Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram afastados do trabalho em razão de episódios depressivos, transtornos de ansiedade, reações a estresse grave e outras questões relacionadas à saúde mental.

Dez anos depois, em 2024, os números mais que duplicaram, passando para mais de 440 mil afastamentos em razão de transtornos mentais e comportamentais, recorde da série histórica.

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, na comparação com 2023, os números do ano passado impressionam – o aumento foi de quase 67%.

Causas

Boa parte dos afastamentos em 2024 foi em razão de transtornos de ansiedade (141.414), seguidos por episódios depressivos (113.604) e por transtorno depressivo recorrente (52.627).

Em seguida aparecem transtorno afetivo bipolar (51.314), transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de drogas e outras substâncias psicoativas (21.498) e reações ao estresse grave e transtornos de adaptação (20.873).

Também integram o rol de afastamentos por doença mental em 2024 casos de esquizofrenia (14.778), transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de álcool (11.470) e uso de cocaína (6.873) e transtornos específicos da personalidade (5.982).

A título de comparação, em 2024, os afastamentos por transtornos de ansiedade, por exemplo, aumentaram mais de 400% em relação a 2014, quando somavam 32 mil. Já os afastamentos por episódios depressivos quase dobraram em uma década.

Análise

Para o professor de psicologia da Universidade Federal da Bahia e membro do Conselho Federal de Psicologia Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, os números demonstram o que já vinha sendo monitorado por especialistas: uma crescente crise de saúde mental no Brasil.

“Os indicadores de adoecimento e de sofrimento psíquico extrapolam o mundo do trabalho. A crise de covid-19 nos trouxe essa pós-pandemia. Vivemos numa sociedade adoecida. Houve uma ruptura muito profunda da forma como vivíamos e vivemos, em certa medida, sequelas dessa experiência traumática.”

“Fora isso, a gente vive, na sociedade global, um contexto de mudanças muito profundas. Nos modos de interagir, na digitalização da vida, nos avanços tecnológicos que reestruturam toda a nossa dinâmica social. Esse conjunto de mudanças sociais, tecnológicas e econômicas geram um mundo muito mais inseguro e incerto”, completou.

Para o psicólogo, parte da crise de saúde mental advém de uma conjuntura maior, de reestruturação e de dinâmica acelerada de mudanças. 

“Há um processo em curso. Estamos no meio de um processo muito intenso de reestruturação da vida em sociedade e é natural, é esperado que as pessoas reajam a essas mudanças com dificuldades”.

“Sem dúvidas, a gente tem fatores mais específicos no contexto de trabalho”, disse. “Esse impacto da revolução tecnológica, reestruturando postos de trabalho, redefinindo modelos de gestão, precarizando o trabalho e fragilizando vínculos. Isso, de alguma forma, torna a situação no trabalho específica, em que essa crise assume proporções, tonalidades e características próprias.”

“Ao lado dessa dinâmica de transformação do mundo do trabalho e de mudanças drásticas, você também convive com modelos de gestão e práticas arcaicas, tradicionais. Temos uma cultura que favorece práticas mais autoritárias, que levam a maior quantidade de tensões e conflitos e relações interpessoais mais difíceis.”

Qualidade de vida

Segundo Bastos, em razão de todo esse contexto, manter a qualidade de vida se tornou um dos grandes desafios desse milênio. “Como construir um mundo mais sustentável, harmônico, um mundo em que as pessoas conseguem equilibrar vida familiar, vida pessoal. Isso tudo é um grande desafio”.

Para ele, a crise na saúde mental chama a atenção e mostra a importância de que o próprio estado assegure apoio e suporte por meio de programas e ações específicas, que não sejam de curto prazo. 

“Há soluções paliativas. Programas que não vão na raiz do problema. Você vê uma série de ações, projetos e programas desenvolvidos, mas que lidam com sintomas e consequências do problema. Não vão na raiz, no modelo de gestão, nos processos de trabalho.”

Bastos defende que haja mudanças profundas: “[é necessário] mexermos em profundidade na forma como o trabalho está organizado, na forma como as relações estão estabelecidas. Nossa preocupação é não imaginar que basta dar assistência psicológica e o problema será solucionado.”

Unimed Ribeirão – Dia Mundial do AVC faz alerta para prevenção e diagnóstico rápido

O dia 29 de outubro marca o Dia Mundial do AVC e o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 400 mil pessoas sofram um AVC por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

Em Ribeirão Preto, o Hospital Unimed Ribeirão Preto contabilizou 127 casos confirmados de AVC entre janeiro e outubro de 2025. A maioria dos pacientes tinha mais de 60 anos, representando 72,4% das ocorrências. Do total, 68,5% foram de AVC isquêmico (quando há obstrução de uma artéria cerebral), 13,3% de AVC hemorrágico e 18,1% de AIT (Acidente Isquêmico Transitório). Houve leve predominância feminina, com 50,4% dos casos registrados em mulheres, enquanto os homens correspondem a 49,6%.

Agilidade do atendimento e resultados positivos

O levantamento indica que mais de 84% dos pacientes foram submetidos à tomografia dentro do tempo recomendado, e 82,7% receberam alta hospitalar após internação média de cinco a oito dias. A taxa de conformidade do chamado tempo “porta-trombólise” – indicador que mede a rapidez do tratamento após a chegada ao hospital – atingiu 84%, refletindo eficiência dos protocolos adotados pela equipe multidisciplinar.

Casos em adultos jovens exigem atenção

De acordo com levantamento da equipe de neurologia do hospital, o AVC continua predominante entre pessoas com mais de 60 anos (77,4%), mas também registra diagnosticado em pessoas mais jovens. Entre 2022 e 2025, 22,6% dos casos de AVC isquêmico envolveram pacientes com menos de 60 anos, incluindo adultos jovens e até crianças.

A neurologista Soraia Ramos Cabette Fabio, coordenadora da equipe de neurologia do Hospital Unimed Ribeirão Preto, explica que o fenômeno merece atenção. “A maioria dos nossos pacientes tem mais de 60 anos, porém, cada vez mais, observamos casos entre adultos jovens. O AVC não é uma condição exclusiva da terceira idade. Fatores de risco como hipertensão, diabetes, tabagismo e sedentarismo têm antecipado a incidência em pessoas mais jovens”, afirma a médica. 

Segundo a médica, o diagnóstico rápido é determinante para o desfecho do tratamento. “O atendimento imediato é decisivo para reduzir sequelas. Diante de sintomas como formigamento em um lado do corpo, dificuldade de fala, perda súbita de visão, desequilíbrio ou dor de cabeça intensa, a pessoa deve acionar o socorro médico imediatamente. Procurar um hospital preparado para o atendimento de AVC faz toda a diferença para a recuperação”, orienta.

Prevenção e conscientização contínua

O Hospital Unimed Ribeirão Preto mantém protocolos de resposta rápida para o atendimento de pacientes com AVC, com equipe multidisciplinar treinada e tecnologia voltada ao diagnóstico imediato. O trabalho inclui também ações educativas e acompanhamento pós-alta, com foco na reabilitação e na prevenção de novos eventos.

Os dados reforçam a importância de hábitos preventivos e controle de fatores de risco, especialmente a partir dos 40 anos. “A prevenção começa no dia a dia. Pequenas mudanças de comportamento – como alimentação equilibrada, controle da pressão e da glicemia, abandono do cigarro e prática regular de atividade física – reduzem significativamente o risco de um AVC”, conclui a neurologista.

Bebê nasce com um rim e surpreende médicos ao desenvolver o segundo após quatro meses

Um verdadeiro milagre emocionou uma família e comoveu os profissionais de saúde. Durante a gestação, aos seis meses, uma mãe recebeu a notícia de que seu bebê nasceria com apenas um rim. O diagnóstico trouxe preocupação e incerteza, mas também fortaleceu a fé e a esperança da família.

Foram meses de acompanhamento médico e orações, até que, quando o pequeno Théo completou quatro meses de vida, um novo exame revelou algo surpreendente: o segundo rim havia se desenvolvido normalmente.

O caso, que desafia a lógica médica, foi considerado raro e inspirador. “É algo que nos enche de emoção e mostra como a vida pode nos surpreender”, contou a mãe, emocionada.

O episódio, compartilhado nas redes sociais, ganhou grande repercussão em Ribeirão Preto e emocionou internautas, que celebraram o acontecimento como um sinal de fé e gratidão.

Profissionais da saúde de Ribeirão Preto inovam nas ações do “Outubro Rosa” em comunidades

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ribeirão Preto estão usando criatividade para aproximar a campanha Outubro Rosa da rotina das mulheres nas comunidades. A ação combina rodas de conversa, brindes, café da manhã e tecnologia, buscando tornar a prevenção do câncer de mama mais acessível e acolhedora.

Na UBS Presidente Dutra (bairro Ipiranga), foi realizada uma roda de conversa intitulada “Informação é poder: o que realmente sabemos sobre o câncer de mama?”, com distribuição de folhetos contendo QR Codes para agendamento online da mamografia. No mesmo local, outro evento com colaboradores da RP Mobi foi agendado para permitir diálogo direto com colaboradoras sobre mitos e verdades da doença.

Em paralelo, a equipe da UBS do Jardim Maria das Graças promoveu uma ação na comunidade das Mangueiras que incluiu café da manhã coletivo e roda de conversa, com foco em acolhimento e incentivo à prevenção.

A iniciativa evidencia o esforço da Secretaria Municipal de Saúde para adaptar a campanha às realidades locais, usando linguagem simples, tecnologias de agendamento e ambientes de fácil acesso para dialogar com as mulheres. Essa abordagem busca reduzir barreiras — informacionais, logísticas ou culturais — à realização de exames preventivos.

Com essas ações, Ribeirão Preto reforça o que está por trás do Outubro Rosa: não apenas um mês de conscientização, mas uma estratégia contínua para garantir que mais mulheres tenham acesso à informação, ao exame e ao acolhimento.

Servidoras da SAERP recebem orientações sobre o câncer de mama

Nesta quarta-feira (22), servidoras da SAERP participaram de uma ação especial no âmbito da campanha Outubro Rosa, realizada na unidade central da autarquia, em Ribeirão Preto. A iniciativa foi promovida pelo Grupo REMA — Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas, vinculado à USP‑Ribeirão Preto.

Durante o encontro, as participantes assistiram a uma apresentação de slides e participaram de um bate-papo conduzido pela enfermeira e doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública, Gabriela Reis; pela estudante de enfermagem Marina Cardoso; e pela paciente acompanhada pelo REMA, Cristina Grandinetti. Foram abordadas temáticas como autocuidados, identificação precoce do câncer de mama e principais fatores de risco — entre eles o uso de álcool, tabagismo, sedentarismo e má alimentação.

Para a assistente social da SAERP, a iniciativa teve dupla relevância: além de informar, proporcionou um espaço para que mulheres servidoras compartilhassem experiências — em especial aquelas que já enfrentaram a doença. “Essa troca é essencial para promover não só informação, mas também apoio emocional dentro do nosso ambiente de trabalho”, pontuou a profissional.

A ação integra uma série de atividades promovidas no município no mês de outubro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e reforçar a importância da detecção precoce. A SAERP reafirma o compromisso com a saúde da mulher e incentiva a participação em campanhas preventivas.

Unimed Ribeirão Preto reúne médicos cooperados em ação especial de saúde e bem-estar

A Unimed Ribeirão Preto realizou, no último domingo (19), mais uma edição do programa “Cuidando de Quem Cuida”. A iniciativa, dedicada ao bem-estar e à promoção da saúde dos médicos cooperados, reuniu profissionais no Laboratório da Unimed (Av. Professor João Fiúsa, 232) para um check-up coletivo com exames laboratoriais, café da manhã e música ao vivo. O encontro, marcado por um clima de integração, faz parte de um calendário permanente de ações voltadas à valorização dos médicos cooperados – pilares do sistema cooperativista e foi realizada como homenagem pelo Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

Segundo o diretor-presidente da Unimed Ribeirão Preto, Nelson Hisamo Sato Júnior, o programa integra a estratégia da cooperativa de promover saúde e bem-estar de forma ampla. O “Cuidando de Quem Cuida” é um dos programas de benefício oferecido aos cooperados e representa a essência do nosso propósito: cuidar de pessoas com excelência, oferecendo cuidado também para quem cuida. É também um espaço de convivência e troca de experiências entre os médicos, o que fortalece os laços da cooperativa”, afirmou.

Criado há cerca de 15 anos, o programa integra as ações contínuas da Unimed Ribeirão Preto. Além da coleta anual de exames, inclui atividades de bem-estar, palestras e campanhas preventivas ao longo do ano.


Entre colegas, um momento para cuidar e se reconectar

O médico ginecologista Homero Peixoto do Carmo, participante assíduo das edições anteriores, destacou o valor simbólico da ação.  “É uma forma de incentivar os colegas a se cuidar. Esses encontros relembram essa importância e ainda permitem rever colegas que raramente encontramos durante o ano em virtude dos compromissos”, afirmou.

O clínico geral José João da Silveira classificou o evento como uma oportunidade de autorreflexão e cuidado pessoal. “A saúde é o nosso maior bem. Esse é o momento para avaliarmos como estamos e lembrarmos que, para cuidar dos outros, precisamos estar bem também”, disse.

Já a hematologista Maria do Carmo Favarin ressaltou o papel de integração que o programa realiza entre os cooperados. “Às vezes, trabalhamos juntos e só nos conhecemos por telefone. Esse momento aproxima e fortalece o vínculo entre todos”, avaliou.

“Nasci novamente”, diz vítima de acidente durante torneio de beach tennis em Ribeirão Preto

O gestor de 44 anos Fabiano Palari relatou que viveu um verdadeiro renascimento após sofrer grave acidente durante o torneio de beach tennis realizado em Ribeirão Preto. Ele teve traumatismo craniano e precisou passar por cirurgia de emergência.

O incidente ocorreu quando uma cobertura metálica de arquibancada se desprendeu e atingiu Fabiano em cheio. Ele foi imediatamente socorrido, levado ao hospital e internado em estado grave. Após o procedimento cirúrgico, o homem gravou vídeo ao lado da esposa em que agradece a vida.

“Nasci novamente”, afirmou Fabiano, destacando que o socorro imediato da esposa e dos profissionais médicos foi decisivo para salvar a sua vida.

Fabiano permanece em recuperação, com acompanhamento neurológico e cuidados intensivos. Ele afirmou estar esperançoso quanto ao retorno pleno de suas funções e pretende compartilhar sua história com outros sobreviventes.

Empresa oferece R$ 150 mil para quem conseguir soltar gases por 40 segundos

Uma campanha inusitada está chamando atenção nas redes sociais! A empresa 7Games lançou um desafio que promete pagar R$ 150 mil para quem conseguir soltar gases por 40 segundos seguidos.

A ação faz parte da divulgação de um novo produto voltado à saúde intestinal, e o objetivo é, com bom humor, reforçar a importância da digestão e do funcionamento equilibrado do corpo.

Para participar, os interessados precisam enviar um vídeo comprovando o “feito” para a empresa e seguir todas as regras de autenticidade divulgadas na campanha.

A proposta, além de divertida, busca gerar debate sobre temas de saúde digestiva — de um jeito leve e descontraído.

📍 Campanha curiosa, mas com um toque de conscientização sobre o cuidado com o intestino!

Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (13) que o país soma 32 casos confirmados de intoxicação por metanol, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

A maioria dos registros está no estado de São Paulo (28 casos), seguida por Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Outros 181 casos permanecem sob investigação em diversos estados.

Até o momento, foram confirmadas cinco mortes, todas no estado de São Paulo. Outras nove mortes seguem em apuração. Em comparação ao último balanço, houve acréscimo de três casos confirmados.

Dentre os estados com casos em investigação, destacam-se Pernambuco (43), Espírito Santo (9) e Rio de Janeiro (5). O estado de São Paulo lidera com 100 casos suspeitos.

O governo intensificou as operações de fiscalização em bares e pontos de venda de bebida alcoólica adulterada, com apreensões, interdições e busca por rastrear a origem do metanol usado nos casos confirmados.

Remédio contra câncer de mama será distribuído gratuitamente pelo SUS

Uma nova esperança surge na luta contra o câncer de mama. O medicamento Trastuzumabe Entansina, conhecido comercialmente como Kadcyla, passará a ser distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa representa um importante avanço no tratamento da doença, oferecendo mais acesso e qualidade de vida a milhares de mulheres em todo o país. O remédio é indicado especialmente para pacientes com câncer de mama metastático ou que apresentaram resistência a outros tratamentos anteriores.

Com a incorporação do Trastuzumabe Entansina à rede pública, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com a ampliação das políticas de atenção oncológica, garantindo que mulheres em diferentes regiões possam contar com um tratamento moderno e eficaz — sem custos.

Essa medida chega em um momento simbólico, durante o Outubro Rosa, campanha que conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

📍 Um passo importante na saúde pública e no combate ao câncer no Brasil.