Tributo sinfônico ao Metallica acontece no Pedro II nesta sexta-feira, 3

A energia do metal e a grandiosidade da música sinfônica se encontram nesta sexta-feira, 3, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O tributo “Metallica Symphonic Tribute” promete uma noite memorável para os fãs da lendária banda norte-americana Metallica. O espetáculo, marcado para as 20 horas, trará uma interpretação emocionante dos maiores sucessos da banda, como “Enter Sandman” e “Nothing Else Matters”, acompanhados por uma orquestra sinfônica, criando uma experiência imersiva e inesquecível.

Dirigido pela empresa especializada em eventos musicais LiveCo, o tributo contará com músicos talentosos e uma orquestra regida pelo maestro Fernando Mathias. Segundo o diretor executivo da LiveCo, Régis Renan, a turnê nacional do tributo é uma oportunidade única para os fãs brasileiros vivenciarem a potência do Metallica de uma maneira totalmente nova. Os ingressos variam de acordo com o setor do teatro, com opções que vão desde R$ 55 (meia entrada) até R$ 200 (inteira). Os bilhetes estão disponíveis para compra no guichê do teatro e no site www.bilheto.com.br. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3977-8111 ou acesse o site do Theatro Pedro II.

STF suspende lei de Ribeirão Preto sobre clubes de tiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de uma lei municipal em Ribeirão Preto que concedia liberdade aos clubes de tiro para escolherem horários e locais de funcionamento. A liminar foi concedida em resposta a uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que argumentou que a legislação municipal usurpou a competência da União para autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico, conforme previsto na Constituição Federal.

De acordo com o PT, a lei municipal viola a competência exclusiva da União para regular o porte e a posse de armas, estabelecida pelo Estatuto do Desarmamento. O ministro Alexandre de Moraes concordou com o argumento, ressaltando que a jurisprudência do STF reconhece a competência dos municípios para legislar sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais, desde que não contrariem normas federais. No entanto, no caso em questão, a lei municipal conflita com requisitos estabelecidos pela legislação federal sobre a matéria.

Tenda atingida por helicóptero na Agrishow deixa duas pessoas feridas

Na manhã desta quinta-feira, 2, um incidente envolvendo um helicóptero particular e uma tenda de prestador de serviços próximo ao heliponto da Agrishow, em Ribeirão Preto, deixou duas pessoas feridas.

A estrutura da tenda cedeu devido à força do vento da hélice da aeronave, ocasionando o acidente. Segundo a assessoria de imprensa da feira, as vítimas foram prontamente atendidas por equipes de bombeiros e transferidas para hospitais da região.

A Agrishow está apurando as causas do incidente e prestando assistência aos envolvidos, enquanto a Polícia Científica realiza perícia no local e a Polícia Civil investiga as circunstâncias do ocorrido. O espaço aéreo na Agrishow permanece fechado até novo aviso.

Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente assinam resolução por energia renovável durante Agrishow

Nesta quinta-feira, 2, às 14h, durante a Agrishow, as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) assinam uma resolução conjunta para estimular a energia renovável.

A proposta é uma medida necessária e adequada, pois contribui com o planejamento e a implementação de empreendimentos relativos a biogás e a biometano no estado de São Paulo, gerando desenvolvimento, emprego e renda; o aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética paulista.

O biogás é uma fonte de energia renovável que pode ser usada para gerar eletricidade e produzir biometano, combustível renovável fungível com gás natural em qualquer proporção.

O biometano, por sua vez, pode ser utilizado como combustível veicular, com elevado potencial de descarbonização do setor de transportes, especialmente em substituição ao óleo diesel em em veículos pesados, bem como da indústria, em substituição ao óleo combustível. O biometano pode ser transportado por gasodutos ou caminhões.

Obras do Corredor de Ônibus na rua Lafaiete podem ser concluídas na próxima semana

No trecho entre as ruas Tibiriça e Barão do Amazonas, os serviços estão concentrados na construção de sarjetas e colocação de BGS (Brita Graduada Simples) que é a sub-base para a implantação do asfalto definitivo, e a construção das paradas de ônibus de concreto. As paradas são de concreto para suportar o peso dos ônibus e dar maior segurança no momento de parar os veículos.

Outro aspecto pensado na construção dos corredores de ônibus foi a acessibilidade. Em todas as esquinas, ao logo da extensão do corredor foram instaladas rampas de acessibilidade e nos quarteirões onde ficam as paradas de ônibus foram colocados pisos podotáteis. 

A previsão é concluir os trabalhos até a próxima semana. Já entre as ruas Barão do Amazonas e Marcondes Salgado, os trabalhadores estão realizando a escavação e retirada do asfalto.

A construção do corredor de ônibus no quadrilátero central terá 7 km de extensão. A obra faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade, lançado em 2017, com a construção de 30 grandes obras viárias no município, para melhorar a fluidez do trânsito e a acessibilidade. São 11 corredores de ônibus que vão unir a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 quilômetros de extensão. Serão dois grandes eixos viários Sul e Leste. Cerca de 3,5 milhões de passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam na cidade.