inicial, destinada ao cadastro e à seleção das famílias, não será possível escolher as unidades habitacionais.

Após a seleção, as famílias contempladas poderão indicar sua preferência entre os empreendimentos disponíveis. A definição das unidades seguirá critérios de classificação e pontuação estabelecidos pelo programa.

As unidades térreas dos dois empreendimentos serão destinadas prioritariamente a famílias que possuam pessoas idosas ou com mobilidade reduzida permanente. As demais unidades serão distribuídas conforme a ordem de classificação dos candidatos habilitados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp da Subsecretaria de Habitação, pelo número (16) 3977-9147, ou pelo e-mail programashabitacionais.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br.

 Veja que vai funcionar no feriado prolongado de de Corpus Christi em Ribeirão

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços essenciais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 4 de junho. As repartições públicas municipais permanecerão fechadas na quinta (4) e na sexta-feira (5), ponto facultativo, retomando o atendimento na próxima segunda-feira (8), às 8h.

Confira o que abre e o que fecha durante o período:

Saúde

Atendimento 24 horas:

UPA Leste – Avenida 13 de Maio, 353 – Jardim Paulistano

UPA Norte – Avenida Euclydes de Figueiredo, 295 – Adelino Simioni

UPA Oeste – Rua Teresina, 678 – Sumarezinho

Pronto Atendimento Vila Virgínia – Rua Franco da Rocha, 1.270

CAPS IV – Avenida Jerônimo Gonçalves, 466 – Centro

A UBS Bonfim Paulista/Mamoru Kobayashi permanecerá fechada na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), com atendimento no fim de semana, das 8h às 18h.

Transporte

No feriado de Corpus Christi, os ônibus circularão com horários de domingo.

Funcionamento dos postos de atendimento:

Central de Vendas e Benefícios (Rua Tibiriçá, 600): fechada apenas no feriado;

Atendimento telefônico (0800 16 16 001): das 6h às 23h;

Terminal Dra. Evangelina: das 6h às 23h;

Terminais de bairro: das 8h às 12h;

Terminal Ribeirão Shopping: das 6h às 18h;

Terminal HC: das 6h às 12h.

Trânsito

O atendimento presencial na sede da RP Mobi (protocolos e pátio) estará suspenso nos dias 4 e 5 de junho, retornando na segunda-feira (8), às 8h.

Os atendimentos de emergência funcionarão 24 horas pelos telefones 118 ou (16) 3934-9500.

Assistência Social

Os serviços de abordagem social e acolhimento funcionarão normalmente durante todo o feriado.

Solicitações emergenciais podem ser feitas pelo FAS – Fale Assistência Social, pelos telefones 161 ou 0800 773 0161.

Saerp

As equipes da Saerp atuarão em regime de plantão para atendimentos emergenciais.

A Central de Atendimento funcionará normalmente, todos os dias, pelo telefone 0800 115 0115.

Meio Ambiente

Os parques municipais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado.

O Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto estará aberto para visitação das 9h às 16h30, com entrada gratuita. Na segunda-feira (8), o espaço permanecerá fechado para manutenção, retomando as atividades normalmente na terça-feira (9).

Infraestrutura

Coleta de lixo: funcionamento normal durante todo o feriado;

Ecopontos: funcionamento normal, das 7h às 19h;

Emergências: atendimento pelo SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, telefone 156.

Poupatempo

A unidade permanecerá fechada apenas no feriado de Corpus Christi, retomando o atendimento normal na sexta-feira (5), das 9h às 17h.

Segurança

Guarda Civil Metropolitana: atendimento 24 horas pelo telefone 153;

Defesa Civil: atendimento 24 horas pelo telefone 199.

Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento voluntário de um lote da Água Mineral Natural sem Gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em análise laboratorial. A medida foi oficializada nesta quarta-feira (3) por meio da Resolução nº 2.247/2026 e envolve o lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, fabricado pela empresa Mineração Bom Jesus Ltda., sediada em Luziânia (GO).

Segundo a Anvisa, a contaminação foi detectada em amostras coletadas durante uma ação de rotina da Vigilância Sanitária do Distrito Federal. O resultado foi confirmado por contraprova realizada conforme os protocolos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Após a confirmação da presença da bactéria, as autoridades determinaram a interdição do local e comunicaram o caso à agência reguladora.

O lote afetado reúne cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, distribuídas principalmente no Distrito Federal, além de cidades de Goiás, Tocantins e do interior de São Paulo. A empresa informou que, até o momento, não foram registradas reclamações de consumidores ou casos relacionados ao consumo do produto.

Consumidores devem verificar lote da água Crystal

A Anvisa orienta que consumidores verifiquem se possuem em casa unidades do lote LZ1 VAL200127, fabricado em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. Caso o produto seja identificado, a recomendação é não consumi-lo e aguardar as orientações da fabricante para devolução e reembolso.

De acordo com a Mineração Bom Jesus, o recolhimento foi iniciado imediatamente após a confirmação da contaminação e aproximadamente 99,2% das unidades do lote já foram retiradas do mercado, reduzindo significativamente a possibilidade de novas vendas ao consumidor final.

Investigação segue em andamento

A fabricante informou à Anvisa que instaurou uma investigação interna para apurar as possíveis causas da contaminação. A empresa afirma estar colaborando com as autoridades sanitárias e adotando medidas corretivas para evitar novos episódios.

Em nota, a Anvisa destacou que as informações disponíveis até o momento apontam para uma ocorrência isolada, restrita ao lote recolhido. O caso continua sendo acompanhado pela agência e pelas vigilâncias sanitárias envolvidas, enquanto as investigações seguem em andamento.

O que é a bactéria Pseudomonas aeruginosa?

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria encontrada no ambiente, especialmente em água e solo. Embora geralmente represente baixo risco para pessoas saudáveis, pode causar infecções em indivíduos com imunidade comprometida, motivo pelo qual sua presença em alimentos e bebidas é considerada inadequada pelos órgãos de vigilância sanitária.

Corpus Christi 2026: veja onde é feriado, quem tem direito à folga e regras para trabalhar na data

O Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira, 4 de junho, e gera dúvidas em todo o país sobre folga, funcionamento do comércio e direitos dos trabalhadores. Embora a data seja uma das mais tradicionais do calendário católico, o governo federal considera o Corpus Christi como ponto facultativo em 2026, assim como a sexta-feira (5). No entanto, estados e municípios têm autonomia para decretar a data como feriado oficial, o que altera as regras para empresas e trabalhadores.

Segundo especialistas em Direito do Trabalho, a legislação brasileira permite que cada município e estado defina se o Corpus Christi será tratado como feriado ou apenas ponto facultativo. Isso significa que uma cidade pode ter comércio fechado e expediente suspenso, enquanto municípios vizinhos mantêm funcionamento normal. Nas localidades onde a data é considerada feriado, empregados contratados pelo regime CLT que forem convocados para trabalhar devem receber pagamento em dobro ou compensação prevista em acordo coletivo.

O advogado trabalhista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), João Pedro Marsillac, alerta que o descumprimento dessa obrigação pode gerar ações judiciais, denúncias aos sindicatos e até reclamações ao Ministério do Trabalho. Já estagiários podem atuar durante o feriado, desde que haja supervisão de um funcionário responsável, conforme determina a Lei do Estágio. Trabalhadores autônomos, profissionais contratados como Pessoa Jurídica (PJ) e Microempreendedores Individuais (MEI) não possuem restrições para prestar serviços na data, uma vez que não mantêm vínculo empregatício regido pela CLT.

Capitais onde Corpus Christi é feriado

  • Aracaju (SE)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Boa Vista (RR)
  • Campo Grande (MS)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Goiânia (GO)
  • Macapá (AP)
  • Maceió (AL)
  • Manaus (AM)
  • Natal (RN)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • São Luís (MA)
  • São Paulo (SP)
  • Teresina (PI)
  • Vitória (ES)

Capitais onde Corpus Christi é ponto facultativo

  • Belém (PA)
  • João Pessoa (PB)
  • Palmas (TO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Porto Velho (RO)
  • Rio Branco (AC)

Em Pernambuco, o governo estadual transferiu oficialmente o ponto facultativo de Corpus Christi para o dia 23 de junho, véspera das comemorações de São João.

A celebração de Corpus Christi é uma das mais importantes da Igreja Católica e homenageia a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Em diversas cidades brasileiras, a data é marcada por missas, procissões e a tradicional confecção dos tapetes coloridos que atraem milhares de fiéis todos os anos.

Febre amarela faz quinta vítima em São Paulo em 2026; estado registra 10 casos da doença

O estado de São Paulo confirmou a quinta morte por febre amarela em 2026. O caso mais recente foi registrado em Lençóis Paulista, na região de Bauru, e envolve um homem de 54 anos que não havia sido vacinado contra a doença. A confirmação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pelas autoridades de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, São Paulo já contabiliza dez casos de febre amarela neste ano. Oito ocorrências foram registradas na região do Vale do Paraíba, que concentra cinco óbitos, além de um caso na região de Sorocaba e outro em Bauru. Todos os pacientes diagnosticados com a doença não possuíam vacinação contra a febre amarela, reforçando a importância da imunização como principal forma de prevenção.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP), Tatiana Lang, alerta que a população deve verificar a carteira de vacinação e procurar uma unidade básica de saúde para se imunizar, especialmente antes de viagens para áreas rurais, de mata ou locais com circulação do vírus. A vacina é gratuita, está disponível em todas as UBSs e deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da possível exposição. Entre os sintomas da febre amarela estão febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. A doença é transmitida por mosquitos infectados e pode evoluir para formas graves, com risco de morte.

Anvisa suspende lote de medicamentos para hipertensão e câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, distribuição e consumo de medicamentos para controle de pressão e tratamento de câncer de mama. A Resolução 2.238/2026 foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União (DOU)

Um dos medicamentos é o Halaven (mesilato de eribulina) – 0,5mg/ml sol inj ct fa vd trans x 2ml, fabricado pela farmacêutica United Medical Ltda e utilizado para tratamento de câncer. A empresa comunicou o recolhimento voluntário do Lote 148386 em razão de desvio de qualidade, relacionado ao teor do princípio ativo que estaria abaixo da especificação aprovada.

O outro medicamento é o maleato de enalapril – 20 mg com ct bl al plas trans x 500 (emb hosp), da fabricante Hipolabor Farmacêutica Ltda, usado no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca. A Anvisa informa que houve um erro em relação às embalagens do produto. 

As embalagens apresentam equivocadamente a indicação de “10 mg” na descrição de composição, ao invés de “20 mg”, que seria a descrição correta. Para esse medicamento, estão suspensos os lotes: 

  • 0062/26M 
  • 0063/26M 
  • 0064/26M 
  • 0088/26M 
  • 0089/26M 
  • 0358/26M
  • 0415/26M
  • 0506/26M
  • 0507/26M 

Como proceder 

 Aqueles que têm em casa os medicamentos vetados pela Anvisa devem interromper imediatamente o uso.

O indicado é entrar em contato com um médico, farmacêutico ou outro responsável pelo tratamento para orientações.Também é indicado entrar em contato com o SAC das empresas fabricantes, a United Medical Ltda e a Hipolabor Farmacêutica Ltda. 

Outras proibições 

A Anvisa suspendeu o lote 8891/25 da Água para Infusão sol infus IV cx 35 bols pvc sist, da Indústria Farmacêutica S/A. Segundo laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, o produto apresentou resultado insatisfatório em uma inspeção de qualidade. A medida prevê o recolhimento do lote, além de proibir a venda, a distribuição e o uso.  

Foi determinada também a apreensão de todos os lotes do medicamento Cápsulas de óleo de pequi, produzidas pela R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. A Anvisa aponta que o produto não tem registro, notificação ou cadastro, e a fabricante não possui autorização de funcionamento. 

Está proibida a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso deste medicamento. 

Com trio da Champions, Brasil inicia preparação para Copa nos EUA

PORTAL WMAIS NA COPA

A Seleção Brasileira iniciou nesta terça-feira (2) a preparação nos Estados Unidos para a Copa do Mundo 2026. O treinamento, realizado no Centro de Treinamento Columbia Park, em Morristown, contou com a participação de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli.

O trio se apresentou após a disputa da Champions League, na capital húngara, Budapeste, no último sábado (30). Na decisão da principal competição europeia de clubes, Marquinhos conquistou o segundo título consecutivo do torneio.

Com as chegadas destes três atletas, a delegação da Amarelinha está completa. Nesta quarta-feira (3), o Brasil dará seguimento à preparação, em treino a partir das 18h (de Brasília). No início da tarde, Marquinhos e Igor Thiago concederão entrevista coletiva no hotel The Ridge, onde a Seleção está concentrada.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti treinará em Nova Jersey até a sexta-feira (5), quando viaja para Cleveland, cidade em que irá encarar o Egito, no sábado (6). Este será o último amistoso da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo, no dia 13, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Comercial anuncia contratação de atacante para a Copa Paulista

O Comercial confirmou a contratação de mais um reforço para o elenco. O extremo-direito Thallis é o novo jogador do Leão e chega para aumentar as opções ofensivas da equipe na temporada.

Com características de velocidade, intensidade e força ofensiva pelos lados do campo, o atleta desembarca no clube com a missão de agregar dinamismo ao ataque comercialino.

Thallis já se apresentou oficialmente ao Comercial, foi integrado ao grupo e participa normalmente dos treinamentos junto ao restante do elenco, iniciando sua preparação para vestir a camisa do Leão.

A expectativa é que o jogador contribua com sua mobilidade e poder de criação nas ações ofensivas da equipe ao longo da temporada.

Na apresentação do novo reforço, o clube também desejou sucesso ao atleta nesta nova etapa da carreira, destacando a importância da raça, dedicação e comprometimento na defesa das cores comercialinas.

Obesidade infantil em Ribeirão Preto: 40% das consultas especializadas são perdidas por faltas

No Dia Nacional de Combate à Obesidade Infantil, celebrado nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Ribeirão Preto faz um alerta sobre a importância do acompanhamento médico e multidisciplinar de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que 40% das consultas agendadas no Núcleo de Obesidade Infantil (NOBIN) entre janeiro e maio deste ano não foram realizadas devido à ausência dos pacientes. Das 152 consultas marcadas no período, 62 registraram faltas, comprometendo o tratamento e o monitoramento da saúde infantil.

O cenário acende um sinal de alerta diante dos números da obesidade infantil em Ribeirão Preto. De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2025, 2.301 crianças entre 5 e 9 anos apresentam sobrepeso e outras 2.134 já estão com obesidade. Entre adolescentes de 10 a 19 anos, são 3.681 casos de sobrepeso e 3.276 de obesidade. Segundo o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a ausência às consultas representa uma oportunidade perdida de intervenção precoce. Os pacientes atendidos pelo NOBIN já passaram por acompanhamento na Atenção Primária à Saúde e são encaminhados ao serviço especializado quando o excesso de peso persiste por pelo menos seis meses.

Criado pela Prefeitura de Ribeirão Preto no final de 2025, o Núcleo de Obesidade Infantil reúne uma equipe formada por nutróloga, nutricionista, psicólogo e educador físico para oferecer tratamento especializado e acompanhamento familiar. A médica nutróloga Valéria Moro destaca que a obesidade infantil é uma doença crônica e multifatorial, associada a riscos futuros como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado, problemas ortopédicos e alguns tipos de câncer. A Secretaria da Saúde reforça que pais e responsáveis devem comparecer às consultas agendadas ou comunicar previamente eventuais impossibilidades, permitindo que as vagas sejam destinadas a outros pacientes que aguardam atendimento.

Mudança de cadeiras na Prefeitura de Ribeirão. Fazenda e Coderp tem nova direção

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que Fernando Oliveira Soares assume a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp). Economista e servidor de carreira, Fernando estava à frente da Secretaria Municipal da Fazenda desde o início da atual gestão.

A Secretaria da Fazenda passa a ser comandada por Raquel Scheffer Lopes, servidora pública municipal há 31 anos e profissional com ampla experiência nas áreas de fiscalização, gestão tributária e administração pública. Integrante da Secretaria da Fazenda desde 2003, Raquel possui trajetória consolidada na área tributária, com atuação em tributação imobiliária, cadastro imobiliário e procedimentos administrativos fiscais.

Ao longo da carreira, ocupou funções de liderança como chefe da Fiscalização de IPTU, subsecretária de Tributos sobre Imóveis e, mais recentemente, secretária adjunta da Fazenda. É bacharel em Direito pela Unaerp, licenciada em Ciências da Natureza pela USP, especialista em Direito Tributário e mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp de Franca.

Já Evaldo Aparecido Felício, que presidia a Coderp, passa a exercer a função de secretário adjunto da Secretaria de Tecnologia e Governo Digital, contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação, modernização e transformação digital dos serviços públicos.

Os profissionais possuem ampla experiência na administração pública municipal e darão continuidade ao trabalho desenvolvido em suas respectivas áreas, fortalecendo as ações estratégicas da gestão e a prestação de serviços à população.