Lula passa por procedimento médico sem intercorrências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma intervenção médica, nesta quarta-feira (26), para alívio de dores na região do quadril direito. O procedimento foi realizado sem intercorrências e, até amanhã (27), Lula deve cumprir agenda na residência oficial, no Palácio da Alvorada.

Ele tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência. O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã de hoje e passou por uma denervação percutânea, que é uma infiltração de medicamentos na raiz nervosa para redução da dor.

Em outubro, está prevista a realização de uma cirurgia (artroplastia de quadril) para solução definitiva do problema.

No último domingo (23), o presidente já havia realizado uma infiltração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para alívio da dor crônica, mas, segundo ele, o quadril voltou a doer com mais intensidade.

Edição: Nádia Franco

Corinthians abre vantagem sobre o São Paulo com recorde de público

Em um emocionante clássico na Neo Química Arena, o Corinthians saiu em vantagem no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil ao vencer o São Paulo por 2 a 1. Com um público recorde de quase 47 mil pessoas presentes, o time alvinegro contou com a estrela de Renato Augusto, que marcou os dois gols da noite.

No primeiro tempo, ambas as equipes buscaram o gol, mas a partida foi para o intervalo sem alterações no placar. No segundo tempo, a dinâmica mudou rapidamente, com Renato Augusto abrindo o marcador aos dois minutos, em um belo chute de fora da área. O São Paulo respondeu aos nove minutos, com Luciano, após uma falha defensiva corintiana.

Porém, a determinação do Corinthians prevaleceu, e aos 35 minutos, Renato Augusto brilhou novamente, ao receber um lançamento de Murillo e, com maestria, finalizar para o fundo das redes. Mesmo com a movimentação intensa até o apito final, o placar terminou em 2 a 1 a favor do time da casa.

Agora, o Corinthians possui a vantagem de poder empatar no jogo de volta para garantir sua vaga na grande final da Copa do Brasil. Já o São Paulo precisará vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar; em caso de vitória por um gol, a decisão será nos pênaltis. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, no Estádio do Morumbi, às 19h30.

USP tem curso gratuito de noções básicas do Direito para a população com mais de 60 anos

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP promove o curso gratuito Noções Gerais de Direito a partir do dia 2/8, quinzenalmente, às quartas-feiras, das 14h às 15h, na sala C-21. 

O curso faz parte do programa USP 60+que tem como objetivo possibilitar às pessoas com mais de 60 anos ampliar o conhecimento em áreas do seu interesse, promovendo a integração entre a população 60+ e a USP, e aborda temas diversificados relacionados ao Direito. 

As inscrições vão até o dia 24/7 e devem ser realizadas, presencialmente, na sala sala D-310 da FDRP. Os interessados devem levar o original e a cópia do RG no ato da matrícula. 

Mais informações, clique aqui ou ligue (16) 3315-9128.

Por Filipe Capela/Jornal da USP

China fala em objetivos e experiência na Copa Paulista

O atacante China, mais novo contratado do Comercial, falou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (26) sobre sua experiência na Copa Paulista e seus objetivos com a camisa do Leão do Norte. 

“Minha experiência no futebol Paulista foi boa. Graças a Deus conquistei o acesso em 2018 contra o próprio Comercial, depois subi para a A3 em 2019 e em 2020, e ainda em 2020 fui para o futebol mineiro”, contou o atacante. 

China conta que um veio no objetivo de fazer gols e ajudar o Comercial, ele afirma também que é muito ambicioso e que coloca metas para marcar gols. 

“Vim nesse objetivo. Todo o clube que eu vou, eu ponho metas para de gols em questão de buscar artilharia juntas. Sou muito ambicioso, mas aí a questão é paciência”, contou. 

O atacante ainda expressou entusiasmo em retornar ao Futebol Paulista e ressaltou a história do Leão do Norte. 

“O Comercial já chama muita atenção pela história do clube e o futebol Paulista que também é uma vitrine, eu tava doido para voltar para cá já”, ressaltou.

O Comercial volta aos gramados domingo (30) contra o Noroeste, às 10:00, no Estádio Palma Travassos. 

Unimed inaugura novo laboratório em Ribeirão Preto

A Unimed Ribeirão Preto inaugurou um novo laboratório na zona sul da cidade, na Avenida Professor João Fiusa, 232. Em funcionamento desde a última segunda-feira (24/7), os clientes da operadora de saúde podem contar com mais uma unidade de atendimento, em uma região estratégica da cidade, de fácil acesso, estacionamento próprio e com o mesmo padrão de qualidade, eficiência e acolhimento.

A nova unidade oferecerá os mesmos serviços já existentes no laboratório da Avenida Nove de Julho – que continua operando normalmente. Os exames que antes eram realizados no Hospital Unimed Ribeirão Preto serão, a partir de agora, concentrados nas unidades das Avenidas João Fiúsa e Nove de Julho. Com isso, o ponto de coleta do Hospital Unimed será desativado. Nos dois locais, os clientes poderão realizar exames de bioquímica, hematologia, hormônios, imunologia, genética, microbiologia, coprologia e marcadores tumorais.

A mudança, segundo a diretoria da Unimed, foi uma decisão estratégica de ampliação dos serviços da cooperativa, pois conta com uma capacidade maior de atendimento. Segundo a biomédica e coordenadora do laboratório, Jeanaiza Grigorenciuc, um dos principais diferenciais do novo posto de coleta é a capacidade de atender a 400 clientes por dia, o que consolida o desenvolvimento da estrutura, gera eficiência e rapidez para os associados, além de ser um fator de expansão da empresa na cidade. “Esta nova estrutura foi criada como forma de expansão física e estrutural, tendo em vista o crescimento da cooperativa médica nos últimos anos. Outro ponto desta decisão estratégica foi propiciar mais conforto e comodidade aos nossos clientes, para que possamos atender a todos com ainda mais agilidade e qualidade”, completa. 

A abertura do novo local de atendimento deve-se, segundo o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira, ao grande crescimento no número de clientes que a cooperativa médica alcançou nos últimos anos. “Esse crescimento reforça a marca como referência em saúde na nossa cidade, mas por outro lado exige uma adequação permanente em nossas estruturas de atendimento, entre elas, oferecer mais um laboratório para os clientes”. 

No ano passado, os laboratórios próprios da Unimed realizaram mais de 121 mil exames por mês, totalizando em 2023 cerca de 1,5 milhões de exames realizados. “Com abertura desta nova unidade, nossa expectativa é concluir cerca de 2 milhões de exames até o final do ano”, destaca Jeanaiza Grigorenciuc.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed tem como missão cuidar das pessoas com excelência. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos credenciados e cerca de 165 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds. Conta com uma estrutura própria de atendimento como Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO), Centro de Reabilitação e Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, além de uma ampla rede prestadora de serviços, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos, com ética e uma visão humanizada.

Cuidado com o Golpe!! Facebook e Google retiram notícias falsas sobre Desenrola

Através de uma determinação, o Governo Federal ordenou que Google e o Facebook retirem anúncios falsos sobre o Programa Desenrola Brasil, que entrou em vigor no dia 17 de julho. 

Desde o lançamento do programa de renegociação de dívidas, criminosos começaram a usar a internet para aplicar fraudes bancárias e financeiras. Em um despacho publicado ontem no Diário Oficial da União determinou que Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. e Google Brasil Internet Ltda. removam imediatamente os conteúdos. 

As empresas possuem um prazo de 24 horas para remover os conteúdos e 48 horas para retirar qualquer publicidade ligada ao programa que seja patrocinada, fraudulenta ou ilegítima do ar. 

Após a remoção, ambas as plataformas têm 10 dias para apresentar um relatório sobre as medidas tomadas para limitar a propagação de fake news, que deve conter detalhes sobre o conteúdo e anúncios legítimos ou não. 

Se o Governo considerar que as infrações são graves, um processo pode ser instaurado.

Conheça o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa lançado pelo Ministério da Saúde

OMinistério da Saúde acaba de lançar o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa, que aborda as mudanças esperadas no processo de envelhecimento, os cuidados para viver a longevidade da melhor forma, informações que ajudam a identificar situações de maus-tratos e violência e orientações para cuidadores.

No Brasil, pessoa idosa é quem tem 60 anos ou mais e esse público vem aumentando de forma acelerada. Segundo dados de 2018 do IBGE, o País conta com mais de 30,2 milhões de idosos, o que representa 14,6% da população.

Para a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Lígia Gualberto, “o guia busca qualificar o conhecimento que se tem sobre a temática do envelhecimento e prepara a sociedade para lidar melhor com essa fase da vida comumente permeada por tantos desafios. A ideia é também, por meio da divulgação de conhecimento qualificado, transformar o modo, muitas vezes negativo, como a nossa cultura ainda tem pensado, sentido e agido diante do envelhecimento, e com isso, combater estereótipos, preconceitos e discriminação contra as pessoas idosas”.

Lígia explica, ainda, que “o Brasil integra a estratégia global proposta pela OMS ‘Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030)’, que visa estruturar uma sociedade com melhores condições de vida para a pessoa idosa, desafio ainda mais relevante diante do contexto atual de acelerada transição demográfica no País. Esse material faz parte das ações que compõem a estratégia”.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, destaca que o guia é uma das iniciativas para aperfeiçoarmos o atendimento à população dessa faixa etária para triar, estratificar, registrar e orientar melhor o cuidado compartilhado. “A população brasileira segue o padrão de envelhecimento acelerado da América Latina e nosso sistema precisa se preparar para reconhecer e melhorar os processos de cuidado dessa população”, finaliza.

Estrutura

O guia está dividido em quatro módulos para facilitar o entendimento, com informações essenciais sobre as diferentes dimensões da vida da pessoa idosa, organizadas em capítulos.

A primeira parte trata dos aspectos gerais do processo de envelhecimento, senescência e senilidade, além de direitos das pessoas idosas, segundo as políticas públicas vigentes relacionadas ao envelhecimento. Em seguida, a temática da pessoa idosa independente e autônoma, com foco no envelhecimento saudável, e orientações para autocuidado, vacinação, prevenção de doenças e agravos, promoção da saúde e prevenção de maus-tratos e violência.

A obra também traz orientações para quem cuida da pessoa idosa, englobando diferentes condições do processo de envelhecimento que demandam acompanhamento, apoio e cuidados diversos. E as redes de apoio social formal e informal.

A publicação foi produzida pelo Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI), por meio da Coordenação-Geral de Articulação do Cuidado Integral e da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária e contou com a contribuição de especialistas de áreas multidisciplinares.

Ministério da Saúde

Grêmio e Flamengo fazem confronto de ida pela Copa do Brasil

A expectativa é de mais um duelo emocionante entre Flamengo Grêmio pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (26), as duas equipes se enfrentam na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), às 21h30 (de Brasília). Serão os primeiros 90 minutos dos 180 que definirão um dos finalistas da competição.

Para chegar até aqui, o Rubro-Negro passou por Maringá, Fluminense e Athletico Paranaense. O Tricolor Gaúcho, por sua vez, estreou na primeira fase. Desde então, eliminou Campinense, Ferroviário, ABC, Cruzeiro e Bahia.

Na terça-feira (25), Corinthians e São Paulo abriram os confrontos da semifinal. Na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), o Alvinegro venceu por 2 a 1, com destaque para Renato Augusto, que marcou duas vezes. Luciano descontou para os visitantes.

As partidas de volta estão marcadas para o dia 16 de agosto. O clássico paulista será às 19h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). Já às 21h30, o Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Agricultura familiar é 8ª maior produtora de alimentos do mundo

Se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. O dado está no Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O documento tem o objetivo de mostrar a participação da agricultura familiar no total da produção agrícola brasileira. Os números são baseados em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do anuário acontece na semana em que se comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar, dia 25 de julho, uma data criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

O anuário da Contag aponta que a agricultura familiar brasileira é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno, com produtos saudáveis e manejo sustentável dos recursos ambientais.

As propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso.

Essas propriedades são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país e por 67% das ocupações no campo. São 10,1 milhões de trabalhadores na atividade. Desses, 46,6% estão no Nordeste. Em seguida aparecem o Sudeste (16,5%), Sul (16%), Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%).

Na agricultura familiar, tanto a produção de alimentos quanto a gestão da propriedade ficam, predominantemente, a cargo da família.

O presidente da Contag, Aristides Santos, defende que conhecer os números da agricultura familiar é uma forma de desenvolver a atividade. “Além de conhecer e mostrar a importância estratégica do segmento a toda sociedade, reunir esses dados em um anuário também visa contribuir com o debate sobre o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. E a busca por valorização e reconhecimentos dos sujeitos que a compõem e suas entidades representativas”, disse.

Além da produção de alimentos em si, outra contribuição das propriedades familiares é funcionar com um “motor” para a economia. De acordo com a Contag, a agricultura familiar responde por 40% da renda da população economicamente ativa de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, que representam 68% do total do país. Ou seja, faz o dinheiro circular nas pequenas cidades do campo, gerando um efeito multiplicador de emprego e mais renda.

Incentivo

No dia 28 de junho, o governo lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024, com R$ 71,6 bilhões destinados ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica.

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Com recorde de adesão, Ministério da Saúde retoma Programa Saúde na Escola com investimento de R$90 milhões para municípios

Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (25), portaria que destina R$ 90,3 milhões para os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE). O ciclo 2023/2024 alcançou recorde histórico de adesões, com 99% das cidades brasileiras habilitadas ao recebimento do recurso. Com a iniciativa, o Governo Federal amplia políticas que não foram abordadas pela gestão anterior, retomando temáticas como prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST nas escolas. A previsão é que mais de 25 milhões de estudantes sejam assistidos.

A portaria define critérios para os valores repassados, conforme as necessidades dos estudantes da educação básica em cada cidade. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.

Nos últimos anos, os indicadores do programa foram reduzidos apenas a pautas sobre alimentação saudável, prevenção de obesidade e promoção da atividade física. Com a retomada do PSE, todas as temáticas previstas poderão ser desenvolvidas. Também estão incluídas ações relacionadas à saúde mental, novidade que dialoga com os objetivos do Grupo de Trabalho Interministerial (Saúde e Educação) para prevenção às violências nas escolas, instituído em abril deste ano.

Municípios podem receber R$ 1 mil a mais a cada grupo de 1 a 800 estudantes das creches públicas e conveniadas do município, escolas rurais, escolas com alunos em medida socioeducativas e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O recurso poderá ser utilizado para aquisição de materiais de consumo que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos. A portaria publicada lista os municípios habilitados para o recebimento do teto de recursos pactuados em Termo de Compromisso do PSE assinado por municípios e Distrito Federal.

Acesse a lista dos municípios contemplados

Repasses em 2024

Os repasses previstos para o próximo ano serão feitos levando em conta dois indicadores. O primeiro é relativo ao percentual de escolas pactuadas que realizaram ações do PSE no município, que reflete a cobertura das ações nas escolas e corresponderá a 80% (oitenta) do valor repassado na adesão.

O segundo indicador aponta o percentual de escolas pactuadas que realizaram ações prioritárias para o ciclo 2023/2024 no município, refletindo a cobertura das ações para o período, ou seja, alimentação saudável, prevenção de obesidade, promoção da atividade física, saúde mental, prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de HIV/IST nas escolas que fazem parte do PSE no município no período avaliado, e corresponderá a 20% do valor repassado.

O município que não registrar as ações do Programa Saúde na Escola permanecerá aderido ao ciclo, mas não fará jus ao incentivo financeiro em 2024. As ações serão monitoradas pela pasta ao final de cada ano do ciclo.

Formação e mobilização

Os repasses do PSE acontecem ao mesmo tempo em que outras ações de formação e mobilização estão programadas para o fortalecimento do programa nos territórios. Durante o XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO), foi realizada uma oficina sobre retomada intersetorial do PSE, com a participação do Ministério da Saúde e MEC.

Em 10 de agosto, um webinário será realizado com especialistas sobre saúde mental e as escolas com todos coordenadores estaduais do PSE. Além disso, quatro oficinas intersetoriais regionais do PSE serão realizadas ainda em 2023. A primeira será em Campo Grande (MS) nos dias 23 e 24 agosto.

O programa

O Programa Saúde na Escola é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. O programa foi criado em 2007 com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O programa é uma estratégia que integra políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

 Ministério da Saúde