O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou a lista das empresas mais alvo de reclamações ao longo do ano de 2023. Com um total de 769.556 atendimentos registrados pelo site, o ranking destaca não apenas as empresas que precisam melhorar em atendimento, mas também reflete a crescente exigência dos consumidores quanto à qualidade dos serviços prestados.
Ao longo do ano, o Procon-SP mediou cerca de 207 mil queixas, embora o Ãndice de solução de problemas tenha sido considerado baixo, com as duas primeiras colocadas do ranking resolvendo menos de 90% das queixas.
No topo da lista, estão duas empresas do setor de turismo: Hurb Technologies S/A, com 11.631 reclamações, e Grupo 123 Milhas, com 8.186 reclamações. Ambas enfrentaram problemas significativos de funcionamento ao longo de 2023 e continuam com atividades limitadas neste ano, sujeitas a investigação.
A terceira posição ficou com a Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, devido a quedas constantes e demora no restabelecimento do serviço em algumas regiões da cidade.
A lista completa pode ser conferida abaixo:
- Hurb Technologies S/A — 11.631 reclamações
- Grupo 123 Milhas — 8.186 reclamações
- Enel — 5.800 reclamações
- Itau Unibanco — 4.906 reclamações
- Bradesco — 4.815 reclamações
- Ikeg — 4.472 reclamações
- Shopee — 4.391 reclamações
- Samsung — 4.316 reclamações
- América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) — 4.006 reclamações
- Mercado Livre — 3.708 reclamações
O relatório completo do Procon-SP pode ser acessado através do link. A 123Milhas afirmou que entrou em Recuperação Judicial em 2023 e que todos os débitos com seus credores serão honrados a partir de um plano apresentado na Justiça.